Na via larga, Whitehall, em Londres, que faz ligação da torre do Big Ben nas Casas do Parlamento (Houses of Parliament) a Trafalgar Square, no meio do caminho encontra-se o prédio da “Horse Guards” (Guarda Montada), que todo dia (veja horários abaixo) acontece a troca da Guarda Montada.
É mais um espetáculo de troca da guarda para assistir na clássica Londres, sendo que o local fica um tanto próximo de Buckingham Palace, mas nos dias de semana, inclusive sábado, a cerimônia acontece no mesmo horário, às 11:30 hrs, salvo no domingo, às 10:00 hrs, que se for ágil e apressar o passo, pode ser que, ap[oso término, ainda consiga assistir o espetáculo máximo no palácio da rainha. No caso teria que ir por dentro, onde a guarda montada rendida segue para seu quartel, e atravessar o St. Jame’s Park para chegar na The Mall, a via que leva a Buckingham.
Fotografia de/photos by Rogério P D Luz (Dezembro 2019 e algumas fotos de 2007)
Onde fica
A avenida abaixo é a Whitehall. A edificação do Horse Guards fica à esquerda e ao lado do Almirantado Britânico (The Admiralty). Ao fundo, fica a Trafalgar Square e o museu National Gallery.
Entre, atravesse a passagem embaixo do prédio e verá a área onde se realiza a troca da Guarda Montada.
O local da cerimônia da troca de guarda era uma área de torneios de Henrique VIII. No prédio há uma loja de souvenirs, e que belos souvenirs difíceis de resistir, e também um museu (pago) cujos detalhes encontram-se neste link – http://www.householdcavalrymuseum.co.uk/
A TROCA DA GUARDA MONTADA
Do lado direito, os casacos pretos, é a guarda montada que vai ser rendida pelos casacos vermelhos, à esquerda, que vão assumir as funções de vigilância até o dia seguinte.
A troca da guarda acontece todos os dias, de 2ª feira a sábado às 11:30 horas, e nos domingos às 10:00 horas, ocasião em que foram feitas as fotos em 1º de dezembro de 2019. No entanto, procure se certificar se houve mudança de horários e frequência semanal quando for programar a sua visita,
A parte restante da Guarda Montada, de casacos pretos, a caminho para se juntar à restante da tropa encerrando as funções do dia.
Percebe-se força policial fortemente armada diante da situação de perigo em Londres e de uma parte da Europa.
Ao fundo o St Jame’s Park onde, passando por dentro dele, você tem acesso ao The Mall onde se realiza a troca da Guarda do Buckingham Palace.
Com a Guarda completa, os casacos pretos iniciam a marcha de volta ao quartel.
A nova Guarda Montada inicia a movimentação para assumir a vigilância do dia, juntando-se ao restante da tropa que já está instalada, motivo de menor número de cavaleiros enfileirados.
Do lado esquerdo da área, na foto o canto direito, estão o Antigo Tesouro e o Dover House de 1758 hoje usado pelo Scottish Office.
O aviso na porta da guarita “Cuidado, os cavalos podem dar coice ou morder. Obrigado”
IMAGENS DA VISITA EM 2007
A SEDE DO ALMIRANTADO BRITÂNICO (THE ADMIRALTY)
que fica na área onde se realiza a troca da Guarda Montada
O Almirantado Britânico é atualmente usado para as funções governamentais do Reino Unido (UK) e como dependências ministeriais. Foi aberto em 1788 e até 1964 foi oficialmente a residência do Primeiro Lord (First Lords) do Almirantado.
O Almirantado foi antigamente o responsável pela Marinha Real Britânica. Originalmente ostentado por uma só pessoa, o título de Lord High Admiral foi desde o século XVIII colocado invariavelmente “em comissão” e exercido por um Conselho do Almirantado, oficialmente conhecido como The Commissioners for Exercising the Office of Lord High Admiral of the United Kingdom of Great Britain and Northern Ireland, &c. (em português traduz-se como “Os Chefes para Exercício do Cargo de Lord High Admiral do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, &c.”). A última parte do nome oficial foi variando entre Inglaterra, Grã-Bretanha e Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte dependendo do período histórico.
Em 1964 as funções do Almirantado foram transferidas para um novo Conselho do Almirantado, o qual é um comitê do tripartido Conselho de Defesa do Reino Unido e parte do Ministério da Defesa. O novo Conselho do Almirantado reúne apenas duas vezes por ano e a Marinha Real é controlada quotidianamente por um Conselho da Marinha. Atualmente é invulgar que as diferentes autoridades a cargo da Marinha Real sejam designadas simplesmente como “O Almirantado”. (Fonte: Wikipédia)
Rogério P D Luz, amante de fotografia, residente em São Paulo, Brasil. Natural de Macau (ex-território português na China) e autor do site Projecto Memória Macaense e o site Imagens DaLuz/Velocidade.
Memória - Bandeira do Leal Senado - para nunca ser esquecida -CIDADE DO SANTO NOME DE DEUS DE MACAU, NÃO HÁ OUTRA MAIS LEAL- Esta é a antiga bandeira da cidade de Macau do tempo dos portugueses, e que foi substituída após a devolução para a China em Dezembro de 1999
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau (ex-território português na China por cerca de 440 anos e devolvida em 20/12/1999) sua história e sua gente.
Macaense – genericamente, a gente de Macau, nativa ou oriunda dos falantes da língua portuguesa, ou de outras origens, vivências e formação que assim se consideram e classificados como tal.
*Autoria de Rogério P.D. Luz,, macaense natural de Macau e residente no Brasil há mais de 40 anos.
Escrita: língua portuguesa mista do Brasil e de Portugal conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
cartaz de Ung Vai Meng
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
Hoje, 24 de Junho de 2022, comemora-se 400 anos de “A Maior Derrota dos Holandeses no Oriente” na sua tentativa de tomar Macau dos portugueses. Até a transição de soberania de Macau, de Portugal para a República Popular da China, em 20 de Dezembro de 1999, a data era comemorada como “DIA DE MACAU” ou “DIA DA […]
1 Aqueles bons tempos de Macau, que já não voltam mais, de peças teatrais com participação de macaenses, são recordadas por Jorge Eduardo (Giga) Robarts na sua página no Facebook. Com autorização do Giga, as imagens foram copiadas e editadas, inclusive seus textos. Fazem parte do seu acervo, bem como, partilhadas por seus amigos dessa […]
Nesta postagem, divulgamos duas histórias de Macau de autoria do Manuel V. Basílio, publicadas no Jornal Tribuna de Macau-JTM e que foram extraídas dos seus livros: A primeira viagem portuguesa no sul da China O primeiro acordo sino-português Nos artigos abaixo com os textos com ligação direta no JTM , clique em “continue reading” (continue […]
Comentários