Uma das curiosidades para quem planeja viajar de navio cruzeiro é conhecer o seu interior, o principal item para o conforto e prazer da viagem.
Em dezembro de 2014 fizemos o cruzeiro de Natal de 7 noites, 8 dias, do dia 20 a 27, pelo navio MSC Poesia parando nos portos de Montevideo, Buenos Aires e Punta Del Este no Uruguai. Mesmo tendo decorrido 5 anos, as fotos do seu interior e do que desfrutamos, não envelhecem. São oportunas, pois os cruzeiros são bem procurados no Brasil e que acontecem na Primavera, Verão e início de Outono, encerrando a temporada entre março e abril conforme o navio.
Vamos então conhecer o MSC Poesia que a empresa de navegação trouxe para a temporada 2019/2020 no Brasil:
Fotografia de/photos by Rogério P D Luz
MSC POESIA
(Texto da Wikipédia) O MSC Poesia é um navio de cruzeiro operado pela MSC Crociere. Ele foi construído pelos estaleiros da STX Europe em Saint-Nazaire, na França. Ele é navio irmão do MSC Musica, MSC Orchestra e MSC Magnifica. foi o navio-almirante da empresa até ser deslocado pelo MSC Fantasia, que entrou em serviço em dezembro de 2008. Em 2008 e 2009, o MSC Poesia realizou uma série de cruzeiros de 7 noites de Veneza para outros destinos na Itália, Grécia e Turquia. Desde 2010, o navio navega pela Europa Setentrional durante a temporada de verão.
Características:
O MSC Poesia é parte da classe Musica. Os navios dessa classe possuem capacidade para 3.013 passageiros em ocupação máxima. Em ocupação dupla, acomoda 2.550 passageiros. Segundo a MSC, o navio possui 16 bares e 5 restaurantes. Em suas quase 100,000 toneladas, possui também um teatro com 1,2540 poltronas, um casino, pista de jogging, quadra de tênis, spa, e diversas outras atrações.
História:
O MSC Poesia foi o primeiro navio na frota da MSC Crociere a ser batizado fora da Itália. Seu batismo ocorreu em 7 de Abril de 2008 em Dover, na Inglaterra. A madrinha foi a diva italiana Sophia Loren que também batizou todos os outros navios da frota da companhia italiana. De sua inauguração até 2010 operou no Mediterrâneo, partindo principalmente de Veneza para roteiros pelo Adriático. Após 2010, passou a navegar no Norte da Europa e nos EUA e Caribe. Em outubro de 2012, a MSC anunciou a vinda do Poesia ao Brasil em sua temporada de verão sul-americana 2013/2014 (Wikipédia)
O INTERIOR
AMBIENTES, ÁREAS DE CIRCULAÇÃO, PARA DESCANSO/CONVÍVIOS, TEATRO E LOJAS
Que tal descansar e bater um papo gostoso na popa do navio? Também bom para um cochilo após o almoço e que era uma tranquilidade com pouca gente.
CAFÉ DA MANHA/PEQUENO ALMOÇO
Nada mais gostoso que tomar o café da manhã (um autêntico pequeno almoço) ao lado da janela com vista para o mar.
RESTAURANTE
Os pratos podem parecer pequenos, dentro da filosofia de “chique e masterchef”, mas pela grande variedade (vide cardápio acima), é suficiente.
FESTA E ENCENAÇÃO DE NATAL
Na véspera do Natal, dia 24, no átrio central, houve uma apresentação de presépio e música ao vivo cantada por passageiros cadastrados e ensaiados previamente.
O coral dos passageiros que foram ensaiados para cânticos de músicas de Natal, e foi muito emocionante.
CEIA DE NATAL
Depois do jantar do dia 24, logo em seguida foi servida a ceia de Natal na área do café de manhã com belas decorações e trabalhos manuais de personagens natalinas.. Difícil foi comer de novo após uma bela refeição.
TEATRO
BAR COM MÚSICA AO VIVO
Se não há coisa mais gostosa é, após o jantar, sentar num dos lounges ou bares e ouvir música e dançar para quem quiser.
O QUARTO COM VARANDA
CIAO E SAUDADES, HORA DE POR AS MALAS NO CORREDOR PARA DESEMBARQUE
Tristeza, na noite do último dia do cruzeiro que vai deixar saudades, você põe as malas na área externa para serem retiradas no porto após o desembarque.
Rogério P D Luz, amante de fotografia, residente em São Paulo, Brasil. Natural de Macau (ex-território português na China) e autor do site Projecto Memória Macaense e o site Imagens DaLuz/Velocidade.
Memória - Bandeira do Leal Senado - para nunca ser esquecida -CIDADE DO SANTO NOME DE DEUS DE MACAU, NÃO HÁ OUTRA MAIS LEAL- Esta é a antiga bandeira da cidade de Macau do tempo dos portugueses, e que foi substituída após a devolução para a China em Dezembro de 1999
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau (ex-território português na China por cerca de 440 anos e devolvida em 20/12/1999) sua história e sua gente.
Macaense – genericamente, a gente de Macau, nativa ou oriunda dos falantes da língua portuguesa, ou de outras origens, vivências e formação que assim se consideram e classificados como tal.
*Autoria de Rogério P.D. Luz,, macaense natural de Macau e residente no Brasil há mais de 40 anos.
Escrita: língua portuguesa mista do Brasil e de Portugal conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
cartaz de Ung Vai Meng
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
Páginas digitalizadas do Anuário de Macau, Ano de 1962, o que aparentemente foi o último da série, ficamos aqui a conhecer quem eram as pessoas que ocuparam cargos no – Governo da Província e Repartições Públicas. Mesmo passados mais de 60 anos, agora que estamos na década com início em 2020, muitos nomes ainda estão […]
Hoje, 24 de Junho de 2022, comemora-se 400 anos de “A Maior Derrota dos Holandeses no Oriente” na sua tentativa de tomar Macau dos portugueses. Até a transição de soberania de Macau, de Portugal para a República Popular da China, em 20 de Dezembro de 1999, a data era comemorada como “DIA DE MACAU” ou “DIA DA […]
1 Aqueles bons tempos de Macau, que já não voltam mais, de peças teatrais com participação de macaenses, são recordadas por Jorge Eduardo (Giga) Robarts na sua página no Facebook. Com autorização do Giga, as imagens foram copiadas e editadas, inclusive seus textos. Fazem parte do seu acervo, bem como, partilhadas por seus amigos dessa […]
Comentários