Cronicas Macaenses

Blog-magazine de Rogério P. D. Luz, de cara nova

Pousada do Seminário Bom Jesus em Aparecida: os aposentos do Papa

Pousada do Bom Jesus, no Seminário em Aparecida do Norte-São Paulo

Pousada do Bom Jesus, no Seminário em Aparecida do Norte-São Paulo

No último dia 09 de Agosto de 2013, finalmente consegui realizar o meu grande desejo de conhecer e hospedar-me na Pousada do Bom Jesus, instalada no prédio frontal do Seminário de mesmo nome, que foi construído em 1894. Isto aconteceu na minha romaria de 2013 ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida. Na próxima postagem vou mostrar várias imagens internas e externas da Pousada inaugurada em 19 de Março de 2012,  e contar a incrível sensação de estar hospedado nela.

Além da hospedagem inesquecível no prédio histórico na cidade Aparecida do Norte, em São Paulo, onde está o Santuário, você ainda tem a oportunidade de conhecer a Ala Pontífica no 1º andar, onde se encontram instalados os aposentos do Papa, um refeitório privativo e uma pequena capela, além de sala de estar.

Quando o Papa Francisco esteve em Julho de 2013 para visitar o Santuário de Nossa Senhora Aparecida, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude no Rio, fez uma pausa no Seminário do Bom Jesus. e descansou brevemente nos aposentos. Antes, os Papas João Paulo II e Bento XVI também estiveram no Seminário, E sobre as visitas, leia o que o site da Arquidiocese de Aparecida nos conta a respeito e em seguida veja as fotos que fiz:

Papa João Paulo II – Em 04 de julho de 1980, o saudoso Papa João Paulo II, em sua primeira visita apostólica ao Brasil, esteve em Aparecida para sagrar a Basílica Nacional com o título de Basílica Menor. Na ocasião, o Seminário Bom Jesus teve a honra de receber Sua Santidade para um almoço com os seminaristas e padres da Arquidiocese, e hospedá-lo, por uma tarde, no mesmo quarto em que se hospedou o Papa Bento XVI, em visita a Aparecida em 2007.

Papa Bento XVI – Para receber o Papa Bento XVI, que visitou Aparecida por ocasião da V Conferência Geral dos Bispos da América Latina e do Caribe, o prédio Seminário passou por uma profunda reforma.  A obra foi custeada por meio de doações de benfeitores, empresários brasileiros  e entidades de  ajuda da Igreja na Europa.

Ao chegar ao Seminário, Bento XVI abençoou o prédio, assinou o livro de ouro e inaugurou os bustos dos dois Papas que passaram pelo local.

(fotografia de/photos by Rogério P.D. Luz)

Pousada Bom Jesus Aposentos do Papa (21)

Pousada Bom Jesus Aposentos do Papa (18)

Para a visita do Papa Bento XVI em 2007 a Aparecida foi construída no Seminário uma pequenina capela, uma suíte de 50m2, em cores claras, e um refeitório privativo.

Sala de estar onde além do quarto do Papa, também tem mais três quartos que são alugados quando a Pousada estiver lotada.  Quando o Papa estiver hospedado, nesses quartos ficam instalados seus assessores,

Sala de estar onde além do quarto do Papa, também tem mais três quartos que são alugados quando a Pousada estiver lotada. Quando o Papa estiver hospedado, nesses quartos ficam instalados seus assessores,

A imagem em cima do piano

A imagem de Nossa Senhora Aparecida em cima do piano

À esquerda a porta do quarto do Papa, e ao lado fica a pequena Capela.

Outra vista da sala, tendo à esquerda a porta do quarto do Papa, e ao lado fica a pequena Capela. O espaço ficou conhecido como “Ala Pontifícia” e está aberta a visitação para aqueles que se hospedam na Pousada do Bom Jesus.

Pousada Bom Jesus Aposentos do Papa (17)Pousada Bom Jesus Aposentos do Papa (19)

A pequena Capela onde Papa Bento XVI celebrou uma Eucaristia, conforme foto anterior.

A pequena Capela onde Papa Bento XVI presidiu uma Eucaristia, conforme foto anterior.

Refeitório exclusivo para o Papa

Refeitório privativo para o Papa

Mesa posta para o Papa

Mesa posta para o Papa

Pousada Bom Jesus Aposentos do Papa (22)

O quarto para o Papa.  A cama foi feita exclusivamente para o Papa Bento XVI, que foi o único que pernoitou, e foi fabricado conforme a sua estatura.

A suíte de 50m2 do Papa em cores claras. A cama foi feita exclusivamente para o Papa Bento XVI, que foi o único que pernoitou, e foi fabricada conforme a sua estatura.

Detalhe do lençol com o símbolo pontífico.

Detalhe do lençol com o brasão do Papa Francisco

Pousada Bom Jesus Aposentos do Papa (11)

Pousada Bom Jesus Aposentos do Papa (12)

Pousada Bom Jesus Aposentos do Papa (16)

A suíte foi instalada no antigo quarto que serviu para receber o papa João Paulo II em 1980. Os móveis e um tapete de sisal foram produzidos pelos alunos do Senai, SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial)

Pousada Bom Jesus Aposentos do Papa (10)

Conta-se que esta foto foi uma surpresa para o Papa Francisco.  Foi obtida dos seus parentes e colocado no quarto sem aviso prévio ao Papa.

Conta-se que esta foto familiar foi uma surpresa para o Papa Francisco, que está de pé vestido de batina. Foi obtida dos seus parentes e colocado no quarto sem aviso prévio ao Papa.

Pousada Bom Jesus Aposentos do Papa (15)

A foto familiar desperta curiosidade

Os aposentos do Papa estão no 1º andar no arco/janela em branco

Os aposentos do Papa estão no 1º andar no arco fechado e pintado em branco

Pousada Bom Jesus Aposentos do Papa (02)

* O site da Pousada do Bom Jesus está no – http://www.pousadadobomjesus.com/ – para sua reserva e hospedagem para retiro ou romaria ao Santuário distante 10 minutos a pé. O ambiente é agradável e familiar.  Em 09/08/2013, a diária para casal era de R$ 249,00. com café da manhã (pequeno almoço).  Consulte os preços para hospedagem nos dias de semana que podem ser inferiores que para os de fim de semana (6ª, sábado e domingo).

Papa Francisco chega ao Seminário Bom Jesus em Julho 2013 (foto do Google Imagens sem autor definido)

Papa Francisco chega ao Seminário Bom Jesus em Julho 2013 (foto do Google Imagens sem autor definido)

Veja o vídeo da TV Aparecida da chegada do Papa Francisco ao Seminário e Pousada do Bom Jesus:

*Dados das legendas das fotos: site da Arquidiocese de Aparecida

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Autoria do blog-magazine

Rogério P. D. Luz, macaense-português de Macau, ex-território português na China, radicado no Brasil por mais de 40 anos. Autor dos sites Projecto Memória Macaense e ImagensDaLuz.

Sobre

O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.

Pesquise por tema e localidade (ordem alfabética)

Últimas 150 postagens

Estatísticas do blog

  • 683,151 hits

Monitoramento de visitas – contagem desde 01/Nov/2011

free counters

Postagens recentes: Fotoblog do Projecto Memória Macaense

Vídeo “O silêncio de um bandolim” à memória de Adalberto Remédios

Vídeo “O silêncio de um bandolim” à memória de Adalberto Remédios

O que o Adalberto Remédios mais gostava era tocar o seu bandolim. Uma paixão desde jovem nos bons tempos antigos de Macau (ex-território português na China). Costumava tocar nas festas e atividades externas da Casa de Macau de São Paulo, formando um trio com o Clemente Badaraco (viola/violão/bandolim) e Manuel Ramos (baixo/percussão), até se mudar com […]

O Dia de Portugal na Macau portuguesa de 1973, em vídeo da RTP

O Dia de Portugal na Macau portuguesa de 1973, em vídeo da RTP

Outro vídeo da saudosa Macau sob administração portuguesa nas comemorações do Dia de Portugal em 1973, na época em que o governador era  o general Nobre de Carvalho . Faz parte dos arquivos da RTP Rádio e Televisão Portuguesa que foram disponibilizados ao público no seu aniversário de 70 anos. “Macau, Campo Desportivo 28 de […]

Vídeo ‘Macau 70’ da RTP mata saudades, assista …

Vídeo ‘Macau 70’ da RTP mata saudades, assista …

Viajar ao passado de Macau, dos belos tempos dos anos 60 e 70, é o que nos proporciona o vídeo “Macau 70”, produzido pela RTP Rádio e Televisão Portuguesa. A comemorar 70 anos, a RTP disponibilizou no seu website os arquivos para consulta ‘on-line‘ e Macau está presente numa das suas seções. Na apresentação do […]

%d blogueiros gostam disto: