Cronicas Macaenses

Blog-magazine de Rogério P. D. Luz, de cara nova

O dia 13 de Maio no Santuário de Fátima de São Paulo, em 2015

13 de Maio Santuario N.S.Fatima em Sao Paulo (02)

(Fotografia de/photos by Rogério P.D. Luz – clicar nas fotos menores para ampliar)

Novamente em 2015, a imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima veio de Portugal para participar da celebração do dia 13 de Maio, data da 1ª aparição da Virgem Maria aos três pastorinhos em Fátima, no Santuário de São Paulo.

Já se passaram 98 anos, desde 1917, e já se cria grande expectativa do que se avizinha os 100 anos da data.  Na homilia d missa, foi comunicado que em 2016 a imagem peregrina voltará ao Santuário de Fátima de São Paulo, localizada na Avenida Dr. Arnaldo, e permanecerá no Brasil até 2017 para esta importante comemoração do centésimo ano da aparição.

Ao longo do dia, como de costume, houve celebração de missa de hora em hora e à medida que avançava o dia o número de fiéis aumentava, ficando a igreja totalmente lotada. Filas se formavam para orações ao pé das duas imagens de Nossa Senhora. Era bonito e emocionante de se ver a fé e devoção dos fiéis.

13 de Maio Santuario N.S.Fatima em Sao Paulo (16)

Do lado de fora do templo, no pátio, muito concorrido estavam as barracas de venda de guloseimas, alimentos e lembranças, como doces portugueses, bolinhos de bacalhau, alheira e linguiça portuguesa, ou se quem quisesse comer um delicioso sanduíche de pernil ou hot dog, saborear um caldo verde, ou bolos caseiros. Belas imagens de Nossa Senhora de Fátima também estavam disponíveis para quem quisesse comprar para sua residência, ou toalhas de mesa portuguesa com o tradicional galo de Barcelos. De um modo, os preços eram acessíveis, tanto que se esgotaram os doces portugueses logo no início da noite, enquanto que os colaboradores não davam conta de tanto fritar os disputados bolinhos de bacalhau vendidos a R$ 3,00 a unidade ou duas por R$ 5,00, e estavam bem deliciosos.

13 de Maio Santuario N.S.Fatima em Sao Paulo (23)

Nas barracas havia um cartaz “Nosso serviço é? Doação !!!”, que tinha o objetivo de explicar às pessoas que os colaboradores atrás do balcão eram meramente colaboradores, que doavam seu trabalho gratuitamente para a igreja. Havia quem imaginasse que o negócio era explorado comercialmente, mas quem adquiria os produtos era a igreja e os colaboradores ajudavam a vendê-los.

Às 14 horas, pontualmente, deu-se início à procissão que se realizou com a imagem peregrina, e novamente viu-se a total ausência do poder público para controle do trânsito, tanto da Prefeitura como do Governo do Estado. A solução foi a ajuda de voluntários para a tarefa e na movimentada avenida o andor circulava pela calçada com vários obstáculos e mal cuidada como a maioria das vias da cidade. Depois nas vias transversais a procissão podia prosseguir pela via de circulação de veículos.

13 de Maio Santuario N.S.Fatima em Sao Paulo (01)

Seguida por grande número de fiéis que entoavam cânticos e rezavam o terço, a procissão contornou o quarteiro arborizado diante da Igreja, com paradas para orações inclusive numa creche da paróquia de onde várias crianças vestidas de pastorinhos receberam a imagem da Santa, o que motivou inúmeros cliques de fotografia de celulares.

13 de Maio Santuario N.S.Fatima em Sao Paulo (26)

Cumprido o percurso da procissão, a imagem de Nossa Senhora foi recebida com papel picado e muitos aplausos, enquanto cânticos religiosos se ouvia no interior da igreja superlotada de fiéis, cânticos religiosos entoados por um coral. A última missa foi realizada às 20 horas, ficando a expectativa para a celebração dos 99 anos da aparição da Virgem Maria para o ano de 2016.

13 de Maio Santuario N.S.Fatima em Sao Paulo (03)

13 de Maio Santuario N.S.Fatima em Sao Paulo (10)

13 de Maio Santuario N.S.Fatima em Sao Paulo (08)

13 de Maio Santuario N.S.Fatima em Sao Paulo (15)

O início da procissão com a imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima

13 de Maio Santuario N.S.Fatima em Sao Paulo (25)

13 de Maio Santuario N.S.Fatima em Sao Paulo (32)

13 de Maio Santuario N.S.Fatima em Sao Paulo (22)

Panorama base editado divulgacao 1100px

Anúncios

Um comentário em “O dia 13 de Maio no Santuário de Fátima de São Paulo, em 2015

  1. gina
    21/05/2015

    Dias maravilhosos de muito amor e fé, e que eles permaneçam para sempre em nossas vidas.
    Parabéns a todas as pessoas que de uma maneira ou de outra,contribuíram para a realização desta linda festa.Obrigado NOSSA SENHORA DE FÁTIMA por existir em nossas vidas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Autoria do blog-magazine

Rogério P. D. Luz, macaense-português de Macau, ex-território português na China, radicado no Brasil por mais de 40 anos. Autor dos sites Projecto Memória Macaense e ImagensDaLuz.

Sobre

O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.

Pesquise por tema e localidade (ordem alfabética)

Últimas 150 postagens

Estatísticas do blog

  • 695,652 hits

Monitoramento de visitas – contagem desde 01/Nov/2011

free counters

Postagens recentes: Fotoblog do Projecto Memória Macaense

Memórias de S.Paulo 2006 – festa de aniversário da Casa de Macau

Memórias de S.Paulo 2006 – festa de aniversário da Casa de Macau

Passaram-se 11 anos, não parece muito, mas vários conterrâneos e amigos nas fotos que publico da festa do 17º aniversário da Casa de Macau de São Paulo em 2006, promovida em 29 de julho, não estão mais conosco. Ficaram os bons momentos registrados da boa confraternização. Vale um momento de reflexão para sempre procurarmos um […]

Vídeo “O silêncio de um bandolim” à memória de Adalberto Remédios

Vídeo “O silêncio de um bandolim” à memória de Adalberto Remédios

O que o Adalberto Remédios mais gostava era tocar o seu bandolim. Uma paixão desde jovem nos bons tempos antigos de Macau (ex-território português na China). Costumava tocar nas festas e atividades externas da Casa de Macau de São Paulo, formando um trio com o Clemente Badaraco (viola/violão/bandolim) e Manuel Ramos (baixo/percussão), até se mudar com […]

O Dia de Portugal na Macau portuguesa de 1973, em vídeo da RTP

O Dia de Portugal na Macau portuguesa de 1973, em vídeo da RTP

Outro vídeo da saudosa Macau sob administração portuguesa nas comemorações do Dia de Portugal em 1973, na época em que o governador era  o general Nobre de Carvalho . Faz parte dos arquivos da RTP Rádio e Televisão Portuguesa que foram disponibilizados ao público no seu aniversário de 70 anos. “Macau, Campo Desportivo 28 de […]

%d blogueiros gostam disto: