O Rui decidiu dar uma folga ao editor deste blog nesta semana. e aqui vai mais uma contribuição em fotos, comentadas. Muito oportuno Rui, pois contrastando a alegria do Prémio Identidade 2011 concedido ao meu site PMM, passo por alguns contratempos que poderiam prejudicar as publicações neste blog.
A época da foto das Ruínas de São Paulo, Macau, é o Ano Novo Chinês de 2011, conforme o Rui. Bom … ficou um bocado colorido, enfeites alegres e chamativos de gosto bem oriental, o que faz parte da cultura à qual estamos habituados e até faz parte da nossa vida, mas não resta dúvida, alegra bem os olhos !!! Até diria que a decoração natalina talvez tenha se inspirado na oriental, será?
São casas antigas da Rua Belchior Carneiro, atrás das Ruínas de São Paulo, Macau. Foram demolidas há cerca de um ano, mas as obras foram interrompidas. No lugar da memória destruída, surgiu outra memória e que deu lugar a novas escavações. Foram achados rastos e vestígios de porcelana e artigos de cerâmica antiga. Seria a resposta da memória que se vinga das iniciativas que a destroem? É … ainda vão achar muita coisa antiga na região, se escavarem ainda mais.
A propósito, sabia que quando as Ruínas de São Paulo, viraram ruínas de facto, houve iniciativa para reconstruir a Igreja? Mas não deu certo! Um dia lhes conto do que li na Toponimia de Macau do Padre Teixeira.
Faça como o Rui, contribua para uma postagem sua neste blog. O espaço é aberto para uma crónica sua, foto, texto, patuá etc.
Rogério P D Luz, amante de fotografia, residente em São Paulo, Brasil. Natural de Macau (ex-território português na China) e autor do site Projecto Memória Macaense e o site Imagens DaLuz/Velocidade.
Memória - Bandeira do Leal Senado - para nunca ser esquecida -CIDADE DO SANTO NOME DE DEUS DE MACAU, NÃO HÁ OUTRA MAIS LEAL- Esta é a antiga bandeira da cidade de Macau do tempo dos portugueses, e que foi substituída após a devolução para a China em Dezembro de 1999
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau (ex-território português na China por cerca de 440 anos e devolvida em 20/12/1999) sua história e sua gente.
Macaense – genericamente, a gente de Macau, nativa ou oriunda dos falantes da língua portuguesa, ou de outras origens, vivências e formação que assim se consideram e classificados como tal.
*Autoria de Rogério P.D. Luz,, macaense natural de Macau e residente no Brasil há mais de 40 anos.
Escrita: língua portuguesa mista do Brasil e de Portugal conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
cartaz de Ung Vai Meng
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
Não poderia este blogue deixar de fazer mais um registo histórico de uma tradição mantida na Macau do ano de 2023, hoje, território da República Popular da China. Assim, o nosso colaborador, Manuel V. Basílio, macaense residente em Macau, nos dá o relato, com fotos, sobre a procissão de Nossa Senhora de Fátima realizada no […]
Páginas digitalizadas do Anuário de Macau, Ano de 1962, o que aparentemente foi o último da série, ficamos aqui a conhecer quem eram as pessoas que ocuparam cargos no – Governo da Província e Repartições Públicas. Mesmo passados mais de 60 anos, agora que estamos na década com início em 2020, muitos nomes ainda estão […]
Hoje, 24 de Junho de 2022, comemora-se 400 anos de “A Maior Derrota dos Holandeses no Oriente” na sua tentativa de tomar Macau dos portugueses. Até a transição de soberania de Macau, de Portugal para a República Popular da China, em 20 de Dezembro de 1999, a data era comemorada como “DIA DE MACAU” ou “DIA DA […]
Caros amigos, o assunto aqui está a “pegar fogo”. Como moderador, peço para encerrarem a questão. Eu, aqui longe no Brasil, pouco posso fazer para interferir ou comentar, pois não conheço o Galaxy. Se me mandarem a passagem aérea, vou lá para me certificar e tirar umas fotos … rsrs. Abraços!!!
Oh Luis, Hotel Lisboa na Taipa? Então não é por acaso que tens estrabismo ou que estás com estrabismo.Não só não respondestes do Venetian ou Galaxy mas ainda exagerastes com “estrabismos” de Hotel Lisboa na Taipa? E ainda com a pergunta do “cadê” hotel Estoril desaparecido de actividade há mais de 20 ou 30 anos.Estás mesmo a desconversar, né?
se tu podes confundir venetian com galaxy, e ainda teimas a dizer que estás certo, é como afirmares que hotel Lisboa e estoril (e que tal Riviera?) ficam na taipa…
não, o casino venitian tem uma torre e o galaxy não….é que eu passo lá diariamente…

Está certo Luís, diante da sua afirmação, nada posso falar. Pelo link do blog que você enviou vi essa monstruosidade. Coisa incrível !!! Abraços
mas aquilo é o venetian e não galaxy…
Caro Luís, penso que é parecido, mas é o Galaxy. Veja a nova foto e o site http://www.galaxymacau.com/en/
“mas aquilo é o nenetian e não galaxy”………é uma afirmação completamente errada sua ou a sua vista não está boa mesmo e vá vêr e bem mais uma vez a foto em questão para confirmar se é GALAXY e não VENETIAN como o afirmas erradamente mas com teimosia.Tu dissestes que passas por lá diáriamente(mais uma razão e motivo para poder corrigir a sua teimosia em manter erradamente aquela afirmação errada).Trata-se de GALAXY e não venha com TRETAS………
por acaso tenho estrabismo, tens razão, aquele é o hotel lisboa, peço desculpas
mas cadê a foto do hotel estoril?
será que estou outra vez com ilusão?
hoje cedo ainda passei por lá mas agora já não está,
é mesmo magia do David Copperfild que faz desaparecer tudo…