Cronicas Macaenses

Blog-foto-magazine de Rogério P D Luz

Foto-memória: Macaenses em 1953

A rede macaense de fotos-memória é ampla.  Hoje em dia há várias formas de divulgação e exposição de fotos.  É a maravilha da Internet que encurtou distâncias, antes ligadas apenas pelos Correios, e que agora é só uma questão de segundos.

A foto acima é uma mostra disso.  A Mariazinha repassou-me após ter recebido do Delano Pereira, que a viu num perfil de Facebook de Velhas Fotos de Macau “Old Photos of Macau”. Enviou-a para a Mariazinha pois ela aparecia na foto com o Chicói (Francisco Madeira de Carvalho), seu esposo.

A Mariazinha dá alguns nomes, sem ordem, das pessoas que aparecem na foto, segundo ela, de 1953:  Norma e Mario Gomes (Portugal) . Mariazinha Henriques (Portugal), Alberto S. Fernandes (Macau), Rogério Manhão (Canadá?) Servantes (Macau), Lígia Carion (Macau), Terezinha Rosário (HK) , etc. etc..  Mariazinha e Chicó estão na 2ª fila da direita, a contar dos que estão em pé,

Contribuição do leitor – Naio Lemos (Canadá): Esta fotografia foi tirada em frente da casa do Sr. José Carion (Largo da Companhia) e a muralha da trás é o Asilo dos velhos. Os garotos/garotas na primeira linha da esq. para direita – Carlos de Lemos (Naio), Arnaldo de Lemos, Adelaide de Lemos, Fernando Carion, António Carion, Sonny Amante Gomes ?, Alfredo Augusto Pereira. A garota no colo do Manhão (sentado) e a  Ivone Carion. A rapariga atrás do Sonny Amante Gomes é a Lucila Carion. O rapaz atrás do Arnaldo Lemos é o Antonio Fong. O senhor de cabelos brancos atrás do Carlos de Lemos é o avô do Sonny Gomes e o rapaz de pé ao lado dele e o Rogério Carion ((Jeio) e o senhor de joelhos ao seu lado é o Sr. Gaspar (pai do Jeio). O senhor atrás do Gaspar e o Sr. Plácido Carion.

3 comentários em “Foto-memória: Macaenses em 1953

  1. Naio
    10/03/2012

    desculpa, o senhor de cabelos brancos atrás do Lemos é o avô do Sonny Gomes e não o pai.

  2. Naio
    10/03/2012

    Esta fotografia foi tirada em frente da casa do Sr. José Carion (Largo da Companhia) e a muralha da trás é o Asilo dos velhos. Os garotos/garotas na primeira linha da esq. para direita – Carlos de Lemos (Naio), Arnaldo de Lemos, Adelaide de Lemos, Fernando Carion, António Carion, Sonny Amante Gomes ?, Alfredo Augusto Pereira. A garota no colo do Manhão (sentado) é a Ivone Carion. A rapariga atrás do Sonny Amante Gomes é a Lucila Carion. O rapaz atrás do Arnaldo Lemos é o António Fong. O senhor de cabelos brancos atrás do Carlos de Lemos é o pai do Sonny Gomes e o rapaz de pé ao lado dele é o Rogério Carion ((Jeio) e o senhor de joelhos ao seu lado é o Sr. Gaspar (pai do Jeio). O senhor atrás do Gaspar é o Sr. Plácido Carion.

    • Olá Naio, muitíssimo obrigado pela seu ajuda. Agora ficou bom, mais completo. O importante no blog é que ele pode ser participativo, você deu o exemplo. Abraços!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 07/03/2012 por em Memória Macaense e marcado , .

Autoria do blog-magazine

Rogério P. D. Luz, macaense-português de Macau, ex-território português na China, radicado no Brasil por mais de 40 anos. Autor dos sites Projecto Memória Macaense e ImagensDaLuz.

Sobre

O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.

Pesquise por tema e localidade (ordem alfabética)

Últimas 150 postagens

Estatísticas do blog

  • 1.409.625 hits

Monitoramento de visitas – contagem desde 01/Nov/2011

free counters

Postagens recentes: Blog do Projecto Memória Macaense

Macau: Bons tempos do Teatro Dom Pedro V recordados por Jorge Eduardo (Giga) Robarts

Macau: Bons tempos do Teatro Dom Pedro V recordados por Jorge Eduardo (Giga) Robarts

1 Aqueles bons tempos de Macau, que já não voltam mais, de peças teatrais com participação de macaenses, são recordadas por Jorge Eduardo (Giga) Robarts na sua página no Facebook. Com autorização do Giga, as imagens foram copiadas e editadas, inclusive seus textos. Fazem parte do seu acervo, bem como, partilhadas por seus amigos dessa […]

Duas histórias de Macau por Manuel V. Basílio: ‘A 1ª viagem portuguesa no sul da China’ e ‘O 1º acordo sino-português’

Duas histórias de Macau por Manuel V. Basílio: ‘A 1ª viagem portuguesa no sul da China’ e ‘O 1º acordo sino-português’

Nesta postagem, divulgamos duas histórias de Macau de autoria do Manuel V. Basílio, publicadas no Jornal Tribuna de Macau-JTM e que foram extraídas dos seus livros: A primeira viagem portuguesa no sul da China O primeiro acordo sino-português Nos artigos abaixo com os textos com ligação direta no JTM , clique em “continue reading” (continue […]

Macau em 1997 – entrevista com Anabela Ritchie sobre a transição da soberania em 1999

Macau em 1997 – entrevista com Anabela Ritchie sobre a transição da soberania em 1999

A recordar os tempos que antecederam a transição da soberania de Macau para a República Popular da China que ocorreu em 20 de Dezembro de 1999, transcrevemos em três postagens, as entrevistas concedidas ao Diário de Notícias em 1997 e que foram publicadas no antigo website A-Ma Gau – Ecos de Macau. Nesta postagem, a […]

%d blogueiros gostam disto: