Curtas do Encontro 2010

A 22 dias do início do Encontro, logo aí, na expectativa do Programa Definitivo, o evento se reveste de muita importância para a comunidade macaense. Uma parte da Diáspora se desloca para Macau, é recebida pelo Chefe do Executivo que oferece uma recepção num dos eventos, significando que continua a prestigiar a nossa comunidade.  O detalhe –  é o novo Chefe do Executivo.  Respiramos aliviados pela continuidade, novamente reafirmada em recente encontro com a personalidade máxima de Macau no fim do mês passado.

Já até se fala em possível novo Encontro de Jovens.  Muito bom, pois significa também a continuidade. Tomara que aconteça e que novos jovens tenham oportunidade de conhecer a terra, um possível revezamento daqueles que já foram noutra vez. É preciso envolver um maior número de jovens para ampliar o horizonte de idéias e possíveis líderes da comunidade no futuro.  Quantos mais jovens envolvidos, mais chances da comunidade macaense ter uma vida mais longa.

Mesmo que a comunidade macaense dos residentes não esteja em peso nos convívios, tal como gostaríamos, talvez olhasse que a romaria da diáspora acaba despertando novas manifestações de apoio e simpatia.  Lembro das palavras do antigo Chefe do Executivo, em visita a São Paulo, “sejam bem-vindos a Macau” e “Macau é a vossa terra”.  Essas manifestações positivas, de um modo, colaboram bem em quebrar aquele receio do período pré-transição, quando muitos de nós, acabamos por deixar a nossa terra diante das incertezas.  Vários já tomaram o rumo “de volta à terra”.

Várias vezes vivi nas minhas visitas a Macau, manifestações da população chinesa enaltecendo o facto de ser um “filho da terra”. Lembro especialmente um episódio em que eu, a quebrar a cabeça para lembrar palavras em cantonense, uma pena que perdi boa parte do meu chinês por falta de uso constante, fui consolado “não tem importância, fale devagar, afinal você é um filho da terra”.  Posso falar muito pouco o chinês-cantonense, mas em contrapartida, entendo bastante bem. Então, isso emocionou-me.

Quanto ao último evento do Encontro – Festa de Encerramento – perguntaram-me  que achava se se chamasse de – Festa de Confraternização e Encerramento do Encontro de 2010.  Disse que achava uma boa idéia, pois no fim das contas, é o que realmente acontece. É o dia de saudades dos momentos vividos no evento e as pessoas se soltam mais, se divertem e se confraternizam.  Há nesse dia algo mais especial, como despedidas, abraços, umas conversas a mais, expectativa pelo Encontro de 2013, etc etc.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

You are commenting using your Twitter account. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

You are commenting using your Facebook account. Sair / Alterar )

Connecting to %s