Cronicas Macaenses

Blog-foto-magazine de Rogério P D Luz

Santuário em S.Paulo celebra 99 anos da aparição de Nossa Senhora de Fátima

Imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima, vinda de Portugal.

Imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima, vinda de Portugal.

No dia 13 de maio de 2016, a aparição de Nossa Senhora de Fátima aos três pastorinhos em Fátima, Portugal, completou 99 anos, e a data foi celebrada, como habitualmente a cada ano, no Santuário de Nossa Senhora de Fátima localizado no bairro de Sumaré, em São Paulo, Brasil.

A igreja inaugurada na Páscoa de 1940, sendo a primeira construída fora de Portugal dedicada à Santa, com as mesmas características arquitetônicas das igrejas barrocas portuguesas, ficou o dia inteiro lotada de fiéis com missas a toda hora. Percebia-se claramente uma maior afluência de pessoas, neste ano em que o Brasil passa por uma das suas maiores crises econômicas e políticas.

A igreja ficou lotada o dia inteiro com missas a toda hora.

A igreja ficou lotada o dia inteiro com missas celebradas a toda hora.

O altar montado para abrigar a imagem de Nossa Senhora de Fátima, vinda de Portugal, estava ricamente decorado, e em torno dele, os devotos manifestavam sua devoção de todas as formas e faziam as suas orações e preces, conforme mostram as imagens que procuram traduzir esses momentos.

Santuario N.Sra.Fatima em Sao Paulo Igreja 33

No grande pátio da igreja e suas dependências, funcionavam as barracas de alimentos, doces portugueses, artigos sacros, souvenirs de Portugal entre outras variedades, e o público sem sentir muito os efeitos da crise brasileira, consumia à vontade.

Santuario N.Sra.Fatima em Sao Paulo.festa.15

 

Às 14 horas deu-se início à procissão com a imagem peregrina pelas ruas do entorno do Santuário, seguida por dezenas de fiéis que entoavam cânticos religiosos e e faziam orações, para depois ser embarcada num carro dos bombeiros e peregrinado pelo bairro da região. No retorno, foi recebida com entusiasmo pela multidão que a aguardava na porta da igreja, e também por uma chuva de papel picado. A igreja nesta altura estava totalmente lotada para assistir à missa celebrada pelo pároco.

Santuario N.Sra.Fatima em Sao Paulo procissao 13

Ao final da festa já em plena noite, houve queima de fogos e reinava a expectativa pela celebração do centenário da aparição de Nossa Senhora em Fátima, no próximo ano, em 2017, que certamente será uma grandiosa festa.

(Fotografia de/photos by Rogério P.D. Luz – clicar nas fotos para aumentar)

Santuário de Nossa Senhora de Fátima, de São Paulo

Devoção, fé, preces, o dia todo na igreja

Santuario N.Sra.Fatima em Sao Paulo Igreja 03

Santuario N.Sra.Fatima em Sao Paulo Igreja 29

A Procissão com a imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima

Santuario N.Sra.Fatima em Sao Paulo Igreja 12

Santuario N.Sra.Fatima em Sao Paulo procissao 06

A Festa

Santuario N.Sra.Fatima em Sao Paulo.festa.20

Um comentário em “Santuário em S.Paulo celebra 99 anos da aparição de Nossa Senhora de Fátima

  1. Pingback: Santuário de Fátima em São Paulo de 2013 a 2019: recordando as comemorações do Dia de Nossa Senhora de Fátima | Cronicas Macaenses

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Autoria do blog-magazine

Rogério P. D. Luz, macaense-português de Macau, ex-território português na China, radicado no Brasil por mais de 40 anos. Autor dos sites Projecto Memória Macaense e ImagensDaLuz.

Sobre

O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.

Pesquise por tema e localidade (ordem alfabética)

Últimas 150 postagens

Estatísticas do blog

  • 1.465.767 hits

Monitoramento de visitas – contagem desde 01/Nov/2011

free counters

Postagens recentes: Blog do Projecto Memória Macaense

Dia de Macau – 24 de Junho de 2022 celebra 400 anos da maior derrota dos holandeses no Oriente, e Manuel V. Basílio nos conta como foi

Dia de Macau – 24 de Junho de 2022 celebra 400 anos da maior derrota dos holandeses no Oriente, e Manuel V. Basílio nos conta como foi

Hoje, 24 de Junho de 2022, comemora-se 400 anos de “A Maior Derrota dos Holandeses no Oriente” na sua tentativa de tomar Macau dos portugueses. Até a transição de soberania de Macau, de Portugal para a República Popular da China, em 20 de Dezembro de 1999, a data era comemorada como “DIA DE MACAU” ou “DIA DA […]

Macau: Bons tempos do Teatro Dom Pedro V recordados por Jorge Eduardo (Giga) Robarts

Macau: Bons tempos do Teatro Dom Pedro V recordados por Jorge Eduardo (Giga) Robarts

1 Aqueles bons tempos de Macau, que já não voltam mais, de peças teatrais com participação de macaenses, são recordadas por Jorge Eduardo (Giga) Robarts na sua página no Facebook. Com autorização do Giga, as imagens foram copiadas e editadas, inclusive seus textos. Fazem parte do seu acervo, bem como, partilhadas por seus amigos dessa […]

Duas histórias de Macau por Manuel V. Basílio: ‘A 1ª viagem portuguesa no sul da China’ e ‘O 1º acordo sino-português’

Duas histórias de Macau por Manuel V. Basílio: ‘A 1ª viagem portuguesa no sul da China’ e ‘O 1º acordo sino-português’

Nesta postagem, divulgamos duas histórias de Macau de autoria do Manuel V. Basílio, publicadas no Jornal Tribuna de Macau-JTM e que foram extraídas dos seus livros: A primeira viagem portuguesa no sul da China O primeiro acordo sino-português Nos artigos abaixo com os textos com ligação direta no JTM , clique em “continue reading” (continue […]

%d blogueiros gostam disto: