Inaugurado em 14 de outubro de 2018, o Caminho do Rosário é um novo espaço oracional e devocional para os romeiros em Aparecida do Norte, no estado de São Paulo. O percurso de 1.132 metros, conforme dados oficiais, liga a Cidade do Romeiro, junto ao Hotel Rainha do Brasil, ao Porto Itaguaçu, onde a imagem de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada em 1717 por pescadores na águas do Rio Paraíba do Sul.
Aliado à novidade, passou a funcionar o Trem do Devoto (ver postagem específica neste blog) cujos trilhos percorrem ao lado do caminho de fé com vista panorâmica, uma opção para o romeiro programar a sua peregrinação num percurso a pé e outro de trem, na ida ou na volta.
Vinte cenários com um total de 128 esculturas criadas pelos artistas paraguaios Blas e Angela Servín, estão montados em todo o percurso totalmente plano e com entrada gratuita, apresentando os quatro Mistérios do Rosário assim divididos em Gozosos, Dolorosos, Gloriosos e Luminosos. Cada um dos quatro Mistérios contém cinco cenários com simbologia diferente através de flores e cores. Informação dada à imprensa por padre Daniel Antonio da Silva, administrador ecônomo do Santuário Nacional de Aparecida, diz que “o local foi pensado a partir de cenários. Em cada mistério tem diferentes simbologias, por exemplo, os mistérios dolorosos são mais introspectivos e usam as cores roxo e vermelho escuro. Já as partes da anunciação usam cores alegres, com flores brancas e amarelas”.
Vamos ver então, por imagens explicativas, a sequência do nosso percurso pelo Caminho do Rosário, a pé na ida ao Porto Itaguaçu, e a volta feita pelo Trem do Devoto:
O INÍCIO DO CAMINHO DO ROSÁRIO NA CIDADE DO ROMEIRO
O Caminho do Rosário começa aqui. Imagem de Nossa Senhora Aparecida, no centro canteiro, recebe o romeiro. A basílica nova do Santuário ao fundo. Ao lado fica o Hotel Rainha do Brasil, a dois minutos, bem como a Cidade do Romeiro.
A entrada para o Caminho do Rosário é gratuita, porém o Trem do Devoto é pago pois é explorado por empresa terceirizada, a mesma que opera os bondinhos. Nada mais justo! Em Agosto de 2019, a passagem custava R$ 10,00 por trajeto. Paga meia entrada a terceira idade e infantil (consulte antes da sua visita).
Horário de funcionamento do Trem do Devoto: Segunda a sexta-feira – 9h às 16h, Terça – Fechado para manutenção. No Sábado – 8h às 17h e Domingo 8h às 15h (posição em Agosto de 2019 – consulte antes da sua visita). Conforme informações dos atendentes, nas sextas e finais de semana ou feriados, o tempo de espera para pegar o trem é maior que nos dias de semana, pois a sua capacidade é limitada e só existe uma composição a percorrer o trilho único em 15 minutos além do tempo de embarque por chamada. No nosso caso, como era sábado e ainda não estando tão lotado de gente, o tempo de espera foi de uma hora aproximadamente na viagem de volta do Porto Itaguaçu. Apesar disso, compensa muito o passeio.
Os banheiros públicos estão aqui no início do trajeto, e depois apenas no final. no Porto Itaguaçu.
MISTÉRIOS GOZOSOS
o primeiro cenário, alusivo à:
A Anunciação, A Visitação, A Natividade., A Apresentação de Jesus no Templo. e O Encontro do Menino Jesus no templo.
MISTÉRIOS DOLOROSAS
A Agonia no Horto das Oliveiras, A Flagelação de Cristo, A Coroação de Espinhos, O Transporte da Cruz, A Crucificação.
Ao longo do trajeto há áreas de descanso e uma barraca para venda de água e sorvete.
Seguimos o trajeto o próximo Mistério:
O horário de funcionamento do Caminho do Rosário é das 5h às 19h com entrada gratuita.
MISTÉRIOS GLORIOSOS
A Ressurreição, A Ascensão, A Vinda do Espírito Santo, A Assunção de Maria e A Coroação de Maria
Aspectos do Caminho do Rosário neste trecho:
Todo o trajeto é monitorado por câmeras de segurança e patrulhado por moto do segurança.
MISTÉRIOS LUMINOSOS
O Batismo de Jesus no rio Jordão, O milagre nas Bodas de Caná, Proclamação de Jesus sobre o Reino de Deus, A Transfiguração de Jesus, e A Instituição da Eucaristia
O percurso final do Caminho do Rosário, após caminhar por 1.132 metros que nem se percebe e nem cansa visto que você vai parando para contemplar cada cenário, refletir e fazer as suas orações, além de poder descansar nas 22 áreas de descanso com bancos:
O término do Caminho do Rosário, ou início para quem parte do Porto Itaguaçu. A estação Porto do Trem do Devoto fica no lado esquerdo da foto, ao lado do último cenário.
Chegamos ao Porto de Iguaçu. O arco é o seu portal e à esquerda a Estação Porto para pegar o Trem do Devoto retornando para o excelente Hotel Rainha do Brasil pertencente ao Santuário.
Rogério P D Luz, amante de fotografia, residente em São Paulo, Brasil. Natural de Macau (ex-território português na China) e autor do site Projecto Memória Macaense e o site Imagens DaLuz/Velocidade.
Memória - Bandeira do Leal Senado - para nunca ser esquecida -CIDADE DO SANTO NOME DE DEUS DE MACAU, NÃO HÁ OUTRA MAIS LEAL- Esta é a antiga bandeira da cidade de Macau do tempo dos portugueses, e que foi substituída após a devolução para a China em Dezembro de 1999
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau (ex-território português na China por cerca de 440 anos e devolvida em 20/12/1999) sua história e sua gente.
Macaense – genericamente, a gente de Macau, nativa ou oriunda dos falantes da língua portuguesa, ou de outras origens, vivências e formação que assim se consideram e classificados como tal.
*Autoria de Rogério P.D. Luz,, macaense natural de Macau e residente no Brasil há mais de 40 anos.
Escrita: língua portuguesa mista do Brasil e de Portugal conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
cartaz de Ung Vai Meng
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
No livro “Meio Século em Macau” de J. J. Monteiro (José Joaquim Monteiro) composto por dois volumes, nas últimas páginas do Volume II estão as letras da canção “Macau (linda)”, que infelizmente não temos a gravação e nem se sabe se houve, talvez nos arquivos pessoais de algum macaense ou familiares. Trata-se de uma música […]
Os Brasões de Macau portuguesa são todos inspirados nos estilos heráldicos tradicionais da Europa. O primeiro brasão de armas de Macau foi usado até ao final do século XIX. É apenas constituído pelas armas de Portugal cercado pela inscrição Cidade do Nome de Deus, Não Há Outra Mais Leal. O segundo brasão de armas foi […]
A Sessão Solene de Abertura e Jantar de Boas Vindas do Encontro das Comunidades Macaenses – Macau 2019, oferecida pelo Governo da RAEM, foi realizada em 24 de Novembro de 2019 no Hotel Sheraton Grand Macao, Cotai Central, na Ilha da Taipa de Macau O Chefe do Executivo, Fernando Chui Sai On, cujo mandato se […]
Pingback: Passeio pelo Trem do Devoto em Aparecida | Cronicas Macaenses