Cronicas Macaenses

Blog-foto-magazine de Rogério P D Luz

Um sonho não sonhado

Às vésperas do Brasil comemorar mais um ano da sua independência, em 7 de Setembro, fico imaginando que os macaenses não puderam sonhar um sonho !!!
Obviamente, pela sua localização e a origem da terra, nunca poderiam pretender a sua independência. A China nunca iria permitir, pois Macau originalmente é um território chinês, logo aí ao lado da sua mãe. Nós macaenses é que fomos fruto de uma mistura de raças, obra dos portugueses que lá ficaram por 440 anos e depois partiram. Nós fomos originados de viajantes passageiros com data marcada para partir. Sabiamos que cedo ou tarde iria acontecer, embora se parece que antigamente até que não lá nutriam muito esse pensamento. Talvez nos tempos em que a China não era uma potência que nem a atualidade, e os estrangeiros até ousavam se instalar no próprio território chinês, como em Xangai. Me desculpe, mas lembro de um filme a respeito em que o seu produtor esqueceu de perguntar a si mesmo, se ao invés da China fosse os Estados Unidos … como reagiriam os americanos diante da ocupação estrangeira?
O Brasil também sofreu com a tentação dos holandeses, como aconteceu em Macau. Muitas vezes perguntam por aqui, se os espanhóis, holandeses ou outro povo europeu tivesse tomado o Brasil dos portugueses, como estaria esta terra de samba e futebol? Talvez olhassemos a vizinhança. O País ganharia em umas coisas e perderia em outras, talvez o lado humano. Pois se Macau tivesse sido ocupado pelos holandeses ou outros europeus, talvez ganhasse em algumas coisas (será?), mas uma coisa é certa, eu não estaria aqui para escrever em português, nem haveria macaenses. A extinção da nossa raça, que nem sei se teria se formado, já tinha ocorrido há muitos e muitos anos.
Vão dizer que houve sim, um sonho, mas ao que me consta, foi para um território fora de Macau. Parece-me que talvez seria uma ilha no Brasil que seria comprada, ou coisa assim. Não me aprofundo do assunto pois não o conheço. São conversas de rodinhas de macaenses.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 06/09/2007 por em Hoje.

Autoria do blog-magazine

Rogério P. D. Luz, macaense-português de Macau, ex-território português na China, radicado no Brasil por mais de 40 anos. Autor dos sites Projecto Memória Macaense e ImagensDaLuz.

Sobre

O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.

Pesquise por tema e localidade (ordem alfabética)

Últimas 150 postagens

Estatísticas do blog

  • 1.172.377 hits

Monitoramento de visitas – contagem desde 01/Nov/2011

free counters

Postagens recentes: Blog do Projecto Memória Macaense

Encontro das Comunidades Macaenses Macau 2019 – Recepção de Boas Vindas

Encontro das Comunidades Macaenses Macau 2019 – Recepção de Boas Vindas

A primeira atividade oficial do Encontro das Comunidades Macaenses Macau 2019 ocorreu no dia 23 de Novembro de 2019, num sábado, nas dependências do Jardim Infância D. José da Costa Nunes, como já vem acontecendo nos Encontros anteriores. No último Encontro que participei em 2010, o evento foi mais descontraído com apresentação de músicos tanto […]

Rodolfo Ávila no Museu do Grande Prémio de Macau em 2007

Rodolfo Ávila no Museu do Grande Prémio de Macau em 2007

Em 2007, visitei o Museu do Grande Prémio de Macau e lá fiz várias fotos. Nesta postagem, o assunto é o piloto Rodolfo Ávila. Venha conhecê-lo melhor. Publicação e fotografias de/photos by Rogério P D Luz Texto extraído da enciclopédia livre – Wikipédia Rodolfo Freitas Silvério de Abreu Ávila nasceu em Lisboa no dia 19 […]

A estátua Ferreira do Amaral no aniversário da Tomada de Passaleão em 1951

A estátua Ferreira do Amaral no aniversário da Tomada de Passaleão em 1951

A foto da estátua Ferreira do Amaral, em Macau, foi objeto de indagação feita ao autor deste blog por MJ Raydor no Facebook, que queria saber da sua história. Por desconhecê-la, coube ao Carlos Dias dar a resposta abaixo com publicação de uma imagem: “Tratava-se da Comissão Organizadora das comemorações de 102º. aniversário da Tomada […]

%d blogueiros gostam disto: