Em 1989 foi a sua irmã Guilhermina que ganhou o concurso de Miss Macau (vide postagem neste blog), e em 1993 foi a vez da Isabela Madeira Pedruco. Na época com 20 anos, a macaense Isabela, natural de Macau (que em 1993 ainda era colónia portuguesa na China), além de conquistar o público logo de início, ainda ganhou o título de Miss Fotogenia atribuído pelos fotógrafos, e não é para menos, observem o olhar cativante dela. Faz a alegria de qualquer fotógrafo.
A noite foi bem macaense, pois outra candidata Lisa dos Santos Lewis, 20 anos, ficou em 2º lugar (1ª Dama de Honra), seguida da chinesa, escultural, Chan King Mut, 20 anos, em 3º. Completando o quadro de macaenses bem sucedidas, Gabriela Lopes da Silva, natural de Macau, foi eleita Miss Simpatia pelas suas colegas concorrentes.
Isabela Madeira Pedruco ganhou na época prémios na ordem de um milhão de patacas (hoje seria em torno e US$ 125.000, mas depende da cotação em 1993), incluindo um apartamento e um automóvel. Só mesmo Macau para dar prémios deste nível.
Macau, atualmente, está sem concurso de Miss, porém parece que há promessa para seu retorno. Também com os casinos e tanto dinheiro a rolar por aí, não haveria motivos para que não aconteça isso.
Para os leitores brasileiros, podem ver a mistura de raças que Isabela bem exemplifica. Embora não conheça quais sejam elas na Isabela, julgo que poderia arriscar a dizer, portuguesa e chinesa.
(fonte e fotos: Revista Macau 1993)
Rogério P D Luz, amante de fotografia, residente em São Paulo, Brasil. Natural de Macau (ex-território português na China) e autor do site Projecto Memória Macaense e o site Imagens DaLuz/Velocidade.
Memória - Bandeira do Leal Senado - para nunca ser esquecida -CIDADE DO SANTO NOME DE DEUS DE MACAU, NÃO HÁ OUTRA MAIS LEAL- Esta é a antiga bandeira da cidade de Macau do tempo dos portugueses, e que foi substituída após a devolução para a China em Dezembro de 1999
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau (ex-território português na China por cerca de 440 anos e devolvida em 20/12/1999) sua história e sua gente.
Macaense – genericamente, a gente de Macau, nativa ou oriunda dos falantes da língua portuguesa, ou de outras origens, vivências e formação que assim se consideram e classificados como tal.
*Autoria de Rogério P.D. Luz,, macaense natural de Macau e residente no Brasil há mais de 40 anos.
Escrita: língua portuguesa mista do Brasil e de Portugal conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
cartaz de Ung Vai Meng
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
Não poderia este blogue deixar de fazer mais um registo histórico de uma tradição mantida na Macau do ano de 2023, hoje, território da República Popular da China. Assim, o nosso colaborador, Manuel V. Basílio, macaense residente em Macau, nos dá o relato, com fotos, sobre a procissão de Nossa Senhora de Fátima realizada no […]
Páginas digitalizadas do Anuário de Macau, Ano de 1962, o que aparentemente foi o último da série, ficamos aqui a conhecer quem eram as pessoas que ocuparam cargos no – Governo da Província e Repartições Públicas. Mesmo passados mais de 60 anos, agora que estamos na década com início em 2020, muitos nomes ainda estão […]
Hoje, 24 de Junho de 2022, comemora-se 400 anos de “A Maior Derrota dos Holandeses no Oriente” na sua tentativa de tomar Macau dos portugueses. Até a transição de soberania de Macau, de Portugal para a República Popular da China, em 20 de Dezembro de 1999, a data era comemorada como “DIA DE MACAU” ou “DIA DA […]
Comentários