Cronicas Macaenses

Blog-foto-magazine de Rogério P D Luz

Projecto Memória Macaense e Crónicas Macaenses

Alguns talvez perguntem se talvez estarei “a abandonar” o site Projecto Memória Macaense (PMM)? Nada disso, como podem perceber ao visitar as 2 publicações, são linguagens diferentes de abordagem de assuntos.  Antes, quando tão somente os assuntos enfocados aqui no blog, eram publicados no site do PMM, não me sentia tão à vontade na redação.  O site é mais formal e não um tipo de diário e “conversa de amigos” como o blog.

Aliás, o blog não comportaria assuntos completos como a cobertura do Encontro Macau 2010, as páginas musicais, o patuá, a gastronomia macaense, e especialmente as páginas dedicadas aos Macaenses e a Macau.  O caso é que construir uma página no site é mais trabalhoso que no blog, por isso, para não ficar ausente da net, entendi que publicações rápidas poderiam ser feitas aqui, motivo de estar mais dinâmico.

Para o Projecto Memória Macaense estou a pensar em criar páginas específicas envolvendo fotos atuais e antigas, tal como fiz no Largo do Lilau, com histórico e informações diversas, coisas que só mesmo no site. O blog não seria apropriado para tal trabalho.  Vejamos, o Largo do Senado.  Já perceberam que têm por aí inúmeras fotos de várias épocas? Acho que é o lugar de Macau que mais sofreu alterações, especificamente no espaço onde se encontrava a estátua do Coronel Mesquita. É um trabalho de pesquisas das publicações e arquivos, e à medida, digitalizar as imagens e textos  e colecioná-los numa pasta, para então depois criar a página.  Um trabalhão agradável, só resta compatilhar o tempo com outras minhas atividades pessoais e profissionais, mas dá uma satisfação enorme.

O site continua e continuará firme. É a mãe ou o pai das minhas publicações na Internet, pois sem o PMM, outras minhas publicações, inclusive esta, sucumbirão, passando para a memória macaense. Completará 8 anos em 05 de Junho, um domingo, e seguirá caminho para o aniversário de 2012. Como não tenho muita massa e o site sobrevive somente com os meus recursos sem patrocinadores, mecenas ou similares (embora não deixo de lembrar que quando precisei de apoio para as viagens específicas a Macau, como o Encontro de 2010, eu o consegui e agradeço a Comissão Organizadora.  O trabalho resultante do apoio está patente no site), queiram desculpar por não convidá-los para um jantar, rsrs … abraços e bom fim de semana!!!

(o logo acima foi confeccionado pelo amigo Rigoberto “Api” Rosário Jr, a quem sempre agradeço, e não o esqueçam; foi ele que compôs a canção-tema dos macaenses, nosso hino – Macau, que foi originalmente gravado pelos Thunders, conjunto em que participava como guitarra solo, cantor e compositor)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Autoria do blog-magazine

Rogério P. D. Luz, macaense-português de Macau, ex-território português na China, radicado no Brasil por mais de 40 anos. Autor dos sites Projecto Memória Macaense e ImagensDaLuz.

Sobre

O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.

Pesquise por tema e localidade (ordem alfabética)

Últimas 150 postagens

Estatísticas do blog

  • 1.317.746 hits

Monitoramento de visitas – contagem desde 01/Nov/2011

free counters

Postagens recentes: Blog do Projecto Memória Macaense

Hércules António e suas filmagens dos anos 50 e 60

Hércules António e suas filmagens dos anos 50 e 60

Foi graças a um dvd distribuído por um dos seus filhos, que possibilitou ao Projecto Memória Macaense – PMM montar diversos vídeos filmados por Hércules António que nos trazem velhas e memoráveis lembranças daquela Macau antiga que mora no coração dos macaenses e daqueles que tiveram vivência no território. Os vídeos publicados no YouTube nos […]

“Macau linda” música adaptada por J. J. Monteiro, foi interpretada por Rubye de Senna Fernandes

“Macau linda” música adaptada por J. J. Monteiro, foi interpretada por Rubye de Senna Fernandes

No livro “Meio Século em Macau” de J. J. Monteiro (José Joaquim Monteiro) composto por dois volumes, nas últimas páginas do Volume II estão as letras da canção “Macau (linda)”, que infelizmente não temos a gravação e nem se sabe se houve, talvez nos arquivos pessoais de algum macaense ou familiares. Trata-se de uma música […]

Brasão de Armas de Macau

Brasão de Armas de Macau

Os Brasões de Macau portuguesa são todos inspirados nos estilos heráldicos tradicionais da Europa. O primeiro brasão de armas de Macau foi usado até ao final do século XIX. É apenas constituído pelas armas de Portugal cercado pela inscrição Cidade do Nome de Deus, Não Há Outra Mais Leal. O segundo brasão de armas foi […]

%d blogueiros gostam disto: