Comemoração dos 100 Anos das Aparições de Fátima no Santuário de São Paulo
100 Anos das Aparições de Fátima em São Paulo: chegada da imagem peregrina ao Santuário em Sumaré
Macau comemora o Centenário das Aparições de Fátima no dia 13 de Maio de 2017
0 0 0
Neste ano de 2017, os católicos terão duas comemorações especiais dedicadas à Virgem Maria, ambas em países de língua portuguesa. No Brasil, os 300 anos de Nossa Senhora Aparecida e em Portugal, os 100 anos das aparições de Nossa Senhora de Fátima.
Nossa Senhora Aparecida
Nossa Senhora da Conceição Aparecida, popularmente chamada de Nossa Senhora Aparecida, é a padroeira do Brasil e a data comemorativa ocorre no dia 12 de outubro como feriado nacional.
A aparição da imagem ocorreu na segunda quinzena de outubro de 1717, quando os pescadores Domingos Garcia, João Alves e Filipe Pedroso nas suas pescarias no Rio Paraíba para uma festa, encontraram uma imagem de Nossa Senhora, primeiramente só o corpo e depois a cabeça. Após, apanharam muitos peixes o que tinha sido mal sucedido até aquele momento.
O Santuário de Nossa Senhora Aparecida fica localizado na cidade de Aparecida, no Estado de São Paulo, a cerca de 180 kms de São Paulo.
Espera-se um aumento das habituais romarias ao Santuário ao longo do ano para comemorar O Ano do Jubileu do tricentenário da Padroeira do Brasil. O autor deste blog fará a sua romaria em grupo, em março, e que será registrada em postagem.
Nossa Senhora de Fátima
As aparições de Nossa Senhora em Fátima começaram no dia 13 de maio de 1917 a três crianças,Lúcia de Jesus, de 10 anos, e seus primos Francisco e Jacinta Marto de 9 e 7 anos, que pastoreavam um pequeno rebanho, na Cova da Iria, freguesia de Fátima, concelho de Vila Nova de Ourém. E depois, Nossa Senhora voltou a aparecer nos meses seguintes, em junho, julho, setembro e outubro, sempre no dia 13.
No local foi construído um Santuário, que será palco de grande comemoração do centenário das aparições com a participação do Papa Francisco.
Em São Paulo, no bairro de Sumaré , está localizado o Santuário dedicado à Nossa Senhora de Fátima que já se prepara para a celebração da data que inicia uma semana antes, culminando em grande festa no dia 13 com a participação de milhares de devotos. A imagem peregrina vinda de Fátima estará presente para ser venerada pelos fiéis.
Rogério P D Luz, amante de fotografia, residente em São Paulo, Brasil. Natural de Macau (ex-território português na China) e autor do site Projecto Memória Macaense e o site Imagens DaLuz/Velocidade.
Memória - Bandeira do Leal Senado - para nunca ser esquecida -CIDADE DO SANTO NOME DE DEUS DE MACAU, NÃO HÁ OUTRA MAIS LEAL- Esta é a antiga bandeira da cidade de Macau do tempo dos portugueses, e que foi substituída após a devolução para a China em Dezembro de 1999
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau (ex-território português na China por cerca de 440 anos e devolvida em 20/12/1999) sua história e sua gente.
Macaense – genericamente, a gente de Macau, nativa ou oriunda dos falantes da língua portuguesa, ou de outras origens, vivências e formação que assim se consideram e classificados como tal.
*Autoria de Rogério P.D. Luz,, macaense natural de Macau e residente no Brasil há mais de 40 anos.
Escrita: língua portuguesa mista do Brasil e de Portugal conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
cartaz de Ung Vai Meng
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
Não poderia este blogue deixar de fazer mais um registo histórico de uma tradição mantida na Macau do ano de 2023, hoje, território da República Popular da China. Assim, o nosso colaborador, Manuel V. Basílio, macaense residente em Macau, nos dá o relato, com fotos, sobre a procissão de Nossa Senhora de Fátima realizada no […]
No Anuário de Macau do ano de 1962, nas páginas finais, vários anúncios publicitários encontravam-se publicados, os quais, reproduzimos abaixo para matar as saudades de quem viveu aquela época de ouro, ou então, para curiosidade daqueles que possam se interessar em conhecer, um pouco mais, aquela Macau de vida simples, sem modernidade, mas, mais humana.
Páginas digitalizadas do Anuário de Macau, Ano de 1962, o que aparentemente foi o último da série, ficamos aqui a conhecer quem eram as pessoas que ocuparam cargos no – Governo da Província e Repartições Públicas. Mesmo passados mais de 60 anos, agora que estamos na década com início em 2020, muitos nomes ainda estão […]
Comentários