A tradicional celebração de Corpus Christi em Santana de Parnaíba, São Paulo, em 2019, com seus famosos tapetes coloridos, teve um recorde de público, segundo a imprensa regional. De fato, a transitar pelas ruas do seu Centro Histórico com edificações preservadas e bem conservadas, percebia-se uma afluência de turistas maior que nos anos anteriores. A Prefeitura local estima que costumeiramente o público alcança cerca de 50 mil pessoas, o que sugere que a marca foi superada. Além dos turistas vindos de São Paulo, a cerca de 44 km de distância, a cidade também recebe aqueles vindos de outras cidades e estados do Brasil, atraídos por esse colorido atrativo.
Os tapetes coloridos montados numa extensão de 850 metros são confeccionados por centenas de voluntários da cidade bem como de paróquias e comunidades católicas vizinhas, e estavam divididos em cerca de 60 quadros idealizados pelo artista plástico Alcides Maia. Toda essa montagem, uma obra de arte, é feita com serragem, casca de ovo, argila, cal, algodão, pó de café, entre outros, e até enfeitada com origami que é a arte tradicional e secular japonesa de dobrar o papel, criando representações de determinados seres ou objetos. O tema deste ano foi de “A Eucaristia fonte de vida para o jovem em missão“.
Encerrando o dia da festa católica, foi celebrada uma missa campal seguida de procissão, que percorreu sobre os tapetes coloridos, acompanhados por milhares de fiéis, com o Corpo de Cristo no ostensório ou custódia (peça de ourivesaria usada em atos de culto da Igreja Católica Apostólica Romana para expor solenemente a hóstia consagrada sobre o altar ou para a transportar solenemente em procissão).
(Fonte: Significados.com.br) Corpus Christi significa Corpo de Cristo. É uma festa religiosa da Igreja Católica que tem por objetivo celebrar o mistério da Eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo. A festa de Corpus Christi acontece sempre 60 dias depois do Domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia.
Durante esta festa são celebradas missas festivas e as ruas são enfeitadas para a passagem da procissão onde é conduzido geralmente pelo Bispo, ou pelo pároco da Igreja, o Santíssimo Sacramento que é acompanhada por multidões de fiéis em cada cidade brasileira.
A tradição de enfeitar as ruas começou pela cidade de Ouro Preto em Minas Gerais. A procissão pelas vias públicas, é uma recomendação do Código de Direito Canônico que determina ao Bispo Diocesano que tome as providências para que ocorra toda a celebração, para testemunhar a adoração e veneração para com a Santíssima Eucaristia.
A festa do Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV no dia 8 de Setembro de 1264. A procissão de Corpus Christi lembra a caminhada do povo de Deus, peregrino, em busca da Terra Prometida. O Antigo Testamento diz que o povo peregrino foi alimentado com maná, no deserto. Com a instituição da Eucaristia o povo é alimentado com o próprio corpo de Cristo.
Fotografia de/photos by Rogério P D Luz
Igreja Matriz de Santana de Parnaíba dedicada a Santa Ana. A primeira capela foi erguida em 1560. Esta edificação, a quarta, data de 1882. O município está localizado a cerca de 44 km da capital paulista.
O trabalho dos voluntários
Os tapetes coloridos de uma extensão de 850 metros
Grupos de ciclistas costumam fazer romarias para Santana de Parnaíba
A cidade de Santana de Parnaíba no dia da festa católica
Mais fotos dos tapetes coloridos
Um assíduo “espectador”: o cachorro sorridente na janela da sua casa vendo o movimento da festa
Mais tapetes coloridos
O escritor Nelson Alves de Mello que expunha seus livros na Secretaria de Educação, revelava ser um bom contador de histórias da sua vida
Título interessante do livro com a sua foto diz: “As alegrias de um escritor sem fama (ainda)“
Rogério P D Luz, amante de fotografia, residente em São Paulo, Brasil. Natural de Macau (ex-território português na China) e autor do site Projecto Memória Macaense e o site Imagens DaLuz/Velocidade.
Memória - Bandeira do Leal Senado - para nunca ser esquecida -CIDADE DO SANTO NOME DE DEUS DE MACAU, NÃO HÁ OUTRA MAIS LEAL- Esta é a antiga bandeira da cidade de Macau do tempo dos portugueses, e que foi substituída após a devolução para a China em Dezembro de 1999
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau (ex-território português na China por cerca de 440 anos e devolvida em 20/12/1999) sua história e sua gente.
Macaense – genericamente, a gente de Macau, nativa ou oriunda dos falantes da língua portuguesa, ou de outras origens, vivências e formação que assim se consideram e classificados como tal.
*Autoria de Rogério P.D. Luz,, macaense natural de Macau e residente no Brasil há mais de 40 anos.
Escrita: língua portuguesa mista do Brasil e de Portugal conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
cartaz de Ung Vai Meng
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
Hoje, 24 de Junho de 2022, comemora-se 400 anos de “A Maior Derrota dos Holandeses no Oriente” na sua tentativa de tomar Macau dos portugueses. Até a transição de soberania de Macau, de Portugal para a República Popular da China, em 20 de Dezembro de 1999, a data era comemorada como “DIA DE MACAU” ou “DIA DA […]
1 Aqueles bons tempos de Macau, que já não voltam mais, de peças teatrais com participação de macaenses, são recordadas por Jorge Eduardo (Giga) Robarts na sua página no Facebook. Com autorização do Giga, as imagens foram copiadas e editadas, inclusive seus textos. Fazem parte do seu acervo, bem como, partilhadas por seus amigos dessa […]
Nesta postagem, divulgamos duas histórias de Macau de autoria do Manuel V. Basílio, publicadas no Jornal Tribuna de Macau-JTM e que foram extraídas dos seus livros: A primeira viagem portuguesa no sul da China O primeiro acordo sino-português Nos artigos abaixo com os textos com ligação direta no JTM , clique em “continue reading” (continue […]
Pingback: Boże Ciało w Brazylii – Kongres Katoliczek i Katolików