Cronicas Macaenses

Blog-foto-magazine de Rogério P D Luz

Hong Kong guarda relíquia do ex-papa João Paulo II

Saiu no jornal Hoje Macau de 25/Nov/2011 a seguinte notícia com o título acima, que julguei interessante publicar:

Uma igreja de Hong Kong conservará uma mecha do cabelo do ex-papa João Paulo II, falecido em 2005 sem realizar o seu sonho de visitar a China devido à ausência de relações diplomáticas entre Pequim e Vaticano, informou ontem jornal “South China Morning Post”.
A Catedral da Imaculada Conceição de Hong Kong recebeu neste mês a mecha e agora a diocese anunciou que o Vaticano aprovou que ela seja ali conservada permanentemente.
Segundo o bispo de Hong Kong, John Tong Hon, a relíquia “realiza simbolicamente o desejo de toda uma vida de visitar a China”, expressado por João Paulo II, que chegou a dizer que todos os dias rezava pelos católicos do país.
China e Vaticano romperam relações diplomáticas em 1951 e ambos mantêm tensões por diversos assuntos, como a nomeação de bispos por Pequim sem o aval dos católicos de Roma. Actualmente, a Santa Sé é o único Estado europeu que reconhece a soberania da ilha de Taiwan –administrada pela China -, foco de tensões com o Ocidente.
Neste ano, por exemplo, a Igreja Católica oficial chinesa – desligada do Vaticano e dependente do Partido Comunista da China – excomungou vários bispos, voltando a elevar as tensões após anos de aparente reconciliação.
Hong Kong, por sua condição especial de ex-colónia britânica, é uma excepção neste conflito. A comunidade eclesiástica mantém laços directos com Roma e o seu bispo, nomeado pelo Vaticano, é considerado um mediador entre a China e a Santa Sé.
John Tong Hon afirma que a presença da mecha do ex-papa certamente atrairá milhões de fiéis da parte continental da China.

Jornal Hoje Macau www.hojemacau.com.mo

(Grato João Luís pelo email)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 19/12/2011 por em Atualidade, HONG KONG, Religião Católica e marcado , , .

Autoria do blog-magazine

Rogério P. D. Luz, macaense-português de Macau, ex-território português na China, radicado no Brasil por mais de 40 anos. Autor dos sites Projecto Memória Macaense e ImagensDaLuz.

Sobre

O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.

Pesquise por tema e localidade (ordem alfabética)

Últimas 150 postagens

Estatísticas do blog

  • 1.049.640 hits

Monitoramento de visitas – contagem desde 01/Nov/2011

free counters

Postagens recentes: Blog do Projecto Memória Macaense

Receitas de camarões e pimentas recheadas da gastronomia de Macau com Bosco Silva e Alex Airosa

Receitas de camarões e pimentas recheadas da gastronomia de Macau com Bosco Silva e Alex Airosa

A relembrar a aula de gastronomia realizada na Casa de Macau de São Paulo em 24/02/2008, ministrada pelos chefs João Bosco Quevedo da Silva e Herculano Alexandre (Alex) Airosa, seguem as fotos e receitas de camarões grandes recheados com ervas à moda de João Bosco Quevedo da Silva e pimenta recheada à moda do Alex Airosa. Na época, a coordenação das aulas e elaboração das […]

Procissão do Corpo de Deus em Macau

Procissão do Corpo de Deus em Macau

PROCISSÃO DO CORPO DE DEUS EM MACAU Texto, fotografias e legendas de Manuel V. Basílio (Macau) As cerimónias do Corpo de Deus, ou Corpus Christi, ou mais precisamente, a Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo, decorrem habitualmente na quinta-feira seguinte a Domingo de Pentecostes, 60 dias depois da Páscoa, tendo este ano ocorrido no […]

“Adeus Macau” na voz de Isa Manhão no Encontro das Comunidades Macaenses de 2010

“Adeus Macau” na voz de Isa Manhão no Encontro das Comunidades Macaenses de 2010

Não há como não se emocionar ao ouvir a bela canção Adeus Macau, seja qual for o/a intérprete. Possivelmente uma lágrima ou outra poderá escorrer no seu rosto. Alguns associam a canção à transição de soberania de Macau para a China, que em 2019 completa 20 anos. Pode até servir, se quisermos considerar o adeus […]

%d blogueiros gostam disto: