Cronicas Macaenses

Blog-foto-magazine de Rogério P D Luz

Macau, registos fotográficos comentados

O Rui decidiu dar uma folga ao editor deste blog nesta semana. e aqui vai mais uma contribuição em fotos, comentadas.  Muito oportuno Rui, pois contrastando a alegria do Prémio Identidade 2011 concedido ao meu site PMM, passo por alguns contratempos que poderiam prejudicar as publicações neste blog.

A época da foto das Ruínas de São Paulo, Macau, é o Ano Novo Chinês de 2011, conforme o Rui.  Bom … ficou um bocado colorido, enfeites alegres e chamativos de gosto bem oriental, o que faz parte da cultura à qual estamos habituados e até faz parte da nossa vida, mas não resta dúvida, alegra bem os olhos !!! Até diria que a decoração natalina talvez tenha se inspirado na oriental, será?

São casas antigas da Rua Belchior Carneiro, atrás das Ruínas de São Paulo, Macau.  Foram demolidas há cerca de um ano, mas as obras foram interrompidas. No lugar da memória destruída, surgiu outra memória e que deu lugar a novas escavações.  Foram achados rastos e vestígios de porcelana e artigos de cerâmica antiga. Seria a resposta da memória que se vinga das iniciativas que a destroem? É … ainda vão achar muita coisa antiga na região, se escavarem ainda mais.

A propósito, sabia que quando as Ruínas de São Paulo, viraram ruínas de facto, houve iniciativa para reconstruir a Igreja? Mas não deu certo! Um dia lhes conto do que li na Toponimia de Macau do Padre Teixeira.

Faça como o Rui, contribua para uma postagem sua neste blog. O espaço é aberto para uma crónica sua, foto, texto, patuá etc.

10 comentários em “Macau, registos fotográficos comentados

  1. Caros amigos, o assunto aqui está a “pegar fogo”. Como moderador, peço para encerrarem a questão. Eu, aqui longe no Brasil, pouco posso fazer para interferir ou comentar, pois não conheço o Galaxy. Se me mandarem a passagem aérea, vou lá para me certificar e tirar umas fotos … rsrs. Abraços!!!

  2. rui francisco
    25/06/2011

    Oh Luis, Hotel Lisboa na Taipa? Então não é por acaso que tens estrabismo ou que estás com estrabismo.Não só não respondestes do Venetian ou Galaxy mas ainda exagerastes com “estrabismos” de Hotel Lisboa na Taipa? E ainda com a pergunta do “cadê” hotel Estoril desaparecido de actividade há mais de 20 ou 30 anos.Estás mesmo a desconversar, né?

    • luis
      26/06/2011

      se tu podes confundir venetian com galaxy, e ainda teimas a dizer que estás certo, é como afirmares que hotel Lisboa e estoril (e que tal Riviera?) ficam na taipa…

  3. luis
    22/06/2011

    não, o casino venitian tem uma torre e o galaxy não….é que eu passo lá diariamente…

    • Está certo Luís, diante da sua afirmação, nada posso falar. Pelo link do blog que você enviou vi essa monstruosidade. Coisa incrível !!! Abraços

  4. luis
    17/06/2011

    mas aquilo é o venetian e não galaxy…

    • Caro Luís, penso que é parecido, mas é o Galaxy. Veja a nova foto e o site http://www.galaxymacau.com/en/

    • rui francisco
      24/06/2011

      “mas aquilo é o nenetian e não galaxy”………é uma afirmação completamente errada sua ou a sua vista não está boa mesmo e vá vêr e bem mais uma vez a foto em questão para confirmar se é GALAXY e não VENETIAN como o afirmas erradamente mas com teimosia.Tu dissestes que passas por lá diáriamente(mais uma razão e motivo para poder corrigir a sua teimosia em manter erradamente aquela afirmação errada).Trata-se de GALAXY e não venha com TRETAS………

      • luis
        24/06/2011

        por acaso tenho estrabismo, tens razão, aquele é o hotel lisboa, peço desculpas

      • luis
        24/06/2011

        mas cadê a foto do hotel estoril?
        será que estou outra vez com ilusão?
        hoje cedo ainda passei por lá mas agora já não está,
        é mesmo magia do David Copperfild que faz desaparecer tudo…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Autoria do blog-magazine

Rogério P. D. Luz, macaense-português de Macau, ex-território português na China, radicado no Brasil por mais de 40 anos. Autor dos sites Projecto Memória Macaense e ImagensDaLuz.

Sobre

O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.

Pesquise por tema e localidade (ordem alfabética)

Últimas 150 postagens

Estatísticas do blog

  • 1.246.283 hits

Monitoramento de visitas – contagem desde 01/Nov/2011

free counters

Postagens recentes: Blog do Projecto Memória Macaense

Hércules António e suas filmagens dos anos 50 e 60

Hércules António e suas filmagens dos anos 50 e 60

Foi graças a um dvd distribuído por um dos seus filhos, que possibilitou ao Projecto Memória Macaense – PMM montar diversos vídeos filmados por Hércules António que nos trazem velhas e memoráveis lembranças daquela Macau antiga que mora no coração dos macaenses e daqueles que tiveram vivência no território. Os vídeos publicados no YouTube nos […]

“Macau linda” música adaptada por J. J. Monteiro, foi interpretada por Rubye de Senna Fernandes

“Macau linda” música adaptada por J. J. Monteiro, foi interpretada por Rubye de Senna Fernandes

No livro “Meio Século em Macau” de J. J. Monteiro (José Joaquim Monteiro) composto por dois volumes, nas últimas páginas do Volume II estão as letras da canção “Macau (linda)”, que infelizmente não temos a gravação e nem se sabe se houve, talvez nos arquivos pessoais de algum macaense ou familiares. Trata-se de uma música […]

Brasão de Armas de Macau

Brasão de Armas de Macau

Os Brasões de Macau portuguesa são todos inspirados nos estilos heráldicos tradicionais da Europa. O primeiro brasão de armas de Macau foi usado até ao final do século XIX. É apenas constituído pelas armas de Portugal cercado pela inscrição Cidade do Nome de Deus, Não Há Outra Mais Leal. O segundo brasão de armas foi […]

%d blogueiros gostam disto: