Aqui os links para assuntos específicos relativos às atividades da Comunidade Macaense
Definição do Macaense, a sua comunidade, refere-se principalmente a pessoas naturais de Macau que falam a língua portuguesa ou tenham estudado preferencialmente em escolas portuguesas, bem como aqueles que têm ligações com Macau, nas características anteriores, seja por vivência, trabalho, origens e ligações familiares, residentes ou não em Macau, naturais ou não da terra. Os habitantes de Macau de étnia chinesa se autodenominam de chineses, embora se também considerarem-se macaenses, ou aqueles que por uma forma de ligação não especificada, então sejam bem-vindos para integrar à comunidade. Macau e Macaense são sinônimos de tolerância racial, cultural e religiosa, a reunir uma gente com o mesmo objetivo.
A descrição de Macaense é despida de qualquer forma de preconceito, segregação e discriminação racial, práticas repugnantes condenadas por este blog.
LINKS
a) Macaenses – temas genéricos: ver nesta página
b) Mundo Macaense – em Macau e a Diáspora: clicar aqui para ver noutra página
c) Gente – os assuntos relacionados à pessoa e/ou seus trabalhos: clicar aqui para ver noutra página
Rogério P D Luz, amante de fotografia, residente em São Paulo, Brasil. Natural de Macau (ex-território português na China) e autor do site Projecto Memória Macaense e o site Imagens DaLuz/Velocidade.
Memória - Bandeira do Leal Senado - para nunca ser esquecida -CIDADE DO SANTO NOME DE DEUS DE MACAU, NÃO HÁ OUTRA MAIS LEAL- Esta é a antiga bandeira da cidade de Macau do tempo dos portugueses, e que foi substituída após a devolução para a China em Dezembro de 1999
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau (ex-território português na China por cerca de 440 anos e devolvida em 20/12/1999) sua história e sua gente.
Macaense – genericamente, a gente de Macau, nativa ou oriunda dos falantes da língua portuguesa, ou de outras origens, vivências e formação que assim se consideram e classificados como tal.
*Autoria de Rogério P.D. Luz,, macaense natural de Macau e residente no Brasil há mais de 40 anos.
Escrita: língua portuguesa mista do Brasil e de Portugal conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
cartaz de Ung Vai Meng
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
Não poderia este blogue deixar de fazer mais um registo histórico de uma tradição mantida na Macau do ano de 2023, hoje, território da República Popular da China. Assim, o nosso colaborador, Manuel V. Basílio, macaense residente em Macau, nos dá o relato, com fotos, sobre a procissão de Nossa Senhora de Fátima realizada no […]
No Anuário de Macau do ano de 1962, nas páginas finais, vários anúncios publicitários encontravam-se publicados, os quais, reproduzimos abaixo para matar as saudades de quem viveu aquela época de ouro, ou então, para curiosidade daqueles que possam se interessar em conhecer, um pouco mais, aquela Macau de vida simples, sem modernidade, mas, mais humana.
Páginas digitalizadas do Anuário de Macau, Ano de 1962, o que aparentemente foi o último da série, ficamos aqui a conhecer quem eram as pessoas que ocuparam cargos no – Governo da Província e Repartições Públicas. Mesmo passados mais de 60 anos, agora que estamos na década com início em 2020, muitos nomes ainda estão […]
Estou ajudando um amigo que esta a procura de localizar um irmao de nome LEE PANG NANG , ele Nasceu em Macau e veio viver na Beira Mocambique ,em 1974 foi para Brasil com o Pai de Nome LEE TCHEE e viveu no Rio de Janeiro Rua Luis Gouzaga 415 e tinha um restaurante nao se sabe se na mesma zona onde residia ou nao,e escrevia para o Irmao em Mocambique, a ultima carta que escreveu foi em 1977 a informar o irmao que o Pai morreu, dela para ca nunca mas soube do Irmao,e fica triste quando pensa nele,quando saio de Mocambique tinha um filho e la tem mas uma menina, na Beira ele viveu com o Irmao que esta ca e o Falecido Pai no Predio Reis pinto quarto andar flet 1 na Beira em Mocambique .
Por favor estou pedir apoio as Instituicoes colectivas ou privadas pessoas segulares para ajudar quer na devulgacao deste anuncio ou outras forma para localizacao do senhor LEE PANG NANG para ligacao de lacos familiares.
Conto com vosso apoio
Joao Macauze -Amigo de Manuel
NB- o senhor Manuel e estavel, nao passa necessidades ele so quer conforto Familiar rever ou troca de correspondencia com Irmao
Fica aqui a mensagem João Macauze. Faço votos para que tenha sucesso na sua procura. Se tentar no Facebook também ajuda.
Prezado amigo.
Eu estou fazendo genealogia procurando meus ancestrais.Eu comecei com familysearch.org ( Gratis) consegui a conta como convidado no , porque eu Domino o idioma inglês também o espanhol.Ancestry.org ; também estou afiliada à wikitree.
E tem mais uma aqui que pertence a familysearch que é geneanet .org.
Todas estas organizações tem milhões, milhões milhões de dados de pessoas do mundo inteiro.É só essa dica que eu posso te dar.
Eu estou em grupos de genealogia do Facebook.Mas confesso que eu não sei lidar com Facebook e onde eu moro, não sou dona do meu tempo, então a coisa fica difícil para o meu lado.Espero ter ajudado.
Agradeço a informação.