Cronicas Macaenses

Blog-foto-magazine de Rogério P D Luz

Crónicas macaenses, breves

A crónica de Jorge Rangel no JTM, “Falar de Nós”, que sempre vale uma boa leitura, nos conta:

– A Fundação Casa de Macau adquiriu a sede da Casa de Macau em Portugal, que era alugada, isso realmente eu não sabia.  Assim, os imóveis das 2 Casas de lingua portuguesa, incluindo a de São Paulo agora pertencem a 2 Fundações portuguesas. O daqui é propriedade da  Fundação Oriente.  A do Rio de Janeiro é sede própria. Felizardos!

– Rangel comenta sobre a semana promocional de Macau ocorrida no Restaurante Serra da Estrela, com pratos da culinária macaense confeccionados por Graça Pacheco Jorge, com direito a palestra sobre “O Chá da China”. Isso já é habitual em Portugal.  Sinto que em Portugal a comunidade macaense consegue sentir-se mais próximo de Macau, visto que ocorrem várias atividades com enfoque sobre a terra, tanto da atualidade como daquela Macau antiga do nosso coração. Além do que a comunidade com maior ligação e vivência em Macau está por lá. Felizardos os que moram em Portugal.  Talvez se eu morasse por lá, poderia encontrar melhores condições para desenvolver o trabalho do PMM e deste blog, embora não reclame do Brasil que gosto muito daqui mas encontro dificuldades para o meu trabalho pois a nossa comunidade é pequena e dispersa.  Neste parágrafo, o Rangel lembra dos almoços na Casa de Macau em Portugal, que os chama de “aprecidados” e que eram preparados por Fernando Conceição “Nando” e António Silva “Avô”, e torce para que voltem a acontecer.  Façamos votos para isso pois, se tomar por base a Casa de São Paulo, esses almoços habituais servem para reunir a comunidade para troca de idéias e matar as saudades da terra.

– Outra boa notícia gastronómica, diga-se macaense, é o futuro lançamento do livro da Cíntia Conceição do Serro “com as receitas da sua tia Albertina” nonagenária ainda a residir em Portugal, que felicidade, longa vida! A Cíntia fez a sua palestra no Encontro Macau 2010.

– Agora, o Luís Machado, presidente da Confraria da Gastronomia Macaense, está de parabéns! Vai ser o vice-presidente da CEUCO, confraria européia de prestígio, que esteve a participar também do Encontro Macau 2010.  É isso aí, Luís!

Falando do 1º de Outubro, dia da RPC, minhas congratulações, e vi nos jornais de Macau, vários anúncios pagos de instituições macaenses com mensagens alusivas à data. São os novos tempos que já vão completar 12 anos em Dezembro.  Diga-se de passagem, políticamente correto! Afinal de contas, Macau, hoje, é China, e nada mais certo que vestir a camisa.  Ser macaense é saber viver conforme o tempo e o lugar. Só nos resta esta alternativa pois o destino não nos contemplou com a possibilidade logística de alcançar a independência.  Agora se fosse uma ilha no Pacífico, longe de qualquer continente, aí poderia ser outra história.

Clique abaixo para ler  a crónica completa:

JTM.Jorge Rangel 4.10.2011

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 04/10/2011 por em Hoje e marcado .

Autoria do blog-magazine

Rogério P. D. Luz, macaense-português de Macau, ex-território português na China, radicado no Brasil por mais de 40 anos. Autor dos sites Projecto Memória Macaense e ImagensDaLuz.

Sobre

O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.

Pesquise por tema e localidade (ordem alfabética)

Últimas 150 postagens

Estatísticas do blog

  • 1.189.582 hits

Monitoramento de visitas – contagem desde 01/Nov/2011

free counters

Postagens recentes: Blog do Projecto Memória Macaense

Brasão de Armas de Macau

Brasão de Armas de Macau

Os Brasões de Macau portuguesa são todos inspirados nos estilos heráldicos tradicionais da Europa. O primeiro brasão de armas de Macau foi usado até ao final do século XIX. É apenas constituído pelas armas de Portugal cercado pela inscrição Cidade do Nome de Deus, Não Há Outra Mais Leal. O segundo brasão de armas foi […]

Jantar de Boas-Vindas e Sessão de Abertura e do Encontro das Comunidades Macaenses–Macau 2019

Jantar de Boas-Vindas e Sessão de Abertura e do Encontro das Comunidades Macaenses–Macau 2019

A Sessão Solene de Abertura e Jantar de Boas Vindas do Encontro das Comunidades Macaenses – Macau 2019, oferecida pelo Governo da RAEM, foi realizada em 24 de Novembro de 2019 no Hotel Sheraton Grand Macao, Cotai Central, na Ilha da Taipa de Macau O Chefe do Executivo, Fernando Chui Sai On, cujo mandato se […]

Festival de Gastronomia de Macau

Festival de Gastronomia de Macau

Todos os anos, no mês de Novembro, o Festival de Gastronomia de Macau (Macau Food Festival) que é realizado na Praça do Lago Sai Van, bem ao lado da Torre de Macau (Macau Tower). atrai multidões, tanto residentes como turistas, como foi o nosso caso em 2019, pela variedade de comida chinesa, asiática, como a […]

%d blogueiros gostam disto: