Rogério P D Luz, amante de fotografia, residente em São Paulo, Brasil. Natural de Macau (ex-território português na China) e autor do site Projecto Memória Macaense e o site Imagens DaLuz/Velocidade.
Memória - Bandeira do Leal Senado - para nunca ser esquecida -CIDADE DO SANTO NOME DE DEUS DE MACAU, NÃO HÁ OUTRA MAIS LEAL- Esta é a antiga bandeira da cidade de Macau do tempo dos portugueses, e que foi substituída após a devolução para a China em Dezembro de 1999
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau (ex-território português na China por cerca de 440 anos e devolvida em 20/12/1999) sua história e sua gente.
Macaense – genericamente, a gente de Macau, nativa ou oriunda dos falantes da língua portuguesa, ou de outras origens, vivências e formação que assim se consideram e classificados como tal.
*Autoria de Rogério P.D. Luz,, macaense natural de Macau e residente no Brasil há mais de 40 anos.
Escrita: língua portuguesa mista do Brasil e de Portugal conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
cartaz de Ung Vai Meng
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
Páginas digitalizadas do Anuário de Macau, Ano de 1962, o que aparentemente foi o último da série, ficamos aqui a conhecer quem eram as pessoas que ocuparam cargos no – Governo da Província e Repartições Públicas. Mesmo passados mais de 60 anos, agora que estamos na década com início em 2020, muitos nomes ainda estão […]
Hoje, 24 de Junho de 2022, comemora-se 400 anos de “A Maior Derrota dos Holandeses no Oriente” na sua tentativa de tomar Macau dos portugueses. Até a transição de soberania de Macau, de Portugal para a República Popular da China, em 20 de Dezembro de 1999, a data era comemorada como “DIA DE MACAU” ou “DIA DA […]
1 Aqueles bons tempos de Macau, que já não voltam mais, de peças teatrais com participação de macaenses, são recordadas por Jorge Eduardo (Giga) Robarts na sua página no Facebook. Com autorização do Giga, as imagens foram copiadas e editadas, inclusive seus textos. Fazem parte do seu acervo, bem como, partilhadas por seus amigos dessa […]
Prezado Rogério, admirei muito seu blog. Tenho uma página tambem sobre viagens e lugares maravilhosos. http://www.facebook.com/pequenosparaisos77
Te convido a nos seguir e divulgar para seus seguidores também
Estive em Monte Sião, porem infelizmente nao registrei nenhuma foto da Igreja Nossa senhora da medalha milagrosa. Então, citei seu blog la na pagina, assim quem tiver curiosidades, alme de lindas fotos verão muitas explicações sobre a Igreja.
Parabéns pelo seu trabalho no blog,
Valeria de @pequenosparaisos77
Obrigado Valéria. Já vi a sua boa página no FB, gostei e curti. Abraços
Ola… Tenho uma conta no instagram (https://www.instagram.com/instaaparecidasp/) que homenageia a cidade de Aparecida.. São fotos minhas e tbm de pessoas como vc, que fotografam divinamente.. Vc tem instagram? Gostaria de saber se posso repostar uma foto sua e te dar os creditos?
Está certo Jessica. Não uso instagram apesar de ter conta mas não faço postagens. Rogério P D Luz
Caro Rogério, Aqui João Paulo Meneses, jornalista. Estou a preparar para a Revista Macau um trabalho sobre a origem (e a polémica) do nome de Macau no Rio Grande do Norte (Brasil). Sempre chegou a visitar a zona? Obrigado
Olá João Menezes, agradeço o contacto e o interesse. Segue a conversa por email e o contributo deste blog para o seu trabalho. Abraço, Rogério Luz
Caro Rogério. Aqui joão paulo meneses, jornalista/correspondente da imprensa de Macau em Portugal. Li este seu texto https://cronicasmacaenses.com/2013/09/14/a-estatua-do-coronel-mesquita-esta-na-vila-nova-de-gaia-portugal-sera/ e gostaria de saber se me poderia fornecer alguma indicação sobre a morada, no sentido de me deslocar ao local e poder confirmar a situação? Obrigado (putaoya@hotmail.com)
PRECISO DO CONTATO DO FRED RITCHIE!! SERA QUE ALGUEM PODERIA ME AJUDAR? MEU EMAIL E carlosponey@hotmail.com
José Inácio de Andrade, nasceu na Ilha de Santa Maria Açores a 20 de Outubro de 1779.
Olá o meu nome é Denise, vivo em Macau, gostaria de entrar em contacto com os elementos da banda The Thunders (Os Trovões), poderia me ajudar? Obrigada. Denise
Obrigado Denise pelo contato e já foi informado para o seu e-mail. Abraço
Caro Sr. Rogério Luz,
Fui para Macau com 2 anos de idade, em 1966, pois o meu pai era militar…e como tal eu e os meus vizinhos do bairro militar da Av. Dr. Rodrigo Rodrigues, íamos muitas vezes brincar para a colina da Guia, nomeadamente para os túneis aí existentes.
Para além desses, sei da existência de outros túneis em Macau e quando era miúdo ouvi muitas espéculações de outros tantos que existiríam, nomeadamente um que ía do Colégio de Stª Rosa de Lima – onde fiz a primária e fui acólito – até à zona da fortaleza do Monte.
Sempre me despertou alguma curiosidade, sobre a existência desses túneis, (fins militares?) e gostaria de saber se tem algum conhecimento sobre eles e/ou se já escreveu algum artigo sobre os mesmos.
Com os melhores cumprimentos,
Isaías Rosário
Olá Isaías, obrigado pelo comentário de um assunto pouco divulgado. Não tive oportunidade ainda de ver alguma publicação a respeito, embora se não estou enganado, há uns tempos atrás falou-se algo no JTM. Lembro-me quando ainda residente em Macau na juventude, achava com meus colegas os locais interessante para brincadeiras, especialmente as trincheiras da Penha. Nem ligavamos para o factor histórico. Se achar algo a respeito farei postagem com toda certeza, pois também estou curioso. Grande abraço e até suas notícias do próximo GPM que penso irá ter alguma participação, seja na rádio ou a bordo de um carro de competição. Rogério
Prezado Rogerio:
Poderias me informar o paradeiro do Chico marques,foi meu chefe na swissair -depto de carga de perdi o contato desde que me mudei para lins-sp>mais um favor repassa de novo oteu e mail.
Abraços
Joaquim M. Alves ou juni
Lins-SP
Caro Rogério da Luz
Acabei de ler o seu texto sobre a proposta reedição das Familias Macaenses, que muito agradeço. O seu contributo vai seguramente alertar muitos dos seu leitores para a colaboração que eu lhes peço.
Gostaria somente de esclarecer que enviei um texto em Português para todas as Casas de Macau de língua portuguesa (Lisboa, São Paulo e Rio de Janeiro) e em inglês para as outras (Vancouver, Toronto, Califórnia, Austrália e Club Lusitano de HK). Como hoje tudo circula à velocidade da luz, é natural que também tenham recebido uma versão inglesa enviada pelo meu amigo Toneco Pacheco Jorge Silva, que está a ajudar-me a divulgar o projecto e tem colaborado comigo na obtenção de fotografias
A sua sugestão de incluir um endereço postal é muito boa – aqui fica – Rua da Sé, 26, 9700-191 Angra do Heroísmo, Açores, Portugal.
Conto também com a sua colaboração para completar o capítulo da sua família -e, naturalmente se tiver alguma fotografia dos seus avós, será muita bemvinda.
Cordialmente
Jorge Forjaz
Agradeço a tua mensagem e fico satisfeito que a postagem tenha chegado ao teu alcance, e agora vejo que foi matéria no Jornal Tribuna de Macau. Irei tomar um tempo para reunir material para dar o meu contributo. Grande abraço, sucesso e um excelente trabalho, e obrigado pela visita a este blogue. Rogério Luz
Olá a Todos.
Procuro uma colega de escola do Ciclo Preparatório de Vila Franca de Xira em Portugal, que era de Macau e teve que voltar para Macau, isto em 1984/1985. Mais tarde foi Miss Fotogenia em Macau, o nome dela de solteira é Adelaide Maria Lei Ferreira. Quem souber do paradeiro da mesma agradeço informações para: joao.gravito@gmail.com
Olá, não sei se já encontrou a Adelaide Ferreira, mas aqui vai o contacto pelo Facebook: https://www.facebook.com/adelaide.ferreira.3760?fref=ts
A todos os que levam Macau e a lusofonia no coração, excelente 2.013.
Também, tenha um excelente 2013
Achei o seu simpático blog quando procurava curiosidades sobre a História de Macau, onde o meu bisavô esteve como oficial da armada portuguesa por volta de 1870. Hoje moro no Rio de Janeiro, mas sou português de Lisboa. O meu pai era amigo do Doutor Carlos Estorninho, do Instituto Britânico, que deve ser de sua família. Também o conheci. Já deve ter falecido. Era um homem muito simpático e inteligente. Tinha um filho um pouco mais velho que eu, que perdi de vista.
Cordiais saudações
Pedro de Souza
Agradeço Pedro. Muito interessante o seu histórico. O meu parentesco com a família Estorninho vem do casamento da minha tia, irmã do meu pai, com Jorge Estorninho. Saudações e um abraço!
Olá Rogério,
Parabéns pelo blog, o conteúdo aqui disponibilizado é muito interessante. Moro no Rio e visitei Macau recentemente. Gostaria de convidá-lo a visitar uma página do fórum Skyscrapercity onde postei diversas fotos tiradas durante minha visita, mostrando o centro histórico e alguns lugares em Taipa.
O endereço é http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1505324 . Tentei ser o mais exato possível no nome das ruas e lugares, mas toda correção será muito bem-vinda!
Abraços,
meu nome é Shirley moro em Bicas MG..sou agente de pastoral e gostaria muito q vc me ajudasse montar uma missa no dia de NOSSA SENHORA DE FÁTIMA aguardo resposta abraços….
Olá Shirley, fico feliz com o alcance do meu blog que chegou a Minas. Sou devoto de N.S.Fátima, mas não sei como te ajudar pois moro em SP e nunca fiz isso, e o meu trabalho aqui está mais para divulgar e comentar. Se eu puder contribuir de uma outra forma, à distância e no que for dentro das minhas possibilidades, favor me consulte pelo e-mail publicado em autor. Espero que de uma forma ou outra você consiga realizar a sua bela pretensão. Sucesso e um abraço!
Olá Rogério,
Felicito-o por este espaço que é uma “memória” para todos nós.
Gostaria de fazer um reparo sobre um artigo que publicou – “Jorge Rangel: Mais um depoiamento sobre o 1-2-3” – Este artigo foi extraído do livro “Há biscoitos no armário” que é sobre a biografia da minha Mãe, que foi professora de francês em Macau (e professora do Jorge Rangel) e foi uma oferta dos filhos pelos seus 90 anos em Outubro de 2011. O autor desta obra foi JORGE PINHEIRO. Posso facultar-lhe um exemplar deste livro com muito gosto. Fará o favor de me indicar uma morada para o meu gmail.
Agradeço que faça a devida correcção.
Cumprimentos
Prezada Maria Isabel Machado Fonseca, agradeço as tuas felicitações e a mensagem. Publiquei-a no início daquela postagem para os devidos esclarecimentos. Fico feliz que este blogue seja da tua leitura. Um abraço!
Olá Rogério, parabéns pelo projeto.
Sou produtora da TV Longevidade, uma webtv voltada para a terceira idade.
Gostaria de produzir uma matéria sobre a comunidade de vocês, achei muito interessante a história e acredito que muitos não a conhecem.
Também achei muito bacana uma apresentação do grupo teatral de vocês que vi no youtube, a “Dança” dos idosos.
Gostaria de saber se nossa equipe pode fazer uma entrevista com vocês na comunidade e com o pessoal do grupo teatral.
Se quiser dar uma olhada em nosso trabalho, acesse: http://www.tvlongevidade.com.br
Segue também meu contato: kyrianmello@videologia.com.br
Fico no aguardo.
Obrigada!
Olá Kyrian, muito agradecido pela referência ao projeto e uma satisfação que a minha publicação tenha chegado ao seu conhecimento. Quanto ao seu questionamento, vou encaminhá-lo para a diretoria da Casa de Macau pois não faço parte da direção, apenas o seu associado. Espero que dê certo. Apreciei bem o vosso trabalho no site. Parabéns!!!
Alberto Guterres – Sydney Australia
Passei uns momentos muito interessante com o seu website. A minha familia e de HongKong mas eu fui educado em Lisboa apos a II Guerra Mundial. Parabens e continue com esse website de grande interesse para todos Macaenses quer de qualquer parte do mundo. Parabens pelo informativo website .
Um grande prazer ter a tua mensagem e ler palavras de incentivo, pois passados 8 anos do PMM isto é muito importante. Grande abraço!
Olá,
Apreciei a indicação da existência duma web cam que possibilita a visão da Capelinha durante as 24H do dia. Trata-se dum projecto que não tem sido muito divulgado. Não sei se sabe, mas devido à web cam e aos pedidos que foram feitos ao Santuário, houve uma alteração dos procedimentos, pois a imagem de Nossa Senhora, era retirada pelas 03H00 e regressava de novo, pelas 07H00. Agora não, ficar sempre nas 24 horas, para não haver problema com os fusos horários.
Aproveito para lhe indicar uma agência de viagens de turismo religioso, com um excelente tour desde Lisboa a Fátima, onde levam as pessoas como peregrinos e não como turistas. O contacto é info@magnificat-tours.com. Têm uma página no FaceBook.
Um abraço,
Muito agradecido pela informação Miguel Mota. Abraços!
Que bom seria se o Rio de Janeiro ainda fosse assim….! Inocencia,educação..boas pessoas. Eu tambem tenho saudades. Veja o filme…muito bom..! Rio de Janeiro em 1936…nem vc era nascido…muito menos eu .
Divirta-se
Oi..
Nas minhas navegações pela internet encontrei videos no You Tube de aulas de Mandarin e Cantones.Sabe, achei interessante..!!! Não sei se a pronuncia chinesa do rapaz é boa,
mas vale apena conferir até por que no link abaixo ele da uma explicação bem boa da origem do nome Macau ( O’Moon ).Fica aí mas uma dica.
Oi Ana, vi no canal dele que é francês o apresentador. De fato ele tem uma ótima pronúncia, apesar de eu estar muito ruim no meu chinês-cantonense, essas coisas de não praticar e como lamento profundamente, apesar de que, quando ainda morava lá, não falava muito a língua. Muito boa a sua dica, grato !!!