A pouco menos de 2 meses da edição de 2011 do Grande Prémio de Macau, que um dia ainda irei realizar o meu sonho de fazer uma cobertura fotográfica, que deverá dar alguns milhares de registros, publico uma curiosidade da 1a. edição em 1954:
O glorioso Fernando de Macedo Pinto, um dos 3 idealizadores do Grande Prémio de Macau e o único piloto local da 1a. edição, acreditem, na emoção em participar da corrida pela 1a. vez e ver o sonho realizado, na largada, após correr para o seu MG Special no velho estilo Le Mans, 6º no grid/grelha, sentiu que seu carro estava com problemas ao ver todos os pilotos o ultrapassarem, ai ai ai … o carro não consegue desenvolver uma velocidade ideal …
O que será? Qual o problema mecânico? E … ooops … ah danado, esqueceu de destravar o freio/travão de mão, a emoção era demais, também, era a sua 1a. corrida. Até que o carro conseguiu se arrastar com este acionado. Somente restou ao grande piloto de Macau fazer uma corrida de recuperação, e fez bonito: terminou em 4º após largar em 6º, apesar de ter tomado 3 voltas do 1º e 2º colocados, e duas do 3º E.Rocha. A corrida foi de longa duração, durou 4 horas 3 min 19.10s.
Fernando de Macedo Pinto no seu MG Special nº 11 acelera na sua corrida de recuperação e termina em 4º. A torcida gritava “vamos lá Macedo, acelera Macedo“, e ele …vruuuummmm …
Rogério P D Luz, amante de fotografia, residente em São Paulo, Brasil. Natural de Macau (ex-território português na China) e autor do site Projecto Memória Macaense e o site Imagens DaLuz/Velocidade.
Memória - Bandeira do Leal Senado - para nunca ser esquecida -CIDADE DO SANTO NOME DE DEUS DE MACAU, NÃO HÁ OUTRA MAIS LEAL- Esta é a antiga bandeira da cidade de Macau do tempo dos portugueses, e que foi substituída após a devolução para a China em Dezembro de 1999
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau (ex-território português na China por cerca de 440 anos e devolvida em 20/12/1999) sua história e sua gente.
Macaense – genericamente, a gente de Macau, nativa ou oriunda dos falantes da língua portuguesa, ou de outras origens, vivências e formação que assim se consideram e classificados como tal.
*Autoria de Rogério P.D. Luz,, macaense natural de Macau e residente no Brasil há mais de 40 anos.
Escrita: língua portuguesa mista do Brasil e de Portugal conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
cartaz de Ung Vai Meng
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
ATUALIZAÇÃO 14/11/2019 VEJA ABAIXO AS ALTERAÇÕES NA PROGRAMAÇÃO DE SAÍDA DE AUTOCARROS E O PROGRAMA DO ENCONTRO O Conselho das Comunidades Macaenses – CCM, em e-mail enviado às Casas de Macau, divulgou o Programa Final do Encontro das Comunidades Macaenses Macau 2019 e Programação de Autocarros, que terá início em 23/11/2019, encerrando-se no dia 29 […]
No âmbito do Mês Missionário Extraordinário, anunciado há dois anos pelo Papa Francisco, a Diocese de Macau celebrou esta noite em 19 de Outubro de 2019, pelas 20:00 horas, uma missa em frente às Ruínas de São Paulo, com a participação de muitos fiéis. Assim conta o nosso colaborador em Macau, Manuel V. Basílio, na […]
A relembrar a aula de gastronomia realizada na Casa de Macau de São Paulo em 24/02/2008, ministrada pelos chefs João Bosco Quevedo da Silva e Herculano Alexandre (Alex) Airosa, seguem as fotos e receitas de camarões grandes recheados com ervas à moda de João Bosco Quevedo da Silva e pimenta recheada à moda do Alex Airosa. Na época, a coordenação das aulas e elaboração das […]
Comentários