Cronicas Macaenses

Blog-magazine de Rogério P. D. Luz, de cara nova

Contato/Mensagem

Neste espaço, deixe a sua mensagem/comentário

32 comentários em “Contato/Mensagem

  1. Ana
    20/07/2011

    Oi..
    Nas minhas navegações pela internet encontrei videos no You Tube de aulas de Mandarin e Cantones.Sabe, achei interessante..!!! Não sei se a pronuncia chinesa do rapaz é boa,
    mas vale apena conferir até por que no link abaixo ele da uma explicação bem boa da origem do nome Macau ( O’Moon ).Fica aí mas uma dica.

    • Oi Ana, vi no canal dele que é francês o apresentador. De fato ele tem uma ótima pronúncia, apesar de eu estar muito ruim no meu chinês-cantonense, essas coisas de não praticar e como lamento profundamente, apesar de que, quando ainda morava lá, não falava muito a língua. Muito boa a sua dica, grato !!!

  2. Ana
    04/09/2011

    Que bom seria se o Rio de Janeiro ainda fosse assim….! Inocencia,educação..boas pessoas. Eu tambem tenho saudades. Veja o filme…muito bom..! Rio de Janeiro em 1936…nem vc era nascido…muito menos eu .
    Divirta-se

  3. Miguel Mota
    13/09/2011

    Olá,
    Apreciei a indicação da existência duma web cam que possibilita a visão da Capelinha durante as 24H do dia. Trata-se dum projecto que não tem sido muito divulgado. Não sei se sabe, mas devido à web cam e aos pedidos que foram feitos ao Santuário, houve uma alteração dos procedimentos, pois a imagem de Nossa Senhora, era retirada pelas 03H00 e regressava de novo, pelas 07H00. Agora não, ficar sempre nas 24 horas, para não haver problema com os fusos horários.
    Aproveito para lhe indicar uma agência de viagens de turismo religioso, com um excelente tour desde Lisboa a Fátima, onde levam as pessoas como peregrinos e não como turistas. O contacto é info@magnificat-tours.com. Têm uma página no FaceBook.
    Um abraço,

  4. alberto m. guterres
    06/10/2011

    Alberto Guterres – Sydney Australia
    Passei uns momentos muito interessante com o seu website. A minha familia e de HongKong mas eu fui educado em Lisboa apos a II Guerra Mundial. Parabens e continue com esse website de grande interesse para todos Macaenses quer de qualquer parte do mundo. Parabens pelo informativo website .

    • Um grande prazer ter a tua mensagem e ler palavras de incentivo, pois passados 8 anos do PMM isto é muito importante. Grande abraço!

  5. Tv Longevidade
    18/01/2012

    Olá Rogério, parabéns pelo projeto.

    Sou produtora da TV Longevidade, uma webtv voltada para a terceira idade.

    Gostaria de produzir uma matéria sobre a comunidade de vocês, achei muito interessante a história e acredito que muitos não a conhecem.

    Também achei muito bacana uma apresentação do grupo teatral de vocês que vi no youtube, a “Dança” dos idosos.

    Gostaria de saber se nossa equipe pode fazer uma entrevista com vocês na comunidade e com o pessoal do grupo teatral.

    Se quiser dar uma olhada em nosso trabalho, acesse: http://www.tvlongevidade.com.br

    Segue também meu contato: kyrianmello@videologia.com.br

    Fico no aguardo.

    Obrigada!

    • Olá Kyrian, muito agradecido pela referência ao projeto e uma satisfação que a minha publicação tenha chegado ao seu conhecimento. Quanto ao seu questionamento, vou encaminhá-lo para a diretoria da Casa de Macau pois não faço parte da direção, apenas o seu associado. Espero que dê certo. Apreciei bem o vosso trabalho no site. Parabéns!!!

  6. Maria Isabel Machado Fonseca
    09/02/2012

    Olá Rogério,
    Felicito-o por este espaço que é uma “memória” para todos nós.
    Gostaria de fazer um reparo sobre um artigo que publicou – “Jorge Rangel: Mais um depoiamento sobre o 1-2-3” – Este artigo foi extraído do livro “Há biscoitos no armário” que é sobre a biografia da minha Mãe, que foi professora de francês em Macau (e professora do Jorge Rangel) e foi uma oferta dos filhos pelos seus 90 anos em Outubro de 2011. O autor desta obra foi JORGE PINHEIRO. Posso facultar-lhe um exemplar deste livro com muito gosto. Fará o favor de me indicar uma morada para o meu gmail.
    Agradeço que faça a devida correcção.
    Cumprimentos

    • Prezada Maria Isabel Machado Fonseca, agradeço as tuas felicitações e a mensagem. Publiquei-a no início daquela postagem para os devidos esclarecimentos. Fico feliz que este blogue seja da tua leitura. Um abraço!

  7. shirley
    24/03/2012

    meu nome é Shirley moro em Bicas MG..sou agente de pastoral e gostaria muito q vc me ajudasse montar uma missa no dia de NOSSA SENHORA DE FÁTIMA aguardo resposta abraços….

    • Olá Shirley, fico feliz com o alcance do meu blog que chegou a Minas. Sou devoto de N.S.Fátima, mas não sei como te ajudar pois moro em SP e nunca fiz isso, e o meu trabalho aqui está mais para divulgar e comentar. Se eu puder contribuir de uma outra forma, à distância e no que for dentro das minhas possibilidades, favor me consulte pelo e-mail publicado em autor. Espero que de uma forma ou outra você consiga realizar a sua bela pretensão. Sucesso e um abraço!

  8. Pietro Ferreira
    16/04/2012

    Olá Rogério,

    Parabéns pelo blog, o conteúdo aqui disponibilizado é muito interessante. Moro no Rio e visitei Macau recentemente. Gostaria de convidá-lo a visitar uma página do fórum Skyscrapercity onde postei diversas fotos tiradas durante minha visita, mostrando o centro histórico e alguns lugares em Taipa.

    O endereço é http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1505324 . Tentei ser o mais exato possível no nome das ruas e lugares, mas toda correção será muito bem-vinda!

    Abraços,

  9. Pedro de Souza
    08/05/2012

    Achei o seu simpático blog quando procurava curiosidades sobre a História de Macau, onde o meu bisavô esteve como oficial da armada portuguesa por volta de 1870. Hoje moro no Rio de Janeiro, mas sou português de Lisboa. O meu pai era amigo do Doutor Carlos Estorninho, do Instituto Britânico, que deve ser de sua família. Também o conheci. Já deve ter falecido. Era um homem muito simpático e inteligente. Tinha um filho um pouco mais velho que eu, que perdi de vista.
    Cordiais saudações

    Pedro de Souza

    • Agradeço Pedro. Muito interessante o seu histórico. O meu parentesco com a família Estorninho vem do casamento da minha tia, irmã do meu pai, com Jorge Estorninho. Saudações e um abraço!

  10. Prof.Dr. Carlos Eduardo Abbud
    21/12/2012

    A todos os que levam Macau e a lusofonia no coração, excelente 2.013.

  11. João Gravito
    25/12/2012

    Olá a Todos.
    Procuro uma colega de escola do Ciclo Preparatório de Vila Franca de Xira em Portugal, que era de Macau e teve que voltar para Macau, isto em 1984/1985. Mais tarde foi Miss Fotogenia em Macau, o nome dela de solteira é Adelaide Maria Lei Ferreira. Quem souber do paradeiro da mesma agradeço informações para: joao.gravito@gmail.com

  12. Jorge Forjaz
    04/02/2015

    Caro Rogério da Luz
    Acabei de ler o seu texto sobre a proposta reedição das Familias Macaenses, que muito agradeço. O seu contributo vai seguramente alertar muitos dos seu leitores para a colaboração que eu lhes peço.
    Gostaria somente de esclarecer que enviei um texto em Português para todas as Casas de Macau de língua portuguesa (Lisboa, São Paulo e Rio de Janeiro) e em inglês para as outras (Vancouver, Toronto, Califórnia, Austrália e Club Lusitano de HK). Como hoje tudo circula à velocidade da luz, é natural que também tenham recebido uma versão inglesa enviada pelo meu amigo Toneco Pacheco Jorge Silva, que está a ajudar-me a divulgar o projecto e tem colaborado comigo na obtenção de fotografias

    A sua sugestão de incluir um endereço postal é muito boa – aqui fica – Rua da Sé, 26, 9700-191 Angra do Heroísmo, Açores, Portugal.

    Conto também com a sua colaboração para completar o capítulo da sua família -e, naturalmente se tiver alguma fotografia dos seus avós, será muita bemvinda.
    Cordialmente
    Jorge Forjaz

    • Agradeço a tua mensagem e fico satisfeito que a postagem tenha chegado ao teu alcance, e agora vejo que foi matéria no Jornal Tribuna de Macau. Irei tomar um tempo para reunir material para dar o meu contributo. Grande abraço, sucesso e um excelente trabalho, e obrigado pela visita a este blogue. Rogério Luz

  13. Joaquim ou Juni M. alves
    04/03/2015

    Prezado Rogerio:
    Poderias me informar o paradeiro do Chico marques,foi meu chefe na swissair -depto de carga de perdi o contato desde que me mudei para lins-sp>mais um favor repassa de novo oteu e mail.
    Abraços
    Joaquim M. Alves ou juni
    Lins-SP

  14. Caro Sr. Rogério Luz,

    Fui para Macau com 2 anos de idade, em 1966, pois o meu pai era militar…e como tal eu e os meus vizinhos do bairro militar da Av. Dr. Rodrigo Rodrigues, íamos muitas vezes brincar para a colina da Guia, nomeadamente para os túneis aí existentes.
    Para além desses, sei da existência de outros túneis em Macau e quando era miúdo ouvi muitas espéculações de outros tantos que existiríam, nomeadamente um que ía do Colégio de Stª Rosa de Lima – onde fiz a primária e fui acólito – até à zona da fortaleza do Monte.
    Sempre me despertou alguma curiosidade, sobre a existência desses túneis, (fins militares?) e gostaria de saber se tem algum conhecimento sobre eles e/ou se já escreveu algum artigo sobre os mesmos.

    Com os melhores cumprimentos,
    Isaías Rosário

    • Olá Isaías, obrigado pelo comentário de um assunto pouco divulgado. Não tive oportunidade ainda de ver alguma publicação a respeito, embora se não estou enganado, há uns tempos atrás falou-se algo no JTM. Lembro-me quando ainda residente em Macau na juventude, achava com meus colegas os locais interessante para brincadeiras, especialmente as trincheiras da Penha. Nem ligavamos para o factor histórico. Se achar algo a respeito farei postagem com toda certeza, pois também estou curioso. Grande abraço e até suas notícias do próximo GPM que penso irá ter alguma participação, seja na rádio ou a bordo de um carro de competição. Rogério

  15. Denise Lau
    07/01/2016

    Olá o meu nome é Denise, vivo em Macau, gostaria de entrar em contacto com os elementos da banda The Thunders (Os Trovões), poderia me ajudar? Obrigada. Denise

  16. Diniz Rezendes
    24/01/2016

    José Inácio de Andrade, nasceu na Ilha de Santa Maria Açores a 20 de Outubro de 1779.

  17. PAULO SAN E SAN CARLOS
    19/07/2016

    PRECISO DO CONTATO DO FRED RITCHIE!! SERA QUE ALGUEM PODERIA ME AJUDAR? MEU EMAIL E carlosponey@hotmail.com

  18. Joao Meneses
    04/12/2016

    Caro Rogério. Aqui joão paulo meneses, jornalista/correspondente da imprensa de Macau em Portugal. Li este seu texto https://cronicasmacaenses.com/2013/09/14/a-estatua-do-coronel-mesquita-esta-na-vila-nova-de-gaia-portugal-sera/ e gostaria de saber se me poderia fornecer alguma indicação sobre a morada, no sentido de me deslocar ao local e poder confirmar a situação? Obrigado (putaoya@hotmail.com)

  19. Joao Meneses
    30/01/2017

    Caro Rogério, Aqui João Paulo Meneses, jornalista. Estou a preparar para a Revista Macau um trabalho sobre a origem (e a polémica) do nome de Macau no Rio Grande do Norte (Brasil). Sempre chegou a visitar a zona? Obrigado

    • Olá João Menezes, agradeço o contacto e o interesse. Segue a conversa por email e o contributo deste blog para o seu trabalho. Abraço, Rogério Luz

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Autoria do blog-magazine

Rogério P. D. Luz, macaense-português de Macau, ex-território português na China, radicado no Brasil por mais de 40 anos. Autor dos sites Projecto Memória Macaense e ImagensDaLuz.

Sobre

O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.

Pesquise por tema e localidade (ordem alfabética)

Últimas 150 postagens

Estatísticas do blog

  • 654,490 hits

Monitoramento de visitas – contagem desde 01/Nov/2011

free counters

Postagens recentes: Fotoblog do Projecto Memória Macaense

Vídeo “O silêncio de um bandolim” à memória de Adalberto Remédios

Vídeo “O silêncio de um bandolim” à memória de Adalberto Remédios

O que o Adalberto Remédios mais gostava era tocar o seu bandolim. Uma paixão desde jovem nos bons tempos antigos de Macau (ex-território português na China). Costumava tocar nas festas e atividades externas da Casa de Macau de São Paulo, formando um trio com o Clemente Badaraco (viola/violão/bandolim) e Manuel Ramos (baixo/percussão), até se mudar com […]

O Dia de Portugal na Macau portuguesa de 1973, em vídeo da RTP

O Dia de Portugal na Macau portuguesa de 1973, em vídeo da RTP

Outro vídeo da saudosa Macau sob administração portuguesa nas comemorações do Dia de Portugal em 1973, na época em que o governador era  o general Nobre de Carvalho . Faz parte dos arquivos da RTP Rádio e Televisão Portuguesa que foram disponibilizados ao público no seu aniversário de 70 anos. “Macau, Campo Desportivo 28 de […]

Vídeo ‘Macau 70’ da RTP mata saudades, assista …

Vídeo ‘Macau 70’ da RTP mata saudades, assista …

Viajar ao passado de Macau, dos belos tempos dos anos 60 e 70, é o que nos proporciona o vídeo “Macau 70”, produzido pela RTP Rádio e Televisão Portuguesa. A comemorar 70 anos, a RTP disponibilizou no seu website os arquivos para consulta ‘on-line‘ e Macau está presente numa das suas seções. Na apresentação do […]

%d blogueiros gostam disto: