Cronicas Macaenses

Blog-foto-magazine de Rogério P D Luz

Canto da Verónica: o ritual de exibição do véu com a face de Jesus Cristo na procissão de Nosso Senhor dos Passos. Conheça os detalhes e a história da Santa!

Origem: Wikimedia Commons/The Yorck Project

O Canto da Verónica, um ritual do cristianismo visto na procissão de Nosso Senhor dos Passos ou de Cristo Morto, tanto em Macau, como em Portugal, no Brasil e em vários países, aqui é explicado em detalhes, bem como, a história da Santa Verónica (no Brasil: Verônica).

  • Textos da Wikipédia (Portugal e Brasil) e fotografias de autores especificados.

Canto da Verónica

  • Wikipédia Portugal

Canto de Verónica, ou Canto de Santa Verónica, é a designação dada a um ritual tradicionalmente levado a cabo durante as procissões dos passos da Semana Santa que consiste em uma jovem, que transporta um véu no qual está impressa uma representação da face de Jesus Cristo, subir a um banco ou suporte similar e entoar um responsório, geralmente em latim (mais recentemente em vernáculo), que é respondido pela congregação que participa na procissão. Ao mesmo tempo em que entoa o canto, desenrola e exibe a estampa da face de Jesus. Terminado o canto, a procissão prossegue.

Macau: Procissão de Nosso Senhor dos Passos em 2018 – Foto: M.V Basílio

Canto de Verónica

A jovem, conhecida simplesmente por Verónica, é uma representação de Santa Verónica no seu encontro com Cristo na Via Crucis. Geralmente enverga um manto, por vezes complementado por um véu.
O texto tradicionalmente cantado é o responsório em motete O vos omnes, inspirado no versículo 1:12 do Livro das Lamentações, cuja autoria é atribuída a Carlo Gesualdo, que o incluiu na sua obra Tenebrae Responsoria (ou Responsoria et alia ad Officium Hebdomadae Sanctae spectantia no seu título original, em português Responsório das Trevas). O texto foi publicado em 1611 no Castelo de Gesualdo.

Macau: Procissão de Nosso Senhor dos Passos em 2023 – Foto: M.V.Basílio


* O responsório O vos omnes, muito curto e simples, tem o seguinte texto.
Canto da Verónica (latim)
Responsorium :
O vos omnes
Qui transitis per viam,
Attendite, et videte
Si est dolor similis sicut dolor meus.

Versus :
Attendite, universi populi
Et videte dolorem meum.


Canto da Verónica (tradução do texto original em português)
Responsório:
Oh vós todos
Que passais pela via,
Vinde e vede:
Se há dor semelhante à minha!
Verseto :
Atentai, povos do mundo,
E vede a minha dor.

  • Vídeo do Canto de Verônica publicado no You Tube no canal da Canção Nova, Brasil. Cântico de Héryka Ribeiro (Coral Canção Nova).

Verónica


Desde o seu julgamento até à sua morte, Jesus Cristo teria percorrido um caminho a que a Igreja Católica dá o nome de Via Sacra, ou Via Crucis. Ao longo desse caminho são descritas diversos eventos com valor simbólico para os cristãos. Num deles, ocorre um encontro entre Cristo e uma mulher chamada Verónica. Verónica, compadecida, teria enxugado com um lenço o rosto de Jesus, sujo de suor e sangue. Em resultado, a imagem do rosto de Jesus teria ficado impressa no tecido, como um retrato: a imagem real de Jesus, visto que produzida não pela mão do homem mas pelo contacto do tecido com o seu corpo físico real.

Santa Verônica – Origem: Robert Campin – Städelsches Kunstinstitut, Frankfurt Wikimedia Commons

Verônica de Jerusalém

  • Wikipédia Brasil

Santa Verônica ou Berenice, de acordo com o “Acta Sanctorum” publicado pelos bolandistas, foi uma mulher piedosa de Jerusalém que, comovida com o sofrimento de Jesus ao carregar a cruz até o Gólgota, deu-lhe seu véu para que ele pudesse limpar seu rosto. Jesus aceitou a oferta e, após utilizá-lo, devolveu-o à Verônica. E então, a imagem de seu rosto estava milagrosamente impresso nele. Este véu é conhecido como “Véu de Verônica“.
O nome “Verônica” em si é uma forma latinizada de Berenice, um nome macedônio que significa “portador da vitória” (correspondente à em grego: phere-nikē). A etimologia popular atribui sua origem às palavras para “verdade” (em latim: vera) e “imagem” (em grego: eikon), inclusive a Enciclopédia Católica.

Santa Verônica
Nascimento: Cesareia de Filipe ou Jerusalém, Palestina, século I
Morte: século I
Veneração por: Cristianismo
Festa litúrgica: 12 de julho
Padroeira: lavadores e lavadeiras; fotógrafos

Canto da Veronica – Sexta Estação – Século XIX – Foto: Wikimedia Commons/Andreas Praefcke

Relato de Verónica

Não há referência à história de Santa Verônica e seu véu nos Evangelhos canônicos. A história que chega mais perto é o milagre já relatado sobre a mulher que foi curada de uma hemorragia em Mateus 9:20–22 e Lucas 8:43–48. O nome dela foi identificado como sendo Verônica nos Atos de Pilatos, uma obra apócrifa do século IV. A história foi depois mais elaborada com a adição da história de Cristo dando a ela um auto-retrato num tecido com o qual ela posteriormente curou o imperador romano Tibério (“Cura de Tibério”). A ligação disto com Jesus carregando a cruz na Paixão e a aparição milagrosa da imagem só ocorreu por volta de 1380, num livro internacionalmente famoso na época chamado de “Meditações sobre a vida de Cristo”.

A história de Verônica é celebrada na sexta estação da Via Crúcis.

De acordo com a Enciclopédia Católica, o Véu de Verônica era considerado nos tempos medievais como a imagem verdadeira, a representação de Jesus anterior ao Sudário de Turim.

Santa Verônica foi mencionada nas visões de Jesus pela irmã Maria de São Pedro, uma freira carmelita que viveu em Tours, na França, e iniciou a devoção da Santa Face de Jesus. Em 1844, a irmã Maria relatou que numa visão, ela viu Santa Verônica limpando o cuspe e a poeira da face de Jesus com seu véu no caminho do Calvário. Ela afirmou ainda que os atos sacrílegos e blasfemos de hoje em dia estão adicionando cuspe e poeira no rosto de Jesus. De acordo com ela, Jesus teria pedido a devoção de sua Face Sagrada como reparação, que seriam então comparáveis ao ato de Verônica limpando o rosto de Jesus.

  • Vídeo da Via Sacra – Sexta Estação: Verônica enxuga o rosto de Jesus. Publicado no canal de Missa de São Pio V no You Tube.

Macau anos 60 – Procissão de Nosso Senhor dos Passos

  • Macau, localizado no Sul da China, foi um território sob administração portuguesa por cerca de 440 anos. Foi devolvido para a R.P. da China em 20 de Dezembro de 1999. Pelo acordo de transição de soberania válido por 50 anos, a Igreja Católica continua como Apostólica Romana, obediente ao Papa.
A Verónica dos anos 60 em Macau na pessoa de Ilda do Espírito Santo

Anos 2015 a 2023

Macau: Procissão de Nosso Senhor dos Passos em 2023 – Foto: M.V.Basílio
Macau: Procissão de Nosso Senhor dos Passos em 2023 – Foto: M.V.Basílio
Macau: Procissão de Nosso Senhor dos Passos em 2018 – Foto: M.V.Basílio
Macau: Procissão de Nosso Senhor dos Passos em 2017 – Foto: M.V.Basílio
Macau: Procissão de Nosso Senhor dos Passos em 2016 – Foto: M.V.Basílio
Macau: Procissão de Nosso Senhor dos Passos em 2016 – Foto: M.V.Basílio
Macau: Procissão de Nosso Senhor dos Passos em 2015 – Foto: M.V.Basílio
Macau: Procissão de Nosso Senhor dos Passos em 2016 – Foto: M.V.Basílio
Macau: Procissão de Nosso Senhor dos Passos em 2016- Foto: M.V.Basílio
Macau: Procissão de Nosso Senhor dos Passos em 2015 – Foto: Pedro Chung
Macau: Procissão de Nosso Senhor dos Passos em 2015 – Foto: Pedro Chung
Macau: Procissão de Nosso Senhor dos Passos em 2015 – Foto: Pedro Chung
Macau: Procissão de Nosso Senhor dos Passos em 2015 – Foto: Jornal Tribuna de Macau
Brasil – Canto da Verônica na Procissão do Senhor Morto / origem: Museu da Musica de Mariana
Portugal – Verónica da Procissão de Nosso Senhor dos Passos – Foto_Marcos Muge Passos 2000

Deixe um comentário

Autoria do blog-magazine

Rogério P. D. Luz, macaense-português de Macau, ex-território português na China, radicado no Brasil por mais de 40 anos. Autor dos sites Projecto Memória Macaense e ImagensDaLuz.

Sobre

O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.

Pesquise por tema e localidade (ordem alfabética)

Últimas 150 postagens

Estatísticas do blog

  • 1.715.606 hits

Monitoramento de visitas – contagem desde 01/Nov/2011

free counters

Postagens recentes: Blog do Projecto Memória Macaense

Em Macau, a volta da festa e procissão em honra a Nossa Senhora dos Remédios

Em Macau, a volta da festa e procissão em honra a Nossa Senhora dos Remédios

ESTE ANO, NA FESTA EM HONRA DE NOSSA SENHORA DOS REMÉDIOS,A PROCISSÃO VOLTOU A SAIR À RUA Texto e fotografias de Manuel V. Basílio Este ano, realizou-se no dia 8 de Outubro, na igreja de São Lourenço, a festa em honra de Nossa Senhora dos Remédios, que até meados do século passado era a principal […]

Macau 2023: Procissão de Nossa Senhora de Fátima, tradição mantida

Macau 2023: Procissão de Nossa Senhora de Fátima, tradição mantida

Não poderia este blogue deixar de fazer mais um registo histórico de uma tradição mantida na Macau do ano de 2023, hoje, território da República Popular da China. Assim, o nosso colaborador, Manuel V. Basílio, macaense residente em Macau, nos dá o relato, com fotos, sobre a procissão de Nossa Senhora de Fátima realizada no […]

Anúncios publicitários da Macau de 1962

Anúncios publicitários da Macau de 1962

No Anuário de Macau do ano de 1962, nas páginas finais, vários anúncios publicitários encontravam-se publicados, os quais, reproduzimos abaixo para matar as saudades de quem viveu aquela época de ouro, ou então, para curiosidade daqueles que possam se interessar em conhecer, um pouco mais, aquela Macau de vida simples, sem modernidade, mas, mais humana.