Em inglês Mid-Autumm Festival (Festival de Meio do Outono), ou em português mais conhecido como Festival da Lua ((chinês tradicional: 中秋節; chinês simples: 中秋节; pinyin: Zhōngqiūjié; taiwanês: Tiong Chhiu; cantonês: dzong1 tsau1; coreano: Ch’usǒk ou Chuseok, 추석/秋夕; japonês: Tsukimi, 月見/つきみ; vietnamita: Tết Trung Thu;), é comemorado neste ano de 2013 na China, entre os dias 19 e 21 de Setembro. A data cai todo ano no 15º dia do oitavo mês do calendário lunar chinês, que é diferente do ocidental, e é a segunda maior festa na China, depois do Ano Novo chinês ou Festival da Primavera.
Dá-se o nome em inglês pois sempre ocorre no meio da estação de Outono. Também é conhecido como Festival da Lua pelo fato de, nesta época do ano na China, a lua é redonda e brilhante, ou seja, a lua cheia é mais bonita pelas condições atmosféricas. Em 2017, devido ao calendário móvel chinês, o festival é comemorado do dia 4 a 6 de Outubro.
O Festival de Meio do Outono está ligado a um tradicional costume de cerimônias de oferendas à lua. Os antigos chineses observavam que o movimento da lua tinha uma estreita relação com as mudanças das estações do ano e da produção agrícola. Assim, para expressar seus agradecimentos à lua e celebrar a colheita, eles faziam uma oferenda para a lua em dias de Outono.
No dia do festival, os membros da família se reúnem para fazer estas oferendas, apreciar a lua cheia e brilhante, comer bolos lunares, além de passear pelas ruas com lanternas iluminadas, ou brincar com fogos de artifício. As reuniões se não acontecem nas suas residências, ocorrem ao ar livre à noite para apreciar a lua, sempre num clima bem festivo como num piquenique. As cidades ficam decoradas com bonecos, lanternas etc. conforme poderão ver nas fotos publicadas.
Devido à forte diáspora chinesa, o festival é comemorado no mundo inteiro.
(fonte/source: China Travel Guide – textos e imagens/text and images)
Bolo lunar ou Torta da Lua (chinês simples: 月饼, chinês tradicional: 月餅, pinyin: yuèbĭng) é um pequeno bolinho chinês, tradicionalmente comido durante o Festival de Meio do Outono (ou Festival da Lua), mas também é comido em outras épocas do ano. Tortas da Lua típicas são ou redondas ou retangulares, medindo em torno de 10 cm de diâmetro e 4 a 5 cm de espessura. Têm uma casca relativamente fina (entre 2 e 3 mm), que envolve um recheio pastoso. São tipicamente pesadas, se comparados com a maioria dos bolos orientais. Normalmente, são comidas em pequenas quantidades, acompanhados de chá chinês. (Wikipedia)
* Em São Paulo, nas mercearias chinesas no bairro da Liberdade, pode-se comprar bolos lunares e outros doces e petiscos chineses relativos a este festival.
Rogério P D Luz, amante de fotografia, residente em São Paulo, Brasil. Natural de Macau (ex-território português na China) e autor do site Projecto Memória Macaense e o site Imagens DaLuz/Velocidade.
Memória - Bandeira do Leal Senado - para nunca ser esquecida -CIDADE DO SANTO NOME DE DEUS DE MACAU, NÃO HÁ OUTRA MAIS LEAL- Esta é a antiga bandeira da cidade de Macau do tempo dos portugueses, e que foi substituída após a devolução para a China em Dezembro de 1999
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau (ex-território português na China por cerca de 440 anos e devolvida em 20/12/1999) sua história e sua gente.
Macaense – genericamente, a gente de Macau, nativa ou oriunda dos falantes da língua portuguesa, ou de outras origens, vivências e formação que assim se consideram e classificados como tal.
*Autoria de Rogério P.D. Luz,, macaense natural de Macau e residente no Brasil há mais de 40 anos.
Escrita: língua portuguesa mista do Brasil e de Portugal conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
cartaz de Ung Vai Meng
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
ATUALIZAÇÃO 14/11/2019 VEJA ABAIXO AS ALTERAÇÕES NA PROGRAMAÇÃO DE SAÍDA DE AUTOCARROS E O PROGRAMA DO ENCONTRO O Conselho das Comunidades Macaenses – CCM, em e-mail enviado às Casas de Macau, divulgou o Programa Final do Encontro das Comunidades Macaenses Macau 2019 e Programação de Autocarros, que terá início em 23/11/2019, encerrando-se no dia 29 […]
No âmbito do Mês Missionário Extraordinário, anunciado há dois anos pelo Papa Francisco, a Diocese de Macau celebrou esta noite em 19 de Outubro de 2019, pelas 20:00 horas, uma missa em frente às Ruínas de São Paulo, com a participação de muitos fiéis. Assim conta o nosso colaborador em Macau, Manuel V. Basílio, na […]
A relembrar a aula de gastronomia realizada na Casa de Macau de São Paulo em 24/02/2008, ministrada pelos chefs João Bosco Quevedo da Silva e Herculano Alexandre (Alex) Airosa, seguem as fotos e receitas de camarões grandes recheados com ervas à moda de João Bosco Quevedo da Silva e pimenta recheada à moda do Alex Airosa. Na época, a coordenação das aulas e elaboração das […]
Caro Rogerio. Nao sei por que razao o MId -Autumn festival era conhecido entre os macaenses doutrora a Festa do Bolo Bater o Pau
Uma boa pergunta Henrique, vamos pesquisar. Abraço