Cronicas Macaenses

Blog-foto-magazine de Rogério P D Luz

Jardim Botânico de Curitiba, um jardim em estilo francês e com inspiração londrina

Um dos mais belos parques de Curitiba, o Jardim Botânico é dos pontos turísticos que todo visitante da capital paranaense quer conhecer, e não foi diferente na nossa excursão de 4 dias. Com seu jardim criado à imagem dos jardins franceses e uma estufa com três abóbadas do estilo Art Nouveau, inspirada no Palácio de Cristal de Londres do século XIX. foi em 2007  que pelo site Mapa-Mundi foi o monumento mais votado numa eleição para escolha das Sete Maravilhas do Brasil.

A Wikipédia conta que o Jardim Botânico inaugurado em 5 de outubro de 1991, possui ao todo uma área total de 278 mil metros quadrados, incluindo o bosque com mata atlântica preservada. . Seu nome oficial (J.B. Francisca Richbieter) presta uma homenagem à urbanista Francisca Maria Garfunkel Rischbieter, uma das pioneiras no trabalho de planejamento urbano da capital paranaense). O jardim contém inúmeros exemplares vegetais do Brasil e de outros países, espalhados por alamedas e estufas de ferro e vidro. A estufa principal de inspiração britânica é climatizada e mantém espécies da Floresta Atlântica como Caraguatá, Caetê e Palmito.

Atrás dessa estufa está situado o Espaço Cultural Frans Krajcberg, com a exposição permanente “A Revolta”, de obras do artista polonês naturalizado brasileiro Frans Krajcberg. O nome “A Revolta” expressa o sentimento do artista com relação à destruição sem limites provocada pelo homem nas florestas brasileiras. Nessa galeria estão expostas 110 obras de grande porte, todas elas feitas a partir de restos de árvores queimadas ou derrubadas de forma ilegal.

O projeto é do arquiteto Abrão Assad, que também planejou o Museu Botânico, incorporado ao Jardim Botânico em 1992, com auditório, centro de pesquisas, espaço para biblioteca especializada e sala de exposições temporárias e permanentes. Atualmente o Museu Botânico de Curitiba tem o quarto maior herbário do país, com aproximadamente de 400 mil exsicatas – plantas secas preparadas para coleção botânica – além de coleção de amostras de madeiras e frutos, e no parque funciona um centro de pesquisa da flora do Paraná e do Brasil.

O jardim em estilo francês

A estufa do estilo Art Nouveau inspirada no Palácio de Cristal de Londres do século XIX

Os múltiplos usos do Jardim Botânico, do lazer, caminhada, descanso, à prática esportiva

Outros pontos de vista do Jardim Botânico

 

  • Excursão de 4 dias realizada para o nosso grupo pela Ivetur Turismo, de Curitiba

Um comentário em “Jardim Botânico de Curitiba, um jardim em estilo francês e com inspiração londrina

  1. Pingback: Passeio pelo Bosque João Paulo II e o Jardim Poty Lazzarotto, em Curitiba | Cronicas Macaenses

Deixe um comentário

Informação

Publicado às 31/05/2019 por em Jardim Botânico e marcado , , , , , , , , , .

Autoria do blog-magazine

Rogério P. D. Luz, macaense-português de Macau, ex-território português na China, radicado no Brasil por mais de 40 anos. Autor dos sites Projecto Memória Macaense e ImagensDaLuz.

Sobre

O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.

Pesquise por tema e localidade (ordem alfabética)

Últimas 150 postagens

Estatísticas do blog

  • 1.709.949 hits

Monitoramento de visitas – contagem desde 01/Nov/2011

free counters

Postagens recentes: Blog do Projecto Memória Macaense

Em Macau, a volta da festa e procissão em honra a Nossa Senhora dos Remédios

Em Macau, a volta da festa e procissão em honra a Nossa Senhora dos Remédios

ESTE ANO, NA FESTA EM HONRA DE NOSSA SENHORA DOS REMÉDIOS,A PROCISSÃO VOLTOU A SAIR À RUA Texto e fotografias de Manuel V. Basílio Este ano, realizou-se no dia 8 de Outubro, na igreja de São Lourenço, a festa em honra de Nossa Senhora dos Remédios, que até meados do século passado era a principal […]

Macau 2023: Procissão de Nossa Senhora de Fátima, tradição mantida

Macau 2023: Procissão de Nossa Senhora de Fátima, tradição mantida

Não poderia este blogue deixar de fazer mais um registo histórico de uma tradição mantida na Macau do ano de 2023, hoje, território da República Popular da China. Assim, o nosso colaborador, Manuel V. Basílio, macaense residente em Macau, nos dá o relato, com fotos, sobre a procissão de Nossa Senhora de Fátima realizada no […]

Anúncios publicitários da Macau de 1962

Anúncios publicitários da Macau de 1962

No Anuário de Macau do ano de 1962, nas páginas finais, vários anúncios publicitários encontravam-se publicados, os quais, reproduzimos abaixo para matar as saudades de quem viveu aquela época de ouro, ou então, para curiosidade daqueles que possam se interessar em conhecer, um pouco mais, aquela Macau de vida simples, sem modernidade, mas, mais humana.