Cronicas Macaenses

Blog-magazine de Rogério P. D. Luz, de cara nova

O 13 de Maio no Santuário de N. S. de Fátima em São Paulo

Imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima foi trazida de Portugal

Imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima foi trazida de Portugal

Em 2014, a imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima foi trazida de Portugal para participar das celebrações do dia 13 de Maio no Santuário de Fátima, localizada na Avenida Dr. Arnaldo, no bairro de Sumaré, em São Paulo, Brasil.

Durante o dia todo eram rezadas missas seguidas e nos intervalos orações tanto particularmente como pelos altos falantes. Era uma só emoção ver tanta devoção das pessoas que aos milhares se dirigiram à igreja, especialmente no período da tarde, quando a procissão com a imagem peregrina ocorreria às 14:00 horas.

Antes da procissão a pé, um caminhão dos Bombeiros com a imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima percorreu as ruas da região com as sirenes ligadas, encerrando a peregrinação na estação de Metrô de Sumaré onde uma multidão de fiéis a aguardava. Seguiu-se daí a procissão a pé pelas ruas do entorno do Santuário e próximo do fim do percurso, a imagem foi embarcada novamente no caminhão dos Bombeiros que a conduziu até a igreja onde muitos devotos a aguardavam, sendo recebida por várias salvas de papel picado e aplausos da multidão.

(fotografia de/photos by Rogério P.D. Luz – clicar nas imagens para ampliar)

Santuario N.S. Fátima S.Paulo (07)

Durante o dia todo, foram rezadas missas seguidamente e a igreja esteve sempre cheia de fiéis.  Várias estações de televisão estiveram no local para fazer seus registros para os noticiários do dia.

Santuario N.S. Fátima S.Paulo (10)

Acima, a imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima que veio de Portugal, e que é uma das cinco existentes, sendo cada uma destinada a cada continente. Após o dia 13, a imagem irá peregrinar por várias paróquias da cidade e por diversos municípios do Estado de São Paulo e do Paraná. Antes, já peregrinou por algumas localidades, inclusive pelo Palácio do Governo Estadual.

Abaixo: no pátio, a todo momento fiéis recebiam benção (na foto Frei Rogério Souza Correia) e a fila também era extensa para venerar a imagem permanente de N.S. de Fátima do Santuário.

Santuario N.S. Fátima S.Paulo (13)

A imagem peregrina percorreu a bordo do caminhão de Bombeiros por diversas ruas do bairro de Sumaré na parte da tarde, antes de parar diante da Estação Sumaré do Metrô, onde foi descida para a procissão a pé pelas ruas do entorno da igreja, como ocorre anualmente na data festiva. Sorte que não foi prejudicada pelas manifestações que ocorriam na hora na Avenida Paulista, perto daí, e que fecharam o trânsito da importante via.

Abaixo: a procissão a pé que teve parada em algumas estações e os colaboradores que carregavam o andor se revezavam diante do médio percurso. A primeira paragem foi diante da creche de Nossa Senhora de Fátima onde crianças vestidas de pastorinhos saudaram a imagem.

Santuario N.S. Fátima S.Paulo (15)

Santuario N.S. Fátima S.Paulo (17)

Nas paradas da procissão, fiéis saudavam efusivamente a Nossa Senhora de Fátima e entoavam canções religiosas, além de fazer orações.

Abaixo: uma multidão aguardava a chegada do caminhão de Bombeiros que carregou a imagem peregrina na parte final da procissão, quando adentrou na Rua Dr. Arnaldo onde está localizada a igreja.

Umas salvas de papel picado saudou a entrada da imagem peregrina na igreja, que já estava totalmente lotada de fiéis. Aqueles que não conseguiram entrar, praticamente impossível, acompanharam a missa do lado de fora ouvindo a pregação do pároco.

Santuario N.S. Fátima S.Paulo (20)

Santuario N.S. Fátima S.Paulo (21)

A igreja totalmente lotada, acreditando que muitos deixaram de acompanhar a procissão para garantir o seu espaço aí dentro, pois foi praticamente impossível entrar no recinto religioso. Só consegui permissão para ingressar pela sacristia, graças à compreensão de um dos colaboradores postado na porta e assim permitiu o impressionante registro da fé e devoção dos fiéis por Nossa Senhora de Fátima. O blog agradece! No ano que vem voltarei a pedir a mesma autorização.

Santuario N.S. Fatima 13 Maio S.Paulo (01)

Santuario N.S. Fátima S.Paulo (24)

Santuario N.S. Fátima S.Paulo (28)

A dado momento, um fiel exaltou a sua fé e devoção ao jogar pétalas de rosa no ar.

Santuario N.S. Fátima S.Paulo (29)

Santuario N.S. Fátima S.Paulo (39)

Santuario N.S. Fátima S.Paulo (40)

Fé e devoção por Nossa Senhora de Fátima em imagens que dispensam palavras. Foi bonito e impressionante assistir e registrar estas cenas, que é impossível segurar a emoção.  Neste ano, graças a Nossa Senhora, pude assistir de perto e fotografar estas cenas emocionantes, fato que não tive chance no ano passado.  Tive a impressão que em 2014 o público foi maior.

Após a missa ouviam-se diversas vozes a rezar o terço como recomendado por Nossa Senhora de Fátima nas suas aparições. Uns acompanhavam a devota solitária da 1ª foto abaixo que subiu no banco para rezar o terço em voz alta, e outros seguiam duas senhoras que utilizavam o microfone.  Não importava quem fosse, o povo só queria fazer as suas preces e para uns o esforço para segurar a fita azul que fazia contato com a base da imagem da Virgem Mãe.

Muitas flores eram depositadas aos pés da imagem que estava fixa numa base móvel, podendo subir ou descer.  O que também era impressionante a quantidade de pessoas a fazer fotos da imagem com os seus celulares. Era uma cena constante o dia todo.

Santuario N.S. Fátima S.Paulo (37)

Segurar a fita azul que ligava à base da imagem e mostrar documentos, como a carteira de trabalho, era uma forma de mostrar a fé e fazer pedidos à Nossa Senhora.

Mais abaixo, o pátio da igreja com várias barracas de venda de imagens sacras, camisetas com imagens sacras e de Nossa Senhora, além dos disputados doces portugueses (pastel de belém entre eles) que se esgotaram no início da noite. Bolinhos de bacalhau, alheiras e chouriço português, sanduíches, bolos, bebidas e vários tipos de alimentos ajudavam a tornar a visita ao Santuário mais agradável. Já é uma tradição gastronômica mito apreciada pelos fiéis. Entre os presentes era comum ouvir o português falado com sotaque de portugueses ora residentes na região, que conta com uma população significativa de origem, ou de outros lugares.

 

 

Santuário de Fátima, bairro de Sumaré, São Paulo-SP

Santuário de Fátima, bairro de Sumaré, São Paulo-SP.  O formato das nuvens parecia querer anunciar que se tratava de data comemorativa da aparição de Nossa Senhora de Fátima em Leiria Portugal.

Santuario N.S. Fátima S.Paulo (09)

 

Site oficial do Santuário de Fátima, de São Paulo: www.fatima.com.br

Facebook: https://www.facebook.com/santuario.fatima.sao.paulo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Autoria do blog-magazine

Rogério P. D. Luz, macaense-português de Macau, ex-território português na China, radicado no Brasil por mais de 40 anos. Autor dos sites Projecto Memória Macaense e ImagensDaLuz.

Sobre

O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.

Pesquise por tema e localidade (ordem alfabética)

Últimas 150 postagens

Estatísticas do blog

  • 663,700 hits

Monitoramento de visitas – contagem desde 01/Nov/2011

free counters

Postagens recentes: Fotoblog do Projecto Memória Macaense

Vídeo “O silêncio de um bandolim” à memória de Adalberto Remédios

Vídeo “O silêncio de um bandolim” à memória de Adalberto Remédios

O que o Adalberto Remédios mais gostava era tocar o seu bandolim. Uma paixão desde jovem nos bons tempos antigos de Macau (ex-território português na China). Costumava tocar nas festas e atividades externas da Casa de Macau de São Paulo, formando um trio com o Clemente Badaraco (viola/violão/bandolim) e Manuel Ramos (baixo/percussão), até se mudar com […]

O Dia de Portugal na Macau portuguesa de 1973, em vídeo da RTP

O Dia de Portugal na Macau portuguesa de 1973, em vídeo da RTP

Outro vídeo da saudosa Macau sob administração portuguesa nas comemorações do Dia de Portugal em 1973, na época em que o governador era  o general Nobre de Carvalho . Faz parte dos arquivos da RTP Rádio e Televisão Portuguesa que foram disponibilizados ao público no seu aniversário de 70 anos. “Macau, Campo Desportivo 28 de […]

Vídeo ‘Macau 70’ da RTP mata saudades, assista …

Vídeo ‘Macau 70’ da RTP mata saudades, assista …

Viajar ao passado de Macau, dos belos tempos dos anos 60 e 70, é o que nos proporciona o vídeo “Macau 70”, produzido pela RTP Rádio e Televisão Portuguesa. A comemorar 70 anos, a RTP disponibilizou no seu website os arquivos para consulta ‘on-line‘ e Macau está presente numa das suas seções. Na apresentação do […]

%d blogueiros gostam disto: