Cronicas Macaenses

Blog-foto-magazine de Rogério P D Luz

Passeio pelo Trem do Devoto em Aparecida

O Trem do Devoto na Estação Cidade

Como uma opção para percorrer o Caminho do Rosário em Aparecida do Norte e que tem uma extensão de cerca de 1,2 km, foi inaugurado em julho de 2019 – o Trem do Devoto – uma locomotiva elétrica que corre sobre trilhos elevados e paralelamente ao trajeto que foi aberto ao público, gratuitamente, em outubro de 2018.

O trem que se assemelha aos modelos antigos do século 19, possui cinco vagões com capacidade de até 60 passageiros. Por existir apenas um trilho, por enquanto, em cada extremo há uma locomotiva idêntica, mudando o maquinista de composição a cada estação.

Com este novo atrativo, os devotos que visitam o Santuário de Nossa Senhora Aparecida, agora têm a opção de fazer um percurso a pé e retornar com o trem, tanto na ida como na volta, ou ainda, para os idosos ou pessoas que têm problemas de mobilidade, podem se deslocar somente por este meio de transporte.

Estação Cidade localizada na Cidade do Romeiro.

A duração da viagem da Estação Cidade até a Estação Porto é de aproximadamente 15 minutos, e em agosto de 2019 custava R$ 10,00 por pessoa e por trecho, pagando meia entrada os idosos e crianças, mediante apresentação de documento com foto. A Estação Cidade fica na Cidade do Romeiro, próximo do Santuário e do Hotel Rainha do Brasil, e a segunda em Porto de Itaguaçu onde nas águas do rio a imagem de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada. A sequência dos cenários inicia-se aqui,

O funcionamento acontece de segunda a sexta-feira (exceto terça-feira que fica fechado para manutenção), das 9h às 16h, aos sábados, das 8h às 17h, e aos domingos, das 8h às 15h. Recomenda-se consultar, antes, a página no Facebook para se atualizar dos horários e o funcionamento. Na nossa visita num sábado de agosto de 2019, percorremos a pé o Caminho do Rosário, partindo da Cidade do Romeiro que tem lojas e lanchonetes, e retornamos de trem após uma espera de cerca de uma hora. A demora foi devido ao grande número de passageiros e por ser fim de semana. Fora desses dois dias e de feriados, exceto na terça-feira quando fica fechado, por ter menos visitantes, o tempo de espera é menor, conforme comentários dos atendentes. O Trem do Devoto é explorado pela Bontur, a mesma empresa que opera os Bondinhos Aéreos.

Fotografia e texto de/photos by/ Rogério P D Luz

Portal de acesso à Cidade do Romeiro localizado Hotel Rainha do Brasil

Embarque na Estação Cidade

 

O único monotrilho elétrico por onde percorre o Trem do Devoto. Abaixo, no início do Caminho do Rosário, no canteiro central, a benção com a imagem de Nossa Senhora Aparecida.

Ao fundo a Basílica do Santuário de Nossa Senhora Aparecida

O monotrilho percorre paralelamente ao Caminho do Rosário com 20 cenários e 128 esculturas, para meditação dos mistérios do Terço.

O trem tem duas locomotivas, uma em cada extremo para puxar os cinco vagões com capacidade de até 60 passageiros, mudando o maquinista do comando em cada trecho.

À esquerda, o último cenário “Eucaristia” ao lado da Estação Porto, em Porto de Itaguaçu.

A Estação Porto e o arco que é o portal de entrada do Porto Itaguaçu, onde nas águas do rio a imagem milagrosa de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada em 1718.

Cenário “a Instituição da Eucaristia”, o último

A VISTA DO CAMINHO DO ROSÁRIO DO ALTO,

A BORDO DO TREM, NO PERCURSO DA ESTAÇÃO PORTO À ESTAÇÃO DA CIDADE

Cenário “Transfiguração de Jesus”

“Bodas de Caná”

O Rio Itaguaçu, onde a imagem de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada em 1718

“Batismo de Jesus”

A embarcação que faz o passeio pelo Rio Itaguaçu

“Coroação de Nossa Senhora”

“Assunção da Virgem Maria”

“Descida do Espírito Santo”

“Ascensão de Jesus”

“Crucificação de Jesus”

“Encontro de Jesus no templo”

Pouco antes da metade do percurso há uma venda de água, refrigerantes e sorvete

“Anunciação de Maria”

O prédio do Hotel Rainha do Brasil pertencente ao Santuário, ao lado do início do Caminho do Rosário e da Cidade do Romeiro. Na foto abaixo, o trem se aproxima do final da viagem para parar na Estação Cidade.

Os vagões são adaptados para transporte de pessoas com deficiência.

Ao lado da Estação Cidade pode-se passear de pedalinho no lago da Cidade do Romeiro.

Anúncios

Um comentário em “Passeio pelo Trem do Devoto em Aparecida

  1. Pingback: Percorrendo o Caminho do Rosário em Aparecida | Cronicas Macaenses

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Autoria do blog-magazine

Rogério P. D. Luz, macaense-português de Macau, ex-território português na China, radicado no Brasil por mais de 40 anos. Autor dos sites Projecto Memória Macaense e ImagensDaLuz.

Sobre

O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.

Pesquise por tema e localidade (ordem alfabética)

Últimas 150 postagens

Estatísticas do blog

  • 1.035.009 hits

Monitoramento de visitas – contagem desde 01/Nov/2011

free counters

Postagens recentes: Blog do Projecto Memória Macaense

Receitas de camarões e pimentas recheadas da gastronomia de Macau com Bosco Silva e Alex Airosa

Receitas de camarões e pimentas recheadas da gastronomia de Macau com Bosco Silva e Alex Airosa

A relembrar a aula de gastronomia realizada na Casa de Macau de São Paulo em 24/02/2008, ministrada pelos chefs João Bosco Quevedo da Silva e Herculano Alexandre (Alex) Airosa, seguem as fotos e receitas de camarões grandes recheados com ervas à moda de João Bosco Quevedo da Silva e pimenta recheada à moda do Alex Airosa. Na época, a coordenação das aulas e elaboração das […]

Procissão do Corpo de Deus em Macau

Procissão do Corpo de Deus em Macau

PROCISSÃO DO CORPO DE DEUS EM MACAU Texto, fotografias e legendas de Manuel V. Basílio (Macau) As cerimónias do Corpo de Deus, ou Corpus Christi, ou mais precisamente, a Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo, decorrem habitualmente na quinta-feira seguinte a Domingo de Pentecostes, 60 dias depois da Páscoa, tendo este ano ocorrido no […]

“Adeus Macau” na voz de Isa Manhão no Encontro das Comunidades Macaenses de 2010

“Adeus Macau” na voz de Isa Manhão no Encontro das Comunidades Macaenses de 2010

Não há como não se emocionar ao ouvir a bela canção Adeus Macau, seja qual for o/a intérprete. Possivelmente uma lágrima ou outra poderá escorrer no seu rosto. Alguns associam a canção à transição de soberania de Macau para a China, que em 2019 completa 20 anos. Pode até servir, se quisermos considerar o adeus […]

%d blogueiros gostam disto: