(fotografias de Rogério P.D. Luz)
Nossa Senhora Aparecida está para Brasil, assim como, Nossa Senhora de Fátima está para Portugal. Talvez menos conhecida mundialmente, Aparecida é a cidade de fé e de peregrinação. É a padroeira do Brasil e o seu dia, comemorado no dia 12 de Outubro, é feriado nacional. Já a visitei três vezes, a mais recente em Janeiro deste ano e pretendo voltar assim que puder. Recomendaria uma visita a qualquer leitor em visita ao Brasil e aos brasileiros de outras localidades que não a tenham feito.
A cidade de Aparecida onde está localizado o monumental Santuário fica a cerca de 180 quilômetros de São Paulo. De carro demora pouco mais de 2 horas, se numa viagem direta sem parada em posto de abastecimento para o café da manhã/pequeno almoço. Bom reservar o dia inteiro para assistir a uma missa, conhecer a nova basílica bem a como a antiga atravessando um viaduto para pedestres. Um grande centro comercial com praça de alimentação chamado de Centro de Apoio ao Romeiro, fica logo ao lado da nova basílica onde se pode almoçar num dos diversos restaurantes e comprar recordações nas suas dezenas lojas.
A basílica nova ainda está para ser concluída. Com as doações e contribuições de fiéis vão sendo concluídos os acabamentos internos. Contribua você também.
Veja o que a enciclopédia livre Wikipédia diz sobre o Santuário de Nossa Senhora Aparecida:
A Basílica de Nossa Senhora Aparecida, também conhecido como Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, fica localizada na cidade de Aparecida, no interior do Estado de São Paulo, Brasil. É o terceiro maior templo católico do mundo. Foi inaugurada em 4 de julho de 1980 quando João Paulo II visitou o Brasil pela primeira vez. Em outra de suas visitas, passando por Aparecida, abençoou o Santuário e, em 1984, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, elevou a Nova Basílica a Santuário Nacional. Localiza-se no centro da cidade, tendo como acesso a “Passarela da Fé”, que liga a basílica atual com a antiga, ambas visitadas por romeiros.
A idéia de uma nova igreja – Em meados da década de 1940, os missionários da Congregação do Santíssimo Redentor, conhecidos por redentoristas, perceberam a necessidade de se erigir um novo templo para veneração e devoção do povo para com Nossa Senhora da Conceição Aparecida: era preciso um espaço mais amplo, que comportasse mais pessoas. Dessa necessidade, surgiu a idéia de se construir não uma qualquer igreja maior, mas uma basílica.
Benedito Calixto foi o arquiteto contratado para a elaboração do projeto, que foi pedido em forma de cruz grega. Em 1945, o então cardeal de São Paulo, Dom Carlos Carmelo de Vasconselos Motta levou ao Vaticano o projeto da, então, futura basílica, que foi julgado como brilhante pela comissão examinadora.
Obras, arquitetura e geometria – Também conhecida por “Basílica Nova”, está construída sobre o Morro das Pitas, teve sua terraplanagem iniciada em 1952 e terminada em 1954. Começou a ser construída em 11 de novembro de 1955, pela Nave Norte, e seguiu para a construção da “Torre Brasília, que teve suas ferragens doadas pelo então presidente, Juscelino Kubitschek. Terminada a torre, as obras seguiram para a cúpula central, depois, já em meados de 1972, para a Capela das Velas e para a Nave Sul, passando depois para as Naves Oeste e Leste, e as alas intermediárias, finalmente.
Visitações – O Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida é visitado anualmente por aproximadamente oito milhões de romeiros de todas as partes do Brasil.
Medidas e gastos
Medidas e gastos da Basílica de Nossa Senhora Aparecida
Torre Brasília: 100 metros de altura, dezoito andares com o mirante
Cúpula central : 70 metros de altura e 78 metros de diâmetro
Naves: 40 metros de altura
Área construída: 23.000 metros quadrados
Área coberta: 18.000 metros quadrados
Volume de concreto usado: 40.000 metros cúbicos
Quantidade de tijolos usados: 25.000.000
Capacidade de acolhimento no interior da basílica: 45.000 pessoas
Área do estacionamento: 272.000 metros quadrados
Em outras postagens você vai conhecer o interior da nova basílica com diversas salas para orações, sala de velas e sala de promessas.
* veja a postagem do interior da Basílica – clicar aqui
In english:
Our Lady of Aparecida
Our Lady of Aparecida (Portuguese: Nossa Senhora da Conceição Aparecida) is the patron saint of Brazil, venerated in the Catholic Church. A dark-skinned Marian image, Our Lady of Aparecida is represented by a short, wooden statue of the Virgin Mary, currently housed in the Basilica of the National Shrine of Our Lady of Aparecida, in the town of Aparecida, São Paulo. Her feast day is celebrated on October 12, which has been observed as a public holiday since Pope John Paul II consecrated the Basilica in 1980. The Basilica is the second most visited Marian shrine in the world, being able to hold up to 45,000 worshippers.
History
Apparition
The official account of the Aparecida apparition took place in October 1717, when Dom Pedro de Almeida,Count of Assumar and Governor of the Province of São Paulo and Minas Gerais, was passing through the area of Guaratinguetá, a small city in the Paraíba river valley, during a trip to Vila Rica, an important gold mining site.
The people of Guaratinguetá decided to hold a feast in his honour, and though it was not fishing season, the fishermen went down to the Paraíba waters in order to fish for the feast. Three of the fishermen, Domingos Garcia, João Alves, and Filipe Pedroso, prayed to Our Lady of the Immaculate Conception, and asked God’s help. They were unable to catch any fish, and after several hours in the river, they were ready to give up when João casted his net once more near the Port of Itaguaçu. Instead of fish, he hauled in the body of a statue with a missing head. They casted their net again, and brought up the statue’s head. After cleaning the statue, they found that it was a black version of Our Lady of the Immaculate Conception. Legend has it that when the fishermen recovered the body, then the head, the slender figure of the Aparecida Virgin became so heavy that they couldn’t budge it.
After that, according to the official account, they named their find Nossa Senhora da Aparecida Conceição (English: Our Lady of the Appeared Conception), wrapped it in cloth and continued to fish; now their catch was so great that they returned to port because the weight of the fish threatened to sink their craft. This was the first miracle attributed to Our Lady of Aparecida. (Wikipedia)
Rogério P D Luz, amante de fotografia, residente em São Paulo, Brasil. Natural de Macau (ex-território português na China) e autor do site Projecto Memória Macaense e o site Imagens DaLuz/Velocidade.
Memória - Bandeira do Leal Senado - para nunca ser esquecida -CIDADE DO SANTO NOME DE DEUS DE MACAU, NÃO HÁ OUTRA MAIS LEAL- Esta é a antiga bandeira da cidade de Macau do tempo dos portugueses, e que foi substituída após a devolução para a China em Dezembro de 1999
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau (ex-território português na China por cerca de 440 anos e devolvida em 20/12/1999) sua história e sua gente.
Macaense – genericamente, a gente de Macau, nativa ou oriunda dos falantes da língua portuguesa, ou de outras origens, vivências e formação que assim se consideram e classificados como tal.
*Autoria de Rogério P.D. Luz,, macaense natural de Macau e residente no Brasil há mais de 40 anos.
Escrita: língua portuguesa mista do Brasil e de Portugal conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
cartaz de Ung Vai Meng
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
Páginas digitalizadas do Anuário de Macau, Ano de 1962, o que aparentemente foi o último da série, ficamos aqui a conhecer quem eram as pessoas que ocuparam cargos no – Governo da Província e Repartições Públicas. Mesmo passados mais de 60 anos, agora que estamos na década com início em 2020, muitos nomes ainda estão […]
Hoje, 24 de Junho de 2022, comemora-se 400 anos de “A Maior Derrota dos Holandeses no Oriente” na sua tentativa de tomar Macau dos portugueses. Até a transição de soberania de Macau, de Portugal para a República Popular da China, em 20 de Dezembro de 1999, a data era comemorada como “DIA DE MACAU” ou “DIA DA […]
1 Aqueles bons tempos de Macau, que já não voltam mais, de peças teatrais com participação de macaenses, são recordadas por Jorge Eduardo (Giga) Robarts na sua página no Facebook. Com autorização do Giga, as imagens foram copiadas e editadas, inclusive seus textos. Fazem parte do seu acervo, bem como, partilhadas por seus amigos dessa […]
Comentários