Cronicas Macaenses

Blog-foto-magazine de Rogério P D Luz

Os tapetes coloridos de Corpus Christi em Santana de Parnaíba atraem milhares de turistas

A tradicional celebração de Corpus Christi em Santana de Parnaíba, São Paulo, em 2019, com seus famosos tapetes coloridos, teve um recorde de público, segundo a imprensa regional. De fato, a transitar pelas ruas do seu Centro Histórico com edificações preservadas e bem conservadas, percebia-se uma afluência de turistas maior que nos anos anteriores. A Prefeitura local estima que costumeiramente o público alcança cerca de 50 mil pessoas, o que sugere que a marca foi superada. Além dos turistas vindos de São Paulo, a cerca de 44 km de distância, a cidade também recebe aqueles vindos de outras cidades e estados do Brasil, atraídos por esse colorido atrativo.

Os tapetes coloridos montados numa extensão de 850 metros são confeccionados por centenas de voluntários da cidade bem como de paróquias e comunidades católicas vizinhas, e estavam divididos em cerca de 60 quadros idealizados pelo artista plástico Alcides Maia. Toda essa montagem, uma obra de arte, é feita com serragem, casca de ovo, argila, cal, algodão, pó de café, entre outros, e até enfeitada com origami que é a arte tradicional e secular japonesa de dobrar o papel, criando representações de determinados seres ou objetos. O tema deste ano foi de “A Eucaristia fonte de vida para o jovem em missão“.

Encerrando o dia da festa católica, foi celebrada uma missa campal seguida de procissão, que percorreu sobre os tapetes coloridos, acompanhados por milhares de fiéis, com o Corpo de Cristo no ostensório ou custódia (peça de ourivesaria usada em atos de culto da Igreja Católica Apostólica Romana para expor solenemente a hóstia consagrada sobre o altar ou para a transportar solenemente em procissão).

O significado de Corpus Christi

(Fonte: Significados.com.br) Corpus Christi significa Corpo de Cristo. É uma festa religiosa da Igreja Católica que tem por objetivo celebrar o mistério da Eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo. A festa de Corpus Christi acontece sempre 60 dias depois do Domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia.
Durante esta festa são celebradas missas festivas e as ruas são enfeitadas para a passagem da procissão onde é conduzido geralmente pelo Bispo, ou pelo pároco da Igreja, o Santíssimo Sacramento que é acompanhada por multidões de fiéis em cada cidade brasileira.
A tradição de enfeitar as ruas começou pela cidade de Ouro Preto em Minas Gerais. A procissão pelas vias públicas, é uma recomendação do Código de Direito Canônico que determina ao Bispo Diocesano que tome as providências para que ocorra toda a celebração, para testemunhar a adoração e veneração para com a Santíssima Eucaristia.
A festa do Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV no dia 8 de Setembro de 1264. A procissão de Corpus Christi lembra a caminhada do povo de Deus, peregrino, em busca da Terra Prometida. O Antigo Testamento diz que o povo peregrino foi alimentado com maná, no deserto. Com a instituição da Eucaristia o povo é alimentado com o próprio corpo de Cristo.

Corpus Christi de 2019 em Santana de Parnaíba, São Paulo

Fotografia de/photos by Rogério P D Luz

Igreja Matriz de Santana de Parnaíba dedicada a Santa Ana. A primeira capela foi erguida em 1560. Esta edificação, a quarta, data de 1882. O município está localizado a cerca de 44 km da capital paulista.

O trabalho dos voluntários

Os tapetes coloridos de uma extensão de 850 metros

Grupos de ciclistas costumam fazer romarias para Santana de Parnaíba

A cidade de Santana de Parnaíba no dia da festa católica

Casarão Monsenhor Paulo Florêncio da Silveira Camargo no Centro Histórico

Praça com barracas de comércio variado e de degustação

Área da missa campal

Praça Quatorze de Novembro

Restaurante bastante frequentado na cidade

Mais fotos dos tapetes coloridos

Enfeitado com origami

Um assíduo “espectador”: o cachorro sorridente na janela da sua casa vendo o movimento da festa

Mais tapetes coloridos

Fim do percurso dos tapetes coloridos iniciada nas primeiras fotos desta postagem

O escritor Nelson Alves de Mello que expunha seus livros na Secretaria de Educação, revelava ser um bom contador de histórias da sua vida

Título interessante do livro com a sua foto diz: “As alegrias de um escritor sem fama (ainda)

Um comentário em “Os tapetes coloridos de Corpus Christi em Santana de Parnaíba atraem milhares de turistas

  1. Pingback: Boże Ciało w Brazylii – Kongres Katoliczek i Katolików

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Autoria do blog-magazine

Rogério P. D. Luz, macaense-português de Macau, ex-território português na China, radicado no Brasil por mais de 40 anos. Autor dos sites Projecto Memória Macaense e ImagensDaLuz.

Sobre

O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.

Pesquise por tema e localidade (ordem alfabética)

Últimas 150 postagens

Estatísticas do blog

  • 1.426.918 hits

Monitoramento de visitas – contagem desde 01/Nov/2011

free counters

Postagens recentes: Blog do Projecto Memória Macaense

Dia de Macau – 24 de Junho de 2022 celebra 400 anos da maior derrota dos holandeses no Oriente, e Manuel V. Basílio nos conta como foi

Dia de Macau – 24 de Junho de 2022 celebra 400 anos da maior derrota dos holandeses no Oriente, e Manuel V. Basílio nos conta como foi

Hoje, 24 de Junho de 2022, comemora-se 400 anos de “A Maior Derrota dos Holandeses no Oriente” na sua tentativa de tomar Macau dos portugueses. Até a transição de soberania de Macau, de Portugal para a República Popular da China, em 20 de Dezembro de 1999, a data era comemorada como “DIA DE MACAU” ou “DIA DA […]

Macau: Bons tempos do Teatro Dom Pedro V recordados por Jorge Eduardo (Giga) Robarts

Macau: Bons tempos do Teatro Dom Pedro V recordados por Jorge Eduardo (Giga) Robarts

1 Aqueles bons tempos de Macau, que já não voltam mais, de peças teatrais com participação de macaenses, são recordadas por Jorge Eduardo (Giga) Robarts na sua página no Facebook. Com autorização do Giga, as imagens foram copiadas e editadas, inclusive seus textos. Fazem parte do seu acervo, bem como, partilhadas por seus amigos dessa […]

Duas histórias de Macau por Manuel V. Basílio: ‘A 1ª viagem portuguesa no sul da China’ e ‘O 1º acordo sino-português’

Duas histórias de Macau por Manuel V. Basílio: ‘A 1ª viagem portuguesa no sul da China’ e ‘O 1º acordo sino-português’

Nesta postagem, divulgamos duas histórias de Macau de autoria do Manuel V. Basílio, publicadas no Jornal Tribuna de Macau-JTM e que foram extraídas dos seus livros: A primeira viagem portuguesa no sul da China O primeiro acordo sino-português Nos artigos abaixo com os textos com ligação direta no JTM , clique em “continue reading” (continue […]

%d blogueiros gostam disto: