Complemento 2017: veja a programação de comemorações do Centenário das Aparições, de 12 a 21/maio nesta postagem: https://cronicasmacaenses.com/2017/05/12/100-anos-das-aparicoes-de-fatima-programacao-das-comemoracoes-no-santuario-de-sao-paulo/
0 0 0 0 0
O Santuário Nossa Senhora do Rosário de Fátima localizado no bairro de Sumaré, em São Paulo, Brasil, foi a primeira igreja construída fora de Portugal dedicada à Santa. Com as mesmas características arquitetônicas das igrejas barrocas portuguesas, foi inaugurado na Páscoa de 1940 e por isso mesmo, tem um significado todo especial para a colônia portuguesa.
Com a doação de um terreno feita pelo Conde José Vicente de Azevedo em um bairro ainda em construção, o Sumaré, três frades, Frei Ignácio Gau, Frei Eduardo Galinier e Frei João Demarty, iniciaram a história do Santuário Nossa Senhora do Rosário de Fátima, em 1931. Em um convento onde funcionava o Seminário da Ordem Terceira Regular de São Francisco, que começara a ser erguido, foi rezada a primeira missa em uma capela provisória. Nos primeiros meses de 1932 foi inaugurada oficialmente a casa e a capela.
A idéia de homenagear a padroeira surgiu de um superior da Ordem Franciscana que esteve na região de Fátima, em Portugal, e ficou impressionado com as aparições da Nossa Senhora naquele local e pediu para que o novo templo fosse dedicado a ela.
A maior celebração da Paróquia acontece no dia 13 de maio, dia da aparição de Nossa Senhora do Rosário, em Fátima. A festa em 2013 teve início no dia 11 estendendo-se até o dia 13, com celebração de missas às 7h, às 8h, às 9h e às 11h, procissão às 14h e depois missa solene às 15h e às 20h, com oração do terço às 18h. As barracas com doces portugueses, caldo verde e alimentos como alheira, linguiça portuguesa, bolinhos de bacalhau e tantos outras variedades, além de venda de imagens sacras e objetos religiosos, ficaram abertos desde as 8h da manhã. Ao longo do dia, no pátio, havia benção a objetos pessoais e aos fiéis. Milhares de pessoas circularam ao longo do dia pelo Santuário, muitas vindas de outras cidades e cujas festividades encerraram às 22 horas.
Para o ano de 2014 é esperada a vinda de Portugal da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima.
(fonte de consulta e textos: site da Paróquia no http://fatima.com.br/web/
* Veja próxima postagem sobre a procissão, as barracas e o movimento no pátio da igreja em 13 de Maio de 2013
Nos dias de festa de N.S. de Fátima formam-se filas de fiéis para procurar um contato mais próximo da imagem
O site da paróquia é http://www.fatima.com.br
A procissão do dia 13 de Maio percorre as ruas das redondezas da igreja e inicia-se tradicionalmente às 14h
O metrô é uma boa opção para chegar ao Santuário. Pegue a Linha 2 Verde sentido Vila Madalena e desça na estação Sumaré
Clicar nas fotos para ampliar
Rogério P D Luz, amante de fotografia, residente em São Paulo, Brasil. Natural de Macau (ex-território português na China) e autor do site Projecto Memória Macaense e o site Imagens DaLuz/Velocidade.
Memória - Bandeira do Leal Senado - para nunca ser esquecida -CIDADE DO SANTO NOME DE DEUS DE MACAU, NÃO HÁ OUTRA MAIS LEAL- Esta é a antiga bandeira da cidade de Macau do tempo dos portugueses, e que foi substituída após a devolução para a China em Dezembro de 1999
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau (ex-território português na China por cerca de 440 anos e devolvida em 20/12/1999) sua história e sua gente.
Macaense – genericamente, a gente de Macau, nativa ou oriunda dos falantes da língua portuguesa, ou de outras origens, vivências e formação que assim se consideram e classificados como tal.
*Autoria de Rogério P.D. Luz,, macaense natural de Macau e residente no Brasil há mais de 40 anos.
Escrita: língua portuguesa mista do Brasil e de Portugal conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
cartaz de Ung Vai Meng
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
Hoje, 24 de Junho de 2022, comemora-se 400 anos de “A Maior Derrota dos Holandeses no Oriente” na sua tentativa de tomar Macau dos portugueses. Até a transição de soberania de Macau, de Portugal para a República Popular da China, em 20 de Dezembro de 1999, a data era comemorada como “DIA DE MACAU” ou “DIA DA […]
1 Aqueles bons tempos de Macau, que já não voltam mais, de peças teatrais com participação de macaenses, são recordadas por Jorge Eduardo (Giga) Robarts na sua página no Facebook. Com autorização do Giga, as imagens foram copiadas e editadas, inclusive seus textos. Fazem parte do seu acervo, bem como, partilhadas por seus amigos dessa […]
Nesta postagem, divulgamos duas histórias de Macau de autoria do Manuel V. Basílio, publicadas no Jornal Tribuna de Macau-JTM e que foram extraídas dos seus livros: A primeira viagem portuguesa no sul da China O primeiro acordo sino-português Nos artigos abaixo com os textos com ligação direta no JTM , clique em “continue reading” (continue […]
Pingback: A celebração do dia de Nossa Senhora de Fátima no Santuário de São Paulo em 2019 | Cronicas Macaenses