Cronicas Macaenses

Blog-foto-magazine de Rogério P D Luz

Basílica del Santíssimo Sacramento, uma bela igreja de 1916 na região central de Buenos Aires, Argentina

 

Basílica del Santíssimo Sacramento, Buenos Aires, Argentina

A Basílica del Santíssimo Sacramento é uma igreja católica localizada na Rua (Calle) San Martín no nº 1039, que após 8 anos de obras, foi consagrada em 1916 e declarada Basílica Menor pelo papa Benedito XV. A rua é paralela à Calle Florida, famoso calçadão com muitas lojas principalmente de vestuário.

Foi por mero acaso que na Plaza San Martín, ponto de parada de veículos de turismo, ao descermos do ônibus que nos trouxe do porto onde estava atracado o navio cruzeiro, percebemos que havia uma igreja no final da curta Rua Corina Kavanagh.

No final da curta Rua Corina Kavanagh localiza-se a bela igreja

Julgo que muitos desconhecem a existência da igreja que foi mandada construir pela devota católica Mercedes Castellanos de Anchorena e depois doada aos padres da Congregação do Santíssimo Sacramento. O local onde se encontra, estava a cerca de 150 metros da janela do seu quarto, o que permitiria contemplar a igreja e fazer as suas orações. Seus restos mortais jazem numa cripta no seu interior.

De estilo eclético, a Basílica de design dos arquitetos franceses Coulomb e Chauvet, teve como inspiração a Catedral de Angoulême localizada na província de Charente na França. Possui esculturas de madeira fabricadas na Europa e um órgão de cinco mil tubos marca Mutin – Cavaillé-Coll, inaugurado em 1915 e é ricamente adornada com elementos de mármore, granito azul, bronze, mosaico veneziano e belos vitrais.  No altar-mor podemos ver e adorar um ostensório (objeto onde fica guardada a hóstia depois de consagrada) de ouro e prata.

Considerada uma das igrejas mais luxuosas da cidade, é bastante procurada pela alta sociedade portenha para celebração de casamentos.

Fotografia de/photos by Rogério P D Luz

Rua (Calle) San Martín onde se localiza a Basílica. Uma interessante rua, paralela à Rua Florida, com variedade de bares, restaurantes, hotéis e escritórios.

Na torre central, o conjunto escultórico em mármore branco com dois anjos ajoelhados, representa o beato Pedro Julián Eymard, fundador da ordem da Congregação do Santíssimo Sacramento Expuesto.

No altar-mor um ostensório em ouro e prata.

Órgão de cinco mil tubos marca Mutin – Cavaillé-Coll, inaugurado em 1915

  • Fontes: Wikipédia, Turismo de Buenos Aires e Aguiar-Buenos Aires

Um comentário em “Basílica del Santíssimo Sacramento, uma bela igreja de 1916 na região central de Buenos Aires, Argentina

  1. Pingback: Costa Fascinosa: gastronomia, shows e atividades | Cronicas Macaenses

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Autoria do blog-magazine

Rogério P. D. Luz, macaense-português de Macau, ex-território português na China, radicado no Brasil por mais de 40 anos. Autor dos sites Projecto Memória Macaense e ImagensDaLuz.

Sobre

O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.

Pesquise por tema e localidade (ordem alfabética)

Últimas 150 postagens

Estatísticas do blog

  • 1.407.787 hits

Monitoramento de visitas – contagem desde 01/Nov/2011

free counters

Postagens recentes: Blog do Projecto Memória Macaense

Macau: Bons tempos do Teatro Dom Pedro V recordados por Jorge Eduardo (Giga) Robarts

Macau: Bons tempos do Teatro Dom Pedro V recordados por Jorge Eduardo (Giga) Robarts

1 Aqueles bons tempos de Macau, que já não voltam mais, de peças teatrais com participação de macaenses, são recordadas por Jorge Eduardo (Giga) Robarts na sua página no Facebook. Com autorização do Giga, as imagens foram copiadas e editadas, inclusive seus textos. Fazem parte do seu acervo, bem como, partilhadas por seus amigos dessa […]

Duas histórias de Macau por Manuel V. Basílio: ‘A 1ª viagem portuguesa no sul da China’ e ‘O 1º acordo sino-português’

Duas histórias de Macau por Manuel V. Basílio: ‘A 1ª viagem portuguesa no sul da China’ e ‘O 1º acordo sino-português’

Nesta postagem, divulgamos duas histórias de Macau de autoria do Manuel V. Basílio, publicadas no Jornal Tribuna de Macau-JTM e que foram extraídas dos seus livros: A primeira viagem portuguesa no sul da China O primeiro acordo sino-português Nos artigos abaixo com os textos com ligação direta no JTM , clique em “continue reading” (continue […]

Macau em 1997 – entrevista com Anabela Ritchie sobre a transição da soberania em 1999

Macau em 1997 – entrevista com Anabela Ritchie sobre a transição da soberania em 1999

A recordar os tempos que antecederam a transição da soberania de Macau para a República Popular da China que ocorreu em 20 de Dezembro de 1999, transcrevemos em três postagens, as entrevistas concedidas ao Diário de Notícias em 1997 e que foram publicadas no antigo website A-Ma Gau – Ecos de Macau. Nesta postagem, a […]

%d blogueiros gostam disto: