Cronicas Macaenses

Blog-foto-magazine de Rogério P D Luz

Porto Belo-SC

A última parada do navio Costa Victoria que faz a rota Rio da Prata é na cidade litorânea de Santa Catariana: Porto Belo.  A embarcação fica atracada em alto mar, utilizando-se dos barcos salva-vidas para levar os passageiros ao pier turistíco que foi inaugurado 20 dias antes da sua chegada em 29 de Dezembro de 2011.

O tempo estava excelente, céu azul com algumas nuvens para enfeitar as fotos, mar calmo, mas, muito calor.  Bem próxima da capital do Estado de Santa Catarina, a 60 kms de Florianópolis, é uma cidade com bastante movimento de carros, em trânsito para as diversas praias na região bem como para desta localidade do pier chamada de Enseada das Garoupas.  Era um festival de barcos de todos tipos, de iates a jet skis, a navegar pelas suas águas claras e azuis, muitos a circundar o Costa Victoria e as pessoas fazendo ciao.  Um espetáculo lindo e gostoso de ver, por acaso, um ambiente mais alegre que na São Francisco do Sul que fica bem mais distante da capital do Estado.

Vamos conhecer um pouco esta bela Porto Belo que gostei muito, e que por ser o último porto já começava a dar saudades deste apreciado cruzeiro marítimo que sempre dá vontade de repetir, e é o que vou fazer em 2013:

PORTO BELO

Distante 60 quilômetros de Florianópolis e vizinha de Bombinhas, Porto Belo tem belos atrativos naturais. Considerada o melhor porto natural do Brasil, nos últimos anos tem sido utilizada como ancoradouro de grandes navios que realizam cruzeiros marítimos. A principal atração do município é a Ilha João da Cunha, também conhecida como Ilha de Porto Belo, a 900 metros do continente. O verde da mata atlântica e a beleza quase selvagem de suas praias, encantam os turistas que encontram ali um recanto perfeito para desfrutar suas férias.

No centro da cidade está localizada a Praça dos Pescadores, local típico com fortes traços açorianos e ponto de partida para a Ilha de Porto Belo. De lá é possível ter uma visão geral da praia de Porto Belo com suas águas tranquilas. Por estar localizada em uma baía, protegida das influências das marés, a areia pode apresentar uma consistência lodosa. Se a preferência é por outro tipo de fundo de mar, opções não faltam. É possível deslocar-se até as praias de Perequê, Costão das Vieiras, Araçá e Estaleiro, tomar um agradável banho de mar e, de quebra, conhecer melhor a região.

Cultura Açoriana

Além das praias, Porto Belo ainda mantém viva a cultura açoriana, através das festas folclóricas como Boi-de-Mamão, Terno-de-Reis, Pau-de-Fita e Queima das Cruzes e o estilo típico de suas casas, redes e barcos coloridos e vilas de pescadores.

*fonte: Guia de Santa Catarina

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Autoria do blog-magazine

Rogério P. D. Luz, macaense-português de Macau, ex-território português na China, radicado no Brasil por mais de 40 anos. Autor dos sites Projecto Memória Macaense e ImagensDaLuz.

Sobre

O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.

Pesquise por tema e localidade (ordem alfabética)

Últimas 150 postagens

Estatísticas do blog

  • 1.489.745 hits

Monitoramento de visitas – contagem desde 01/Nov/2011

free counters

Postagens recentes: Blog do Projecto Memória Macaense

Dia de Macau – 24 de Junho de 2022 celebra 400 anos da maior derrota dos holandeses no Oriente, e Manuel V. Basílio nos conta como foi

Dia de Macau – 24 de Junho de 2022 celebra 400 anos da maior derrota dos holandeses no Oriente, e Manuel V. Basílio nos conta como foi

Hoje, 24 de Junho de 2022, comemora-se 400 anos de “A Maior Derrota dos Holandeses no Oriente” na sua tentativa de tomar Macau dos portugueses. Até a transição de soberania de Macau, de Portugal para a República Popular da China, em 20 de Dezembro de 1999, a data era comemorada como “DIA DE MACAU” ou “DIA DA […]

Macau: Bons tempos do Teatro Dom Pedro V recordados por Jorge Eduardo (Giga) Robarts

Macau: Bons tempos do Teatro Dom Pedro V recordados por Jorge Eduardo (Giga) Robarts

1 Aqueles bons tempos de Macau, que já não voltam mais, de peças teatrais com participação de macaenses, são recordadas por Jorge Eduardo (Giga) Robarts na sua página no Facebook. Com autorização do Giga, as imagens foram copiadas e editadas, inclusive seus textos. Fazem parte do seu acervo, bem como, partilhadas por seus amigos dessa […]

Duas histórias de Macau por Manuel V. Basílio: ‘A 1ª viagem portuguesa no sul da China’ e ‘O 1º acordo sino-português’

Duas histórias de Macau por Manuel V. Basílio: ‘A 1ª viagem portuguesa no sul da China’ e ‘O 1º acordo sino-português’

Nesta postagem, divulgamos duas histórias de Macau de autoria do Manuel V. Basílio, publicadas no Jornal Tribuna de Macau-JTM e que foram extraídas dos seus livros: A primeira viagem portuguesa no sul da China O primeiro acordo sino-português Nos artigos abaixo com os textos com ligação direta no JTM , clique em “continue reading” (continue […]

%d blogueiros gostam disto: