Em 2020, devido à pandemia do coronavírus Covid-19, em 13 de Maio, Dia de Nossa Senhora de Fátima, todas as Igrejas estavam fechadas devido à quarentena forçada como forma de combate responsável à sua propagação.
Com isso, o Santuário de Fátima localizada em São Paulo, na Avenida Doutor Arnaldo, no bairro de Sumaré, não pode celebrar a data com missas o dia todo, procissão pelas ruas do seu entorno, festa no pátio com bancas de alimentação e outras atividades e serviços.
Este blog Crônicas Macaenses que vem fazendo divulgação da festa no Santuário desde 2013, até 2019, decidiu fazer uma retrospectiva resumida de imagens das celebrações, ano a ano, que tem a pretensão de matar as saudades e venerar Nossa Senhora de Fátima. Em cada quadro anual, clique no link do texto para ver a postagem completa com mais fotos. Que venha a festa de 2021 e que Nossa Senhora de Fátima proteja e livre o Brasil desta pandemia.
Publicação e fotografias de/photos by Rogério P D Luz
Postagem de 2013 – O 13 de Maio da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima de São Paulo
Com a Imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima vinda de Portugal
Postagem de 2014 – O 13 de Maio no Santuário de N. S. de Fátima em São Paulo
Com a Imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima vinda de Portugal
Postagem de 2015 – O dia 13 de Maio no Santuário de Fátima de São Paulo, em 2015
Com a Imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima vinda de Portugal
Postagem de 2016 – Santuário em S.Paulo celebra 99 anos da aparição de Nossa Senhora de Fátima
Comemoração de 100 anos da 1ª Aparição de Nossa Senhora de Fátima aos Três Pastorinhos, Lúcia, Francisco e Jacinta
12 de Maio – Chegada da Imagem Peregrina e Procissão de Velas
Postagem de 2017 – 100 Anos das Aparições de Fátima em São Paulo: chegada da imagem peregrina ao Santuário em Sumaré
13 de Maio – 100 Anos da 1ª Aparição de Nossa Senhora de Fátima aos 3 Pastorinhos
Com a Imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima vinda de Portugal
Postagem de 2017 – Comemoração dos 100 Anos das Aparições de Fátima no Santuário de São Paulo
Postagem de 2018 – Assim foi a celebração religiosa do 13 de Maio de Nossa Senhora de Fátima, em São Paulo
Com a Imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima vinda de Portugal
Postagem de 2019 – A celebração do dia de Nossa Senhora de Fátima no Santuário de São Paulo em 2019
Rogério P D Luz, amante de fotografia, residente em São Paulo, Brasil. Natural de Macau (ex-território português na China) e autor do site Projecto Memória Macaense e o site Imagens DaLuz/Velocidade.
Memória - Bandeira do Leal Senado - para nunca ser esquecida -CIDADE DO SANTO NOME DE DEUS DE MACAU, NÃO HÁ OUTRA MAIS LEAL- Esta é a antiga bandeira da cidade de Macau do tempo dos portugueses, e que foi substituída após a devolução para a China em Dezembro de 1999
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau (ex-território português na China por cerca de 440 anos e devolvida em 20/12/1999) sua história e sua gente.
Macaense – genericamente, a gente de Macau, nativa ou oriunda dos falantes da língua portuguesa, ou de outras origens, vivências e formação que assim se consideram e classificados como tal.
*Autoria de Rogério P.D. Luz,, macaense natural de Macau e residente no Brasil há mais de 40 anos.
Escrita: língua portuguesa mista do Brasil e de Portugal conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
cartaz de Ung Vai Meng
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
1 Aqueles bons tempos de Macau, que já não voltam mais, de peças teatrais com participação de macaenses, são recordadas por Jorge Eduardo (Giga) Robarts na sua página no Facebook. Com autorização do Giga, as imagens foram copiadas e editadas, inclusive seus textos. Fazem parte do seu acervo, bem como, partilhadas por seus amigos dessa […]
Nesta postagem, divulgamos duas histórias de Macau de autoria do Manuel V. Basílio, publicadas no Jornal Tribuna de Macau-JTM e que foram extraídas dos seus livros: A primeira viagem portuguesa no sul da China O primeiro acordo sino-português Nos artigos abaixo com os textos com ligação direta no JTM , clique em “continue reading” (continue […]
A recordar os tempos que antecederam a transição da soberania de Macau para a República Popular da China que ocorreu em 20 de Dezembro de 1999, transcrevemos em três postagens, as entrevistas concedidas ao Diário de Notícias em 1997 e que foram publicadas no antigo website A-Ma Gau – Ecos de Macau. Nesta postagem, a […]
Comentários