FESTA DE S. JOSÉ
Texto e fotografias de Manuel V. Basílio (Macau)
À semelhança dos anos anteriores, realizou-se pelas 18:00 horas do dia 19 de Março de 2019, a Festa de S. José, com uma missa cantada em latim, presidida pelo Bispo da Diocese de Macau, D. Stephen Lee, à qual assistiram antigos alunos do Seminário de S. José e familiares.
A convite da Direcção da Associação dos Antigos Alunos do Seminário de S. José, esteve também presente, o Cônsul-Geral de Portugal em Macau e Hong Kong, embaixador Paulo Cunha Alves.
A missa cantada contou com a actuação do Grupo Coral S. Tomás, formado por antigos seminaristas.
Finda a missa, foi tirada uma foto de grupo, para servir de recordação.
JANTAR-CONVÍVIO
Seguidamente, realizou-se um jantar-convívio no restaurante chinês do Hotel Metrópole, juntando-se ali mais de uma centena de convivas, não só antigos alunos e familiares, como também vários convidados, designadamente o Bispo da Diocese, D. Stephen Lee, o Bispo Emérito, D. José Lai, o Cônsul-Geral, embaixador Paulo Cunha Alves, o Presidente do Conselho de Administração da Fundação Macau, Wu Zhiliang e, ainda, o jornalista e historiador João Guedes.
Antes do jantar, foram proferidos os habituais discursos, tendo, em seguida, sido homenageados vários participantes. Assim, ao Bispo da Diocese e ao Bispo Emérito foram conferidos os respectivos certificados de presidentes honorários da Associação dos Antigos Alunos do Seminário de S. José, bem como ao antigo presidente da Associação, Albano Cabral, este a título póstumo. Foram também distinguidos como sócios beneméritos da Associação, o Provedor da Santa Casa da Misericórdia, António José Freitas e o antigo aluno Ho Vai Lai. Por fim, tal como tem vindo a ser feito em convívios anteriores, foram entregues lembranças não só ao Consul-Geral, como também a vários antigos alunos, de idade superior a 80 anos, cabendo este ano a José Cou, José Costa, António Lei, Sebastião da Rosa e Alfredo Valoma. As lembranças dos homenageados, que por motivos pessoais, não puderam comparecer ao jantar, foram entregues aos seus respectivos representantes.
A meio do jantar, alguns membros da Direcção percorreram de mesa em mesa para os habituais brindes.
Antes de terminar o convívio, o jornalista e historiador, João Guedes, fez uma breve apresentação do livro SEMINÁRIO DE S. JOSÉ NA FORMAÇÃO DAS GENTES DE MACAU, cuja elaboração contou com a colaboração dele, bem como de vários antigos alunos do Seminário de S. José.
Durante o jantar, foi oferecido um exemplar do referido livro a cada um dos sócios da Associação.
MAIS FOTOS … de Manuel V. Basílio (clicar nas fotos para ampliar)
Missa na Festa de São José
MAIS FOTOS … de Manuel V. Basílio (clicar nas fotos para aumentar)
Jantar-convívio
Rogério P D Luz, amante de fotografia, residente em São Paulo, Brasil. Natural de Macau (ex-território português na China) e autor do site Projecto Memória Macaense e o site Imagens DaLuz/Velocidade.
Memória - Bandeira do Leal Senado - para nunca ser esquecida -CIDADE DO SANTO NOME DE DEUS DE MACAU, NÃO HÁ OUTRA MAIS LEAL- Esta é a antiga bandeira da cidade de Macau do tempo dos portugueses, e que foi substituída após a devolução para a China em Dezembro de 1999
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau (ex-território português na China por cerca de 440 anos e devolvida em 20/12/1999) sua história e sua gente.
Macaense – genericamente, a gente de Macau, nativa ou oriunda dos falantes da língua portuguesa, ou de outras origens, vivências e formação que assim se consideram e classificados como tal.
*Autoria de Rogério P.D. Luz,, macaense natural de Macau e residente no Brasil há mais de 40 anos.
Escrita: língua portuguesa mista do Brasil e de Portugal conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
cartaz de Ung Vai Meng
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
Hoje, 24 de Junho de 2022, comemora-se 400 anos de “A Maior Derrota dos Holandeses no Oriente” na sua tentativa de tomar Macau dos portugueses. Até a transição de soberania de Macau, de Portugal para a República Popular da China, em 20 de Dezembro de 1999, a data era comemorada como “DIA DE MACAU” ou “DIA DA […]
1 Aqueles bons tempos de Macau, que já não voltam mais, de peças teatrais com participação de macaenses, são recordadas por Jorge Eduardo (Giga) Robarts na sua página no Facebook. Com autorização do Giga, as imagens foram copiadas e editadas, inclusive seus textos. Fazem parte do seu acervo, bem como, partilhadas por seus amigos dessa […]
Nesta postagem, divulgamos duas histórias de Macau de autoria do Manuel V. Basílio, publicadas no Jornal Tribuna de Macau-JTM e que foram extraídas dos seus livros: A primeira viagem portuguesa no sul da China O primeiro acordo sino-português Nos artigos abaixo com os textos com ligação direta no JTM , clique em “continue reading” (continue […]
Great post thhankyou
Caro primo Henrique: Acabei de ler o teu comentário, mas a verdade é que esta vida tem um limite para todos, seja quem for…também eu me recordo muito bem dos padres do Seminário…Mendes, Massa, Neves, Maciel, Garcia, Basaloco, Teixeira…já morreram todos meu caro!!!! Um dia chegará a nossa vez. E a rapaziada do nosso tempo…se não morreu, pelo menos estão já muito velhos para qqer. que seja a atividade. This is life cousin!!!
Grande Pena, nenhum padre do nosso tempo esta’ presente.