Cronicas Macaenses

Blog-foto-magazine de Rogério P D Luz

Comemoração dos 100 Anos das Aparições de Fátima no Santuário de São Paulo

Santuário de Nossa Senhora de Fátima, bairro de Sumaré, São Paulo, Brasil

Passaram-se 100 anos, de 13 de Maio de 1917 a 13 de Maio de 2017, desde o início das aparições de Nossa Senhora em Fátima, Portugal, a três pastorinhos, Jacinta, Francisco e Lúcia. Era o dia dedicado a Nossa Senhora de Fátima.

Em Portugal, o Papa Francisco participou das comemorações no Santuário de Fátima diante de milhares de pessoas e formalizou a canonização dos dois pastorinhos, Jacinta e Francisco. Quanto à irmã Lúcia, o processo está em andamento no Vaticano.

Na capital paulista, em São Paulo, as comemorações do Centenário das Aparições de Fátima aconteceram no Santuário de Fátima localizado no bairro de Sumaré. Pelas bençãos do céu, a data caiu num sábado, o que facilitou a ida de centenas de fiéis para as atividades religiosas que perduraram o dia todo e que consistiram de missas a toda hora e procissão da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima trazida de Portugal. Neste ano, pela importância da data, houve missas celebradas pelo Bispo Auxiliar de São Paulo, Dom Eduardo Vieira dos Santos, e pelo Arcebispo Metropolitano de São Paulo, Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer que foi um dos citados como candidato para sucessão do Papa Bento XVI, que no final acabou sendo eleito o Papa Francisco.

No pátio da igreja,, a movimentação nas barracas foi intensa desde a manhã. Estas ofereciam doces portugueses inclusive o famoso pastel de Belém, bolinhos de bacalhau, caldo verde, enchidos portugueses como alheira, vinhos, bebidas, sanduiches, bolos e salgados, além de venda de produtos portugueses e religiosos, e diversão para crianças.

Pelas diversas fotos com textos explicativos nesta postagem, poderão ver o que aconteceu o dia todo no Santuário de São Paulo.

(fotografia de/photos by Rogério P D Luz – clicar nas fotos para ampliar)

Missa o dia todo com procissão de entrada, benção de objetos e água benta nos fiéis:

Missa celebrada pelo Bispo Auxiliar de São Paulo, Dom Eduardo Vieira dos Santos:

A fé e devoção por Nossa Senhora de Fátima era evidente e emocionante diante do nicho que abrigava a Imagem Peregrina vinda de Portugal. As fitas azuis criavam uma ligação com os devotos que ora depositavam flores, ou tiravam fotos com celulares, além de fazerem suas preces e orações.

A procissão que ocorreu no período da tarde, iniciou-se com o transporte da Imagem Peregrina do nicho ao carro do Corpo de Bombeiros, onde, enquanto aguardava a saída para percorrer pelas ruas da cidade, as colaboradoras que iriam seguir a bordo atendiam pedidos dos devotos para tocar suas flores e objetos na Imagem, ou fotografá-La de perto:

A chegada do carro dos Bombeiros com a imagem de Nossa Senhora de Fátima, após percorrer por várias ruas da cidade acompanhada por batedores da Polícia Militar.  Aguardada por centenas de pessoas junto à estação Sumaré-Santuário do Metrô, a viatura seguiu pela Avenida Doutor Arnaldo até a igreja acompanhada de perto pelos devotos entoando cantos e orações no trajeto todo.

A missa, após a procissão, foi celebrada pelo Arcebispo Metropolitano de São Paulo, Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, que foi um dos fortes nomes citados como candidados a ocupar a vaga deixada pelo Papa Bento XVI, e que no final acabou sendo eleito o argentino Cardeal Jorge Mario Bergoglio, que se chamou de Papa Francisco. Eram tantas e tantas pessoas que estava praticamente impossível encontrar um espaço vago na igreja. Muitos assistiram a missa do lado de fora.

Dom Odilo Scherer. Na homilia, mostrou toda a sua capacidade de comunicação com os fiéis.

No pátio de igreja circularam muitos pessoas a visitar as barracas para degustação ou compras, e até para participar dos bingos beneficientes. Os colaboradores que atendiam nas barracas prestavam seus serviços voluntariamente, o que explicava o cartaz “nosso serviço é doação”, tanto o é esta postagem e outras relacionadas, feitas por devoção a Nossa Senhora de Fátima. As despesas e receitas eram de responsabilidade da Paróquia.

Anúncios

2 comentários em “Comemoração dos 100 Anos das Aparições de Fátima no Santuário de São Paulo

  1. Pingback: 2017 o ano de Nossa Senhora: 300 anos de Aparecida e 100 anos de Fátima | Cronicas Macaenses

  2. Pingback: 100 Anos das Aparições de Fátima em São Paulo: chegada da imagem peregrina ao Santuário em Sumaré | Cronicas Macaenses

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Autoria do blog-magazine

Rogério P. D. Luz, macaense-português de Macau, ex-território português na China, radicado no Brasil por mais de 40 anos. Autor dos sites Projecto Memória Macaense e ImagensDaLuz.

Sobre

O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.

Pesquise por tema e localidade (ordem alfabética)

Últimas 150 postagens

Estatísticas do blog

  • 953.450 hits

Monitoramento de visitas – contagem desde 01/Nov/2011

free counters

Postagens recentes: Fotoblog do Projecto Memória Macaense

O ‘Dia do Patuá’ festejado pela Comunidade Macaense dos EUA

O ‘Dia do Patuá’ festejado pela Comunidade Macaense dos EUA

‘A promoção do ‘Dia do Patuá’ é um esforço para preservar o dialecto na Comunidade Macaense da Califórnia, nos Estados Unidos da América do Norte’ é o que define Henrique Manhão da Casa de Macau dos EUA. Diz, conciliando com o pensamento de outros membros da comunidade presente, ‘enquanto houver apoio de Macau, o patuá não […]

Recordação de uma festa na Macau de 1953

Recordação de uma festa na Macau de 1953

Jorge Giga Robarts, macaense residente em Portugal, atendendo ao pedido de um conterrâneo, identifica as pessoas que estão numa fotografia enviada, informando ter sido tirada em Dezembro de 1953 em Macau. A 2ª imagem com legenda e que lista as pessoas da foto, foi editada para apenas mostrar o que escreveu quanto à identificação, excluindo […]

Memórias de Macau de Todos os Tempos (02)

Memórias de Macau de Todos os Tempos (02)

Imagens que trazem saudosas lembranças daquela Macau que não existe mais, mas que permanece viva na nossa memória e nas fotografias a seguir publicadas de forma aleatória, a procurar dar uma descrição a confirmar ou corrigir. O que vale mesmo é o que se diz – recordar é viver! As fotos são dos anos 50 […]

%d blogueiros gostam disto: