Cronicas Macaenses

Blog-foto-magazine de Rogério P D Luz

Os tapetes coloridos de Corpus Christi em Santana de Parnaíba atraem milhares de turistas

A tradicional celebração de Corpus Christi em Santana de Parnaíba, São Paulo, em 2019, com seus famosos tapetes coloridos, teve um recorde de público, segundo a imprensa regional. De fato, a transitar pelas ruas do seu Centro Histórico com edificações preservadas e bem conservadas, percebia-se uma afluência de turistas maior que nos anos anteriores. A Prefeitura local estima que costumeiramente o público alcança cerca de 50 mil pessoas, o que sugere que a marca foi superada. Além dos turistas vindos de São Paulo, a cerca de 44 km de distância, a cidade também recebe aqueles vindos de outras cidades e estados do Brasil, atraídos por esse colorido atrativo.

Os tapetes coloridos montados numa extensão de 850 metros são confeccionados por centenas de voluntários da cidade bem como de paróquias e comunidades católicas vizinhas, e estavam divididos em cerca de 60 quadros idealizados pelo artista plástico Alcides Maia. Toda essa montagem, uma obra de arte, é feita com serragem, casca de ovo, argila, cal, algodão, pó de café, entre outros, e até enfeitada com origami que é a arte tradicional e secular japonesa de dobrar o papel, criando representações de determinados seres ou objetos. O tema deste ano foi de “A Eucaristia fonte de vida para o jovem em missão“.

Encerrando o dia da festa católica, foi celebrada uma missa campal seguida de procissão, que percorreu sobre os tapetes coloridos, acompanhados por milhares de fiéis, com o Corpo de Cristo no ostensório ou custódia (peça de ourivesaria usada em atos de culto da Igreja Católica Apostólica Romana para expor solenemente a hóstia consagrada sobre o altar ou para a transportar solenemente em procissão).

O significado de Corpus Christi

(Fonte: Significados.com.br) Corpus Christi significa Corpo de Cristo. É uma festa religiosa da Igreja Católica que tem por objetivo celebrar o mistério da Eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo. A festa de Corpus Christi acontece sempre 60 dias depois do Domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia.
Durante esta festa são celebradas missas festivas e as ruas são enfeitadas para a passagem da procissão onde é conduzido geralmente pelo Bispo, ou pelo pároco da Igreja, o Santíssimo Sacramento que é acompanhada por multidões de fiéis em cada cidade brasileira.
A tradição de enfeitar as ruas começou pela cidade de Ouro Preto em Minas Gerais. A procissão pelas vias públicas, é uma recomendação do Código de Direito Canônico que determina ao Bispo Diocesano que tome as providências para que ocorra toda a celebração, para testemunhar a adoração e veneração para com a Santíssima Eucaristia.
A festa do Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV no dia 8 de Setembro de 1264. A procissão de Corpus Christi lembra a caminhada do povo de Deus, peregrino, em busca da Terra Prometida. O Antigo Testamento diz que o povo peregrino foi alimentado com maná, no deserto. Com a instituição da Eucaristia o povo é alimentado com o próprio corpo de Cristo.

Corpus Christi de 2019 em Santana de Parnaíba, São Paulo

Fotografia de/photos by Rogério P D Luz

Igreja Matriz de Santana de Parnaíba dedicada a Santa Ana. A primeira capela foi erguida em 1560. Esta edificação, a quarta, data de 1882. O município está localizado a cerca de 44 km da capital paulista.

O trabalho dos voluntários

Os tapetes coloridos de uma extensão de 850 metros

Grupos de ciclistas costumam fazer romarias para Santana de Parnaíba

A cidade de Santana de Parnaíba no dia da festa católica

Casarão Monsenhor Paulo Florêncio da Silveira Camargo no Centro Histórico

Praça com barracas de comércio variado e de degustação

Área da missa campal

Praça Quatorze de Novembro

Restaurante bastante frequentado na cidade

Mais fotos dos tapetes coloridos

Enfeitado com origami

Um assíduo “espectador”: o cachorro sorridente na janela da sua casa vendo o movimento da festa

Mais tapetes coloridos

Fim do percurso dos tapetes coloridos iniciada nas primeiras fotos desta postagem

O escritor Nelson Alves de Mello que expunha seus livros na Secretaria de Educação, revelava ser um bom contador de histórias da sua vida

Título interessante do livro com a sua foto diz: “As alegrias de um escritor sem fama (ainda)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Autoria do blog-magazine

Rogério P. D. Luz, macaense-português de Macau, ex-território português na China, radicado no Brasil por mais de 40 anos. Autor dos sites Projecto Memória Macaense e ImagensDaLuz.

Sobre

O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.

Pesquise por tema e localidade (ordem alfabética)

Últimas 150 postagens

Estatísticas do blog

  • 1.129.387 hits

Monitoramento de visitas – contagem desde 01/Nov/2011

free counters

Postagens recentes: Blog do Projecto Memória Macaense

Rodolfo Ávila no Museu do Grande Prémio de Macau em 2007

Rodolfo Ávila no Museu do Grande Prémio de Macau em 2007

Em 2007, visitei o Museu do Grande Prémio de Macau e lá fiz várias fotos. Nesta postagem, o assunto é o piloto Rodolfo Ávila. Venha conhecê-lo melhor. Publicação e fotografias de/photos by Rogério P D Luz Texto extraído da enciclopédia livre – Wikipédia Rodolfo Freitas Silvério de Abreu Ávila nasceu em Lisboa no dia 19 […]

A estátua Ferreira do Amaral no aniversário da Tomada de Passaleão em 1951

A estátua Ferreira do Amaral no aniversário da Tomada de Passaleão em 1951

A foto da estátua Ferreira do Amaral, em Macau, foi objeto de indagação feita ao autor deste blog por MJ Raydor no Facebook, que queria saber da sua história. Por desconhecê-la, coube ao Carlos Dias dar a resposta abaixo com publicação de uma imagem: “Tratava-se da Comissão Organizadora das comemorações de 102º. aniversário da Tomada […]

Em Macau, celebração diferente do 13 de Maio Dia de Nossa Senhora de Fátima em 2020 devido à pandemia

Em Macau, celebração diferente do 13 de Maio Dia de Nossa Senhora de Fátima em 2020 devido à pandemia

Por medidas de precaução em função da pandemia do novo coronavírus Covid-19, a celebração do Dia de Nossa Senhora de Fátima, no dia 13 de Maio, foi diferente no mundo todo. Até que em Macau a celebração contou com a participação limitada de fiéis na missa realizada na Igreja de São Domingos, mais que no Santuário […]

%d blogueiros gostam disto: