Passaram-se 100 anos, de 13 de Maio de 1917 a 13 de Maio de 2017, desde o início das aparições de Nossa Senhora em Fátima, Portugal, a três pastorinhos, Jacinta, Francisco e Lúcia. Era o dia dedicado a Nossa Senhora de Fátima.
Em Portugal, o Papa Francisco participou das comemorações no Santuário de Fátima diante de milhares de pessoas e formalizou a canonização dos dois pastorinhos, Jacinta e Francisco. Quanto à irmã Lúcia, o processo está em andamento no Vaticano.
Na capital paulista, em São Paulo, as comemorações do Centenário das Aparições de Fátima aconteceram no Santuário de Fátima localizado no bairro de Sumaré. Pelas bençãos do céu, a data caiu num sábado, o que facilitou a ida de centenas de fiéis para as atividades religiosas que perduraram o dia todo e que consistiram de missas a toda hora e procissão da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima trazida de Portugal. Neste ano, pela importância da data, houve missas celebradas pelo Bispo Auxiliar de São Paulo, Dom Eduardo Vieira dos Santos, e pelo Arcebispo Metropolitano de São Paulo, Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer que foi um dos citados como candidato para sucessão do Papa Bento XVI, que no final acabou sendo eleito o Papa Francisco.
No pátio da igreja,, a movimentação nas barracas foi intensa desde a manhã. Estas ofereciam doces portugueses inclusive o famoso pastel de Belém, bolinhos de bacalhau, caldo verde, enchidos portugueses como alheira, vinhos, bebidas, sanduiches, bolos e salgados, além de venda de produtos portugueses e religiosos, e diversão para crianças.
Pelas diversas fotos com textos explicativos nesta postagem, poderão ver o que aconteceu o dia todo no Santuário de São Paulo.
(fotografia de/photos by Rogério P D Luz – clicar nas fotos para ampliar)
Missa o dia todo com procissão de entrada, benção de objetos e água benta nos fiéis:
Missa celebrada pelo Bispo Auxiliar de São Paulo, Dom Eduardo Vieira dos Santos:
A fé e devoção por Nossa Senhora de Fátima era evidente e emocionante diante do nicho que abrigava a Imagem Peregrina vinda de Portugal. As fitas azuis criavam uma ligação com os devotos que ora depositavam flores, ou tiravam fotos com celulares, além de fazerem suas preces e orações.
A procissão que ocorreu no período da tarde, iniciou-se com o transporte da Imagem Peregrina do nicho ao carro do Corpo de Bombeiros, onde, enquanto aguardava a saída para percorrer pelas ruas da cidade, as colaboradoras que iriam seguir a bordo atendiam pedidos dos devotos para tocar suas flores e objetos na Imagem, ou fotografá-La de perto:
A chegada do carro dos Bombeiros com a imagem de Nossa Senhora de Fátima, após percorrer por várias ruas da cidade acompanhada por batedores da Polícia Militar. Aguardada por centenas de pessoas junto à estação Sumaré-Santuário do Metrô, a viatura seguiu pela Avenida Doutor Arnaldo até a igreja acompanhada de perto pelos devotos entoando cantos e orações no trajeto todo.
A missa, após a procissão, foi celebrada pelo Arcebispo Metropolitano de São Paulo, Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, que foi um dos fortes nomes citados como candidados a ocupar a vaga deixada pelo Papa Bento XVI, e que no final acabou sendo eleito o argentino Cardeal Jorge Mario Bergoglio, que se chamou de Papa Francisco. Eram tantas e tantas pessoas que estava praticamente impossível encontrar um espaço vago na igreja. Muitos assistiram a missa do lado de fora.
No pátio de igreja circularam muitos pessoas a visitar as barracas para degustação ou compras, e até para participar dos bingos beneficientes. Os colaboradores que atendiam nas barracas prestavam seus serviços voluntariamente, o que explicava o cartaz “nosso serviço é doação”, tanto o é esta postagem e outras relacionadas, feitas por devoção a Nossa Senhora de Fátima. As despesas e receitas eram de responsabilidade da Paróquia.
Rogério P D Luz, amante de fotografia, residente em São Paulo, Brasil. Natural de Macau (ex-território português na China) e autor do site Projecto Memória Macaense e o site Imagens DaLuz/Velocidade.
Memória - Bandeira do Leal Senado - para nunca ser esquecida -CIDADE DO SANTO NOME DE DEUS DE MACAU, NÃO HÁ OUTRA MAIS LEAL- Esta é a antiga bandeira da cidade de Macau do tempo dos portugueses, e que foi substituída após a devolução para a China em Dezembro de 1999
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau (ex-território português na China por cerca de 440 anos e devolvida em 20/12/1999) sua história e sua gente.
Macaense – genericamente, a gente de Macau, nativa ou oriunda dos falantes da língua portuguesa, ou de outras origens, vivências e formação que assim se consideram e classificados como tal.
*Autoria de Rogério P.D. Luz,, macaense natural de Macau e residente no Brasil há mais de 40 anos.
Escrita: língua portuguesa mista do Brasil e de Portugal conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
cartaz de Ung Vai Meng
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
Hoje, 24 de Junho de 2022, comemora-se 400 anos de “A Maior Derrota dos Holandeses no Oriente” na sua tentativa de tomar Macau dos portugueses. Até a transição de soberania de Macau, de Portugal para a República Popular da China, em 20 de Dezembro de 1999, a data era comemorada como “DIA DE MACAU” ou “DIA DA […]
1 Aqueles bons tempos de Macau, que já não voltam mais, de peças teatrais com participação de macaenses, são recordadas por Jorge Eduardo (Giga) Robarts na sua página no Facebook. Com autorização do Giga, as imagens foram copiadas e editadas, inclusive seus textos. Fazem parte do seu acervo, bem como, partilhadas por seus amigos dessa […]
Nesta postagem, divulgamos duas histórias de Macau de autoria do Manuel V. Basílio, publicadas no Jornal Tribuna de Macau-JTM e que foram extraídas dos seus livros: A primeira viagem portuguesa no sul da China O primeiro acordo sino-português Nos artigos abaixo com os textos com ligação direta no JTM , clique em “continue reading” (continue […]
Pingback: Santuário de Fátima em São Paulo de 2013 a 2019: recordando as comemorações do Dia de Nossa Senhora de Fátima | Cronicas Macaenses
Pingback: 2017 o ano de Nossa Senhora: 300 anos de Aparecida e 100 anos de Fátima | Cronicas Macaenses
Pingback: 100 Anos das Aparições de Fátima em São Paulo: chegada da imagem peregrina ao Santuário em Sumaré | Cronicas Macaenses