Com a presença da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima, o Santuário de Fátima localizado no bairro de Sumaré em São Paulo, celebrou o dia 13 de Maio, em 2019, no ano em que se comemora o 102º ano de aparição da Virgem aos três pastorinhos em Portugal.
Ao longo do dia foram celebradas missas em vários horários, intercalando com a reza do Terço. Mesmo sendo uma segunda-feira, a participação de fiéis foi marcante, especialmente na parte da tarde quando ocorreu a procissão com a Imagem Peregrina pelas ruas do entorno da igreja. Contou com o apoio de um carro dos Bombeiros, que antes do seu início percorreu por várias vias do bairro com a Imagem de Nossa Senhora.
A Imagem Peregrina
Várias Imagens Peregrinas de Nossa Senhora de Fátima percorrem por países, principalmente naquelas onde a devoção à Virgem é significativa. Em São Paulo, veio a Imagem de nª 3. A primeira, única e original, percorreu vários continentes, até que no ano de 2000 foi entronizada na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, em Portugal, e somente sai em ocasiões excepcionais, tal como no Panamá, em janeiro deste ano, para participar da Jornada Mundial da Juventude, que contou com a presença do Papa Francisco.
Foi no ano de 1945 que um pároco de Berlim, com o fim da 2ª Guerra Mundial, propôs a peregrinação de uma Imagem de Nossa Senhora de Fátima às capitais episcopais da Europa, em busca de paz e conciliação. A partir daí, Imagens percorrem o mundo levando com Elas uma mensagem de paz e amor.
No dia 13 de Maio de 1947, a primeira Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima que foi feita segundo indicações da Irmã Lúcia, uma das pastorinhas. foi coroada solenemente pelo Arcebispo de Évora, em Portugal.
Imagens de Fé e Devoção por Nossa Senhora de Fátima
A Procissão
A procissão com a Imagem de Nossa Senhora de Fátima, ora a Peregrina, ou A do próprio Santuário, é realizada para permitir o máximo de participação dos devotos, sem as formalidades de uma procissão tradicional. As pessoas que carregam o andor revezam-se a toda hora. sendo que as mulheres são as mais participativas, não importando o seu peso. Durante todo o trajeto pelas ruas calmas do entorno da Paróquia, o povo reza e canta em voz alta, “Ave, Ave, Ave Maria“. Causa emoção ver a fé e devoção do povo de todos os níveis sociais.
A Imagem colocada na viatura dos Bombeiros percorre inicialmente pelas ruas do Bairro de Perdizes com a sirene ligada.
Os fiéis aguardam a chegada da viatura para iniciar a procissão a pé.
A viatura chega e a Imagem é descarregada do caminhão sob os aplausos dos fiéis.
Inicia-se a procissão a pé que é liderada pelo Frei responsável que conduz as orações e cânticos. Devotas revezavam-se para carregar o andor.
Perto do final da procissão, a Imagem Peregrina é transferida de novo para a viatura dos Bombeiros que completa o trajeto e A devolve ao Santuário.
O pároco aguarda no meio da Rua Dr. Arnaldo, diante da igreja, e organiza a entrada da viatura que é recebida com uma chuva de papel picado e saudada por muitos fiéis
A Imagem Peregrina a caminho do seu altar sendo saudada por centenas de fiéis que lotam totalmente a igreja
Inicia-se a Santa Missa rezada pelo Pároco do Santuário de Fátima
O coral e o órgão de tubos
A igreja do Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima em Sumaré, São Paulo
Mais imagens de fé e devoção dos fiéis diante da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima
Faz-se nó na fita com um pedido a Nossa Senhora
A festa na área externa da igreja com diversas barracas e benção individual aos devotos de Nossa Senhora
Barraca de doces portugueses
Barraca de venda de imagens de Nossa Senhora de Fátima, e de salgados, doces, bolos, café etc
Barraca de venda de vestuário e produtos portugueses, como toalha de mesa, e barraca infantil
Barraca de doces portugueses
Venda de sanduíches de pernil e hot-dog, e de chouriço português e alheira à direita
Bebidas em geral e vinho quente, e caldo verde à direita
Bingo e barraca de bolinho de bacalhau
A área de estacionamento de carros foi utilizada para montagem das barracas
Rogério P D Luz, amante de fotografia, residente em São Paulo, Brasil. Natural de Macau (ex-território português na China) e autor do site Projecto Memória Macaense e o site Imagens DaLuz/Velocidade.
Memória - Bandeira do Leal Senado - para nunca ser esquecida -CIDADE DO SANTO NOME DE DEUS DE MACAU, NÃO HÁ OUTRA MAIS LEAL- Esta é a antiga bandeira da cidade de Macau do tempo dos portugueses, e que foi substituída após a devolução para a China em Dezembro de 1999
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau (ex-território português na China por cerca de 440 anos e devolvida em 20/12/1999) sua história e sua gente.
Macaense – genericamente, a gente de Macau, nativa ou oriunda dos falantes da língua portuguesa, ou de outras origens, vivências e formação que assim se consideram e classificados como tal.
*Autoria de Rogério P.D. Luz,, macaense natural de Macau e residente no Brasil há mais de 40 anos.
Escrita: língua portuguesa mista do Brasil e de Portugal conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
cartaz de Ung Vai Meng
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
Não poderia este blogue deixar de fazer mais um registo histórico de uma tradição mantida na Macau do ano de 2023, hoje, território da República Popular da China. Assim, o nosso colaborador, Manuel V. Basílio, macaense residente em Macau, nos dá o relato, com fotos, sobre a procissão de Nossa Senhora de Fátima realizada no […]
Páginas digitalizadas do Anuário de Macau, Ano de 1962, o que aparentemente foi o último da série, ficamos aqui a conhecer quem eram as pessoas que ocuparam cargos no – Governo da Província e Repartições Públicas. Mesmo passados mais de 60 anos, agora que estamos na década com início em 2020, muitos nomes ainda estão […]
Hoje, 24 de Junho de 2022, comemora-se 400 anos de “A Maior Derrota dos Holandeses no Oriente” na sua tentativa de tomar Macau dos portugueses. Até a transição de soberania de Macau, de Portugal para a República Popular da China, em 20 de Dezembro de 1999, a data era comemorada como “DIA DE MACAU” ou “DIA DA […]
Comentários