Recebi de um amigo nipo-brasileiro, ou, nissei, Sérgio Serikawa, um e-mail repassado tendo como anexo um pps com lindas fotos de Portugal. É mais um que publico neste blog.
Assisti-lo e ouvir a canção portuguesa, que desconheço o nome, bateu uma saudade enorme da nossa pátria distante, Portugal. Estive lá em 1996 e 2004. Só! Foram curtas estadias. Era para ter ido para uma viagem mais longa há 2 anos atrás, mas … ficou só na vontade. Espero poder satisfazer essa vontade logo logo.
Se virem a postagem anterior, falei da origem chinesa de muitos macaenses, como eu. E nesta postagem falo da origem portuguesa de muitos macaenses, novamente, como eu. Meu avô do lado da minha mãe era de Portugal. Foi a Macau e casou-se com a minha avó chinesa. Do lado do meu pai, família tradicional macaense, certamente teve também essas origens, embora bem distantes, anteriores a 1900.
Tal como falei no site do PMM desde o seu lançamento, nós macaenses, temos a grande vantagem de sentir saudades de Portugal e da China, simultaneamente. Quando vamos a um restaurante chinês, matamos as saudades. Quando comemos um bacalhau e ouvimos um fado, morremos de saudades. Mudamos automaticamente a forma de relacionar, quando falamos com um português e um chinês. Isto somos nós, os macaenses!
Assim, se na postagem anterior, você ficou sabendo que o lado chinês de muitos macaenses mestiços pode ser ser da étnia Han, então, clique abaixo para visualizar o pps e ver como o nosso Portugal é lindo, muito lindo !!!