(Fotografia de/photos by Rogério P.D. Luz – clicar nas fotos menores para ampliar)
Novamente em 2015, a imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima veio de Portugal para participar da celebração do dia 13 de Maio, data da 1ª aparição da Virgem Maria aos três pastorinhos em Fátima, no Santuário de São Paulo.
Já se passaram 98 anos, desde 1917, e já se cria grande expectativa do que se avizinha os 100 anos da data. Na homilia d missa, foi comunicado que em 2016 a imagem peregrina voltará ao Santuário de Fátima de São Paulo, localizada na Avenida Dr. Arnaldo, e permanecerá no Brasil até 2017 para esta importante comemoração do centésimo ano da aparição.
Ao longo do dia, como de costume, houve celebração de missa de hora em hora e à medida que avançava o dia o número de fiéis aumentava, ficando a igreja totalmente lotada. Filas se formavam para orações ao pé das duas imagens de Nossa Senhora. Era bonito e emocionante de se ver a fé e devoção dos fiéis.
Do lado de fora do templo, no pátio, muito concorrido estavam as barracas de venda de guloseimas, alimentos e lembranças, como doces portugueses, bolinhos de bacalhau, alheira e linguiça portuguesa, ou se quem quisesse comer um delicioso sanduíche de pernil ou hot dog, saborear um caldo verde, ou bolos caseiros. Belas imagens de Nossa Senhora de Fátima também estavam disponíveis para quem quisesse comprar para sua residência, ou toalhas de mesa portuguesa com o tradicional galo de Barcelos. De um modo, os preços eram acessíveis, tanto que se esgotaram os doces portugueses logo no início da noite, enquanto que os colaboradores não davam conta de tanto fritar os disputados bolinhos de bacalhau vendidos a R$ 3,00 a unidade ou duas por R$ 5,00, e estavam bem deliciosos.
Nas barracas havia um cartaz “Nosso serviço é? Doação !!!”, que tinha o objetivo de explicar às pessoas que os colaboradores atrás do balcão eram meramente colaboradores, que doavam seu trabalho gratuitamente para a igreja. Havia quem imaginasse que o negócio era explorado comercialmente, mas quem adquiria os produtos era a igreja e os colaboradores ajudavam a vendê-los.
Às 14 horas, pontualmente, deu-se início à procissão que se realizou com a imagem peregrina, e novamente viu-se a total ausência do poder público para controle do trânsito, tanto da Prefeitura como do Governo do Estado. A solução foi a ajuda de voluntários para a tarefa e na movimentada avenida o andor circulava pela calçada com vários obstáculos e mal cuidada como a maioria das vias da cidade. Depois nas vias transversais a procissão podia prosseguir pela via de circulação de veículos.
Seguida por grande número de fiéis que entoavam cânticos e rezavam o terço, a procissão contornou o quarteiro arborizado diante da Igreja, com paradas para orações inclusive numa creche da paróquia de onde várias crianças vestidas de pastorinhos receberam a imagem da Santa, o que motivou inúmeros cliques de fotografia de celulares.
Cumprido o percurso da procissão, a imagem de Nossa Senhora foi recebida com papel picado e muitos aplausos, enquanto cânticos religiosos se ouvia no interior da igreja superlotada de fiéis, cânticos religiosos entoados por um coral. A última missa foi realizada às 20 horas, ficando a expectativa para a celebração dos 99 anos da aparição da Virgem Maria para o ano de 2016.
O início da procissão com a imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima
Rogério P D Luz, amante de fotografia, residente em São Paulo, Brasil. Natural de Macau (ex-território português na China) e autor do site Projecto Memória Macaense e o site Imagens DaLuz/Velocidade.
Memória - Bandeira do Leal Senado - para nunca ser esquecida -CIDADE DO SANTO NOME DE DEUS DE MACAU, NÃO HÁ OUTRA MAIS LEAL- Esta é a antiga bandeira da cidade de Macau do tempo dos portugueses, e que foi substituída após a devolução para a China em Dezembro de 1999
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau (ex-território português na China por cerca de 440 anos e devolvida em 20/12/1999) sua história e sua gente.
Macaense – genericamente, a gente de Macau, nativa ou oriunda dos falantes da língua portuguesa, ou de outras origens, vivências e formação que assim se consideram e classificados como tal.
*Autoria de Rogério P.D. Luz,, macaense natural de Macau e residente no Brasil há mais de 40 anos.
Escrita: língua portuguesa mista do Brasil e de Portugal conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
cartaz de Ung Vai Meng
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
Hoje, 24 de Junho de 2022, comemora-se 400 anos de “A Maior Derrota dos Holandeses no Oriente” na sua tentativa de tomar Macau dos portugueses. Até a transição de soberania de Macau, de Portugal para a República Popular da China, em 20 de Dezembro de 1999, a data era comemorada como “DIA DE MACAU” ou “DIA DA […]
1 Aqueles bons tempos de Macau, que já não voltam mais, de peças teatrais com participação de macaenses, são recordadas por Jorge Eduardo (Giga) Robarts na sua página no Facebook. Com autorização do Giga, as imagens foram copiadas e editadas, inclusive seus textos. Fazem parte do seu acervo, bem como, partilhadas por seus amigos dessa […]
Nesta postagem, divulgamos duas histórias de Macau de autoria do Manuel V. Basílio, publicadas no Jornal Tribuna de Macau-JTM e que foram extraídas dos seus livros: A primeira viagem portuguesa no sul da China O primeiro acordo sino-português Nos artigos abaixo com os textos com ligação direta no JTM , clique em “continue reading” (continue […]
Pingback: Santuário de Fátima em São Paulo de 2013 a 2019: recordando as comemorações do Dia de Nossa Senhora de Fátima | Cronicas Macaenses
Dias maravilhosos de muito amor e fé, e que eles permaneçam para sempre em nossas vidas.
Parabéns a todas as pessoas que de uma maneira ou de outra,contribuíram para a realização desta linda festa.Obrigado NOSSA SENHORA DE FÁTIMA por existir em nossas vidas.