CASA DE MACAU (versão 2010)
Charlie Santos de nome artístico, também conhecido pelos amigos e familiares de Canicha, chama-se Carlos Alberto da Silva Santos e nasceu em Lisboa, mas macaense de formação. Seu pai natural de Lisboa e sua mãe de Macau, nasceu em Portugal quando seus pais, oriundos de Macau, foram lá viver. Em 1953, retornaram para Macau, onde Canicha viveu a sua juventude apreciando as músicas pop, inglesas e americanas, dos anos 50 e principalmente de 60 e já começava a tocar violão em 1963. Pouco depois de aprender seus primeiros acordes, já com alguma prática, brincava de inventar suas próprias canções.
Em Dezembro de 1967, emigrou para o Brasil em companhia do autor deste blog, a bordo do navio holandês MV Tchitchalenka numa viagem de 48 dias, incluindo paradas em vários portos da Ásia, África e finalmente Santos, tendo antes parado no Rio de Janeiro. Logo no ano seguinte, em 1968 já compunha a sua primeira canção em inglês “All I Wanna Do is Cry”. Em 1992, conseguiu, com recursos próprios, gravar um CD com músicas de composições próprias, nelas incluindo a famosa canção no meio da Comunidade Macaense mundial – Casa de Macau – que teve várias versões, inclusive uma acústica e mais melodiosa.
Depois do primeiro CD, Canicha não parou mais de gravar discos, sempre com recursos próprios, uma sina de vários músicos macaenses por falta de apoio ou de quem se interessasse a oferecer apoio para a cultura expressa em música, preferencialmente direcionada para outras áreas. Formado na geração dos anos 60, em que os macaenses preferiam a música inglesa e americana, assim denominada de Pop Music, quase a totalidade delas são no estilo e cantadas em inglês. Porém três composições em português fizeram parte do seu repertório, duas delas aqui reproduzidas: Casa de Macau (versão de 2010) e Lembranças.
Charlie Santos que conta com um conjunto musical profissional, de alta nível, ensaia quase que semanalmente num estúdio, sempre visando a gravação de músicas Pop dos tempos da sua juventude. E em Maio de 2012, já dizia ao autor deste blog que se preparava para lançar novo disco, dentre de inúmeros porém não comerciais. Charlie faz o seu investimento na música meramente por gostar e sentir-se realizado, como se estivesse a procurar satisfazer esse seu hobbie insaciável. Seria algo como muitos gostariam: poder fazer o que gosta. E que bom que o Canicha, ou Charlie Santos, consegue ter essa satisfação, ainda fazendo bem o que gosta.
Seu site
Ouçam abaixo a canção Lembranças, sua composição:
Rogério P D Luz, amante de fotografia, residente em São Paulo, Brasil. Natural de Macau (ex-território português na China) e autor do site Projecto Memória Macaense e o site Imagens DaLuz/Velocidade.
Memória - Bandeira do Leal Senado - para nunca ser esquecida -CIDADE DO SANTO NOME DE DEUS DE MACAU, NÃO HÁ OUTRA MAIS LEAL- Esta é a antiga bandeira da cidade de Macau do tempo dos portugueses, e que foi substituída após a devolução para a China em Dezembro de 1999
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau (ex-território português na China por cerca de 440 anos e devolvida em 20/12/1999) sua história e sua gente.
Macaense – genericamente, a gente de Macau, nativa ou oriunda dos falantes da língua portuguesa, ou de outras origens, vivências e formação que assim se consideram e classificados como tal.
*Autoria de Rogério P.D. Luz,, macaense natural de Macau e residente no Brasil há mais de 40 anos.
Escrita: língua portuguesa mista do Brasil e de Portugal conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
cartaz de Ung Vai Meng
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
Páginas digitalizadas do Anuário de Macau, Ano de 1962, o que aparentemente foi o último da série, ficamos aqui a conhecer quem eram as pessoas que ocuparam cargos no – Governo da Província e Repartições Públicas. Mesmo passados mais de 60 anos, agora que estamos na década com início em 2020, muitos nomes ainda estão […]
Hoje, 24 de Junho de 2022, comemora-se 400 anos de “A Maior Derrota dos Holandeses no Oriente” na sua tentativa de tomar Macau dos portugueses. Até a transição de soberania de Macau, de Portugal para a República Popular da China, em 20 de Dezembro de 1999, a data era comemorada como “DIA DE MACAU” ou “DIA DA […]
1 Aqueles bons tempos de Macau, que já não voltam mais, de peças teatrais com participação de macaenses, são recordadas por Jorge Eduardo (Giga) Robarts na sua página no Facebook. Com autorização do Giga, as imagens foram copiadas e editadas, inclusive seus textos. Fazem parte do seu acervo, bem como, partilhadas por seus amigos dessa […]
Comentários