Cronicas Macaenses

Blog-foto-magazine de Rogério P D Luz

Macau: Memórias do Seminário de São José (01)

Alunos do Seminário de São José

Alunos do Externato Seminário de São José

Atualização 29/01/2013 – Jorge Coimbra (Portugal) ex-aluno do Seminário contribui com descrição dos alunos da foto: Tony Francisco está na linha do meio, estando ao seu lado direito Renato Rodrigues e terceiro a contar da direita para a esquerda, encontrando-se e reconhecendo ainda outros como Manuel Valoma, Henrique Manhão,Ivo Marques(porta bandeira do Seminário, Leonel Gomes, “Ala Rodrigues”, Góio Silva,António Capitulé, Laertes Costa (Lenny), Capão Airosa, Nuno Graça,Santana Rodrigues, Armindo Robarts,Sebastião Rosa, Ricardo Conceição, Tarique Manhão, Lelo Rodrigues, Dâmaso Antunes (irmão do Flávio), “Chinto Rodrigues” e professor Verríssimo do Rosário.

(Fotos publicadas em tamanho grande: clicar para aumentar, e depois mais uma vez com a lupa em +)

Lembrar os velhos tempos de escola do Seminário de São José, em Macau, nos anos 50 e 60, seus alunos externos e internos, o corpo docente, as práticas esportivas e o atletismo, passeios na Taipa e Coloane, o recreio e brincadeiras, a equipe/equipa de futebol, atividades no ginásio etc etc.  Estas lembranças são proporcionadas por 42 fotos, praticamente inéditas, salvo uma ou outra, que recebi por e-mail de um ex-aluno residente em Macau, que, discreto, prefere não ter o seu nome revelado e assim respeito.

As fotos, de autoria desconhecida, fazem parte da coleção, provavelmente de um outro ex-aluno, e que foram bem digitalizadas e em bom tamanho. Dizia o colaborador que as guardava como lembrança, mas entendeu como importante compartilhar com outros conterrâneos, especialmente ex-alunos do Seminário, de modo que todos possam matar saudades desses belos tempos que já não voltam mais, e nem encontram paralelo nos dias de hoje. Eu nessa condição, confesso que, apesar de só ter-me identificado numa foto, por enquanto, pois era ainda criança, morri de saudades ao ver as fotos, especialmente algumas que trazem cenas do nosso lazer na época, e que saudades.  Muitíssimo obrigado amigo ex-colega do Seminário por nos proporcionar tão valiosas lembranças.

Este blog, que complementa o trabalho do meu site Projecto Memória Macaense (PMM) que mesmo sem atualizações por ora, visto que terá que ser reconstruído por problemas técnicos  e que vai completar 10 anos de vida neste ano, irá publicar gradualmente as fotos em várias postagens.  Nesta, duas fotos para seu deleite!

Corpo docente do Seminário de São José

Corpo docente do Seminário de São José

* Para quem não saiba, no Seminário de São José somente eram admitidos alunos de sexo masculino, tanto externos como internos.  Como internos era a preparação para o sacerdócio. Esta regra também se aplicava ao corpo docente.  No final dos anos 60, o Seminário de São José nessa configuração, deixou de existir. Uma pena! Hoje ainda continua a existir como uma escola, cujos detalhes de funcionamento não são de meu conhecimento. Eu e meus irmãos José e Álvaro, estudamos lá. Belas lembranças, belos tempos e muitas saudades.

2 comentários em “Macau: Memórias do Seminário de São José (01)

  1. Ana Paula
    27/10/2013

    Obrigada pelo artigo que vim agora descobrir. Ver que o meu pai (Profº Veríssimo do Rosário) fez parte desta história e das vossas vidas. Bem haja.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Autoria do blog-magazine

Rogério P. D. Luz, macaense-português de Macau, ex-território português na China, radicado no Brasil por mais de 40 anos. Autor dos sites Projecto Memória Macaense e ImagensDaLuz.

Sobre

O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.

Pesquise por tema e localidade (ordem alfabética)

Últimas 150 postagens

Estatísticas do blog

  • 1.113.497 hits

Monitoramento de visitas – contagem desde 01/Nov/2011

free counters

Postagens recentes: Blog do Projecto Memória Macaense

Em Macau, celebração diferente do 13 de Maio Dia de Nossa Senhora de Fátima em 2020 devido à pandemia

Em Macau, celebração diferente do 13 de Maio Dia de Nossa Senhora de Fátima em 2020 devido à pandemia

Por medidas de precaução em função da pandemia do novo coronavírus Covid-19, a celebração do Dia de Nossa Senhora de Fátima, no dia 13 de Maio, foi diferente no mundo todo. Até que em Macau a celebração contou com a participação limitada de fiéis na missa realizada na Igreja de São Domingos, mais que no Santuário […]

Por detrás da foto oficial do Encontro das Comunidades Macaenses Macau 2019

Por detrás da foto oficial do Encontro das Comunidades Macaenses Macau 2019

A sessão fotográfica nas Ruínas de São Paulo é tradição já há vários Encontros das Comunidades Macaenses, e não foi exceção na edição Macau 2019. Aconteceu no dia 26 de Novembro, uma terça-feira, por volta das 16 horas. Ao que parece, uma tradição chinesa em Macau, a foto oficial reuniu os participantes do Encontro de […]

Ruínas de São Paulo e as ruas de acesso à principal atração turística de Macau

Ruínas de São Paulo e as ruas de acesso à principal atração turística de Macau

Após 9 anos de ausência, desde o Encontro das Comunidades Macaenses de 2010, já no segundo dia da chegada a Macau para a edição de 2019, por saudades fomos visitar as Ruínas de São Paulo, mesmo sendo um Sábado quando se espera uma multidão de turistas do Continente da China que costumam congestionar as vias […]

%d blogueiros gostam disto: