Santuário de Nossa Senhora de Fátima localizada na Av. Dr. Arnaldo nº 1831, bairro de Sumaré, em São Paulo
Era o dia 12 de Maio de 2017, sexta-feira na capital paulista, véspera da data comemorativa do Centenário das Aparições de Fátima, quando os três Pastorinhos começaram a ter visões de Nossa Senhora na Cova da Iria, em Fátima, Portugal.
A Imagem Peregrina, vinda de Portugal, foi trazida por um carro dos Bombeiros para o Santuário de Nossa Senhora de Fátima, no bairro de Sumaré, em São Paulo, para dar início às comemorações do Centenário que aconteceria no dia seguinte, 13 de Maio de 2017.
Celebrada a missa com a Imagem presente, houve apresentações musicais de corais e rezado o Terço em Línguas. Seguiu-se a Procissão das Velas no entorno da igreja e no encerramento das atividades do dia houve queima de fogos. No pátio as barracas em pleno funcionamento vendiam alimentos e doces portugueses e oferta de artigos religiosos e portugueses.
As fotografias contam melhor o que aconteceu nessa data recheada de fé demonstrada pelos fiéis da Virgem Maria:
(fotografia de/photos by Rogério P D Luz – clicar nas fotos para ampliar)
Mesmo com claridade de dia, percebia-se uma iluminação colorida a enfeitar a fachada. Veja as últimas fotos quando à noite.
A chegada da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima em carro dos Bombeiros acompanhada por batedores da Polícia Militar
A bordo, três mulheres e um homem vestidos de trajes regionais portugueses acompanhavam a imagem portando as bandeiras do Brasil e de Portugal.
A Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima ingressa na igreja …
… é coroada e colocada no seu nicho para visita e orações
A procissão das velas ocorreu quando já era noite, após as apresentações musicais. Percorreu pelo entorno da igreja acompanhada por grande número de fiéis.
Ao final da procissão pelas ruas, a Imagem Peregrina ingressa no pátio da igreja para as orações e celebrações finais com queima de fogos.
A Imagem Peregrina retorna ao seu nicho e novamente é colocada a coroa
A iluminação festiva na fachada
Rogério P D Luz, amante de fotografia, residente em São Paulo, Brasil. Natural de Macau (ex-território português na China) e autor do site Projecto Memória Macaense e o site Imagens DaLuz/Velocidade.
Memória - Bandeira do Leal Senado - para nunca ser esquecida -CIDADE DO SANTO NOME DE DEUS DE MACAU, NÃO HÁ OUTRA MAIS LEAL- Esta é a antiga bandeira da cidade de Macau do tempo dos portugueses, e que foi substituída após a devolução para a China em Dezembro de 1999
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau (ex-território português na China por cerca de 440 anos e devolvida em 20/12/1999) sua história e sua gente.
Macaense – genericamente, a gente de Macau, nativa ou oriunda dos falantes da língua portuguesa, ou de outras origens, vivências e formação que assim se consideram e classificados como tal.
*Autoria de Rogério P.D. Luz,, macaense natural de Macau e residente no Brasil há mais de 40 anos.
Escrita: língua portuguesa mista do Brasil e de Portugal conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
cartaz de Ung Vai Meng
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
Não poderia este blogue deixar de fazer mais um registo histórico de uma tradição mantida na Macau do ano de 2023, hoje, território da República Popular da China. Assim, o nosso colaborador, Manuel V. Basílio, macaense residente em Macau, nos dá o relato, com fotos, sobre a procissão de Nossa Senhora de Fátima realizada no […]
Páginas digitalizadas do Anuário de Macau, Ano de 1962, o que aparentemente foi o último da série, ficamos aqui a conhecer quem eram as pessoas que ocuparam cargos no – Governo da Província e Repartições Públicas. Mesmo passados mais de 60 anos, agora que estamos na década com início em 2020, muitos nomes ainda estão […]
Hoje, 24 de Junho de 2022, comemora-se 400 anos de “A Maior Derrota dos Holandeses no Oriente” na sua tentativa de tomar Macau dos portugueses. Até a transição de soberania de Macau, de Portugal para a República Popular da China, em 20 de Dezembro de 1999, a data era comemorada como “DIA DE MACAU” ou “DIA DA […]
Pingback: Santuário de Fátima em São Paulo de 2013 a 2019: recordando as comemorações do Dia de Nossa Senhora de Fátima | Cronicas Macaenses
Pingback: 2017 o ano de Nossa Senhora: 300 anos de Aparecida e 100 anos de Fátima | Cronicas Macaenses
Pingback: Comemoração dos 100 Anos das Aparições de Fátima no Santuário de São Paulo | Cronicas Macaenses