E-mail que me foi repassado por Delano Pereira (EUA) traz como anexo um interessante pps sobre os Grupos Étnicos da China. Talvez me perguntem porque publicar isso. Pois é! Temos muito a ver com isso. Muitos macaenses, como eu, temos sangue chinês. Eu do lado da minha avó (do lado da mãe), a mais recente. Daí a pergunta, de qual grupo étnico chinês descendemos?
Resposta: provavelmente, o mais correto dizer do grupo étnico Han, que é a maioria da região de Macau e também da China, 96% da população. Conforme esclarece o e-mail, os Han controlam o Governo Central da RPC e é a maioria na diáspora chinesa. Depois dos Han, seguem-se os Manchu, Mongol, Tibetano e outros 67 grupos minoritários.
O pps contou com a participação de 14 fotógrafos profissionais e um ano para concluir o trabalho após longas viagens pela imensidão da China.
Clicar no link abaixo para baixar o arquivo. O slide dos Han é o último:
