No 101º ano das aparições de Nossa Senhora de Fátima em Portugal, o dia 13 de Maio em 2018 aconteceu num domingo, coincidindo com o Dia das Mães comemorado no Brasil.
Ao longo do dia, centenas de fiéis passaram pelo Santuário de Fátima localizado no bairro de Sumaré em São Paulo, para suas orações e participar das sete missas que foram celebradas desde as 07:00 horas da manhã à última às 20:00 horas.
Pouco depois das 14:00 horas, o andor com a imagem de Nossa Senhora de Fátima carregado pelos devotos, percorreu por várias ruas em torno da igreja. No retorno, a procissão foi recebida pelo pároco na porta saudada com uma chuva de papel picado, e a missa solene foi celebrada em seguida.
Devido a revezamento com outra igreja, a imagem peregrina originária de Portugal não se fez presente após ter participado de celebrações da data por vários anos em São Paulo, sendo a última vez em 2017, quando se comemorou os 100 Anos das Aparições em Fátima.
Fotografias de/photos by Rogério P D Luz
clicar nas fotos para ampliar
Os devotos carregaram o andor com a imagem de Nossa Senhora de Fátima em procissão pelas ruas em torno do Santuário
Rogério P D Luz, amante de fotografia, residente em São Paulo, Brasil. Natural de Macau (ex-território português na China) e autor do site Projecto Memória Macaense e o site Imagens DaLuz/Velocidade.
Memória - Bandeira do Leal Senado - para nunca ser esquecida -CIDADE DO SANTO NOME DE DEUS DE MACAU, NÃO HÁ OUTRA MAIS LEAL- Esta é a antiga bandeira da cidade de Macau do tempo dos portugueses, e que foi substituída após a devolução para a China em Dezembro de 1999
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau (ex-território português na China por cerca de 440 anos e devolvida em 20/12/1999) sua história e sua gente.
Macaense – genericamente, a gente de Macau, nativa ou oriunda dos falantes da língua portuguesa, ou de outras origens, vivências e formação que assim se consideram e classificados como tal.
*Autoria de Rogério P.D. Luz,, macaense natural de Macau e residente no Brasil há mais de 40 anos.
Escrita: língua portuguesa mista do Brasil e de Portugal conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
cartaz de Ung Vai Meng
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
Imagens que trazem saudosas lembranças daquela Macau que não existe mais, mas que permanece viva na nossa memória e nas fotografias a seguir publicadas de forma aleatória, a procurar dar uma descrição a confirmar ou corrigir. O que vale mesmo é o que se diz – recordar é viver! As fotos são dos anos 50 […]
Nesta postagem do que poderia chamar de uma série “Memórias de Macau de Todos os Tempos”, remetendo-me a um vídeo que publiquei no YouTube (vide no final), publico umas fotos antigas recolhidas ao acaso do meu extenso acervo, ora já publicadas no site (inativo) do Projecto Memória Macaense, ou não, e também já republicadas por […]
Para celebrar o Ano Novo chinês de 2018, dando início ao Ano do Cão, a Casa de Macau de São Paulo reuniu a comunidade macaense e amigos para um almoço especial, recheado de boa comida chinesa de dar água na boca. Era a oportunidade para comer, infelizmente, uma vez ao ano, o chái, ou comida de […]
Comentários