Cronicas Macaenses

Blog-foto-magazine de Rogério P D Luz

Brasil: Catedral de Maringá, a mais alta da América Latina

Em 2009, decidimos fazer uma loucura e viajar de carro para Foz de Iguaçú, onde estão as belas Cataratas de Iguaçú uma visita obrigatória para quem vem ao Brasil, com intuito de  passar um Natal diferente.  Fica a 1.100 km de São Paulo.  O máximo que fiz até na época foi de 550 km para o Rio via litoral.  Foi uma bela e tranquila viagem, pouco cansativa, revezando com a minha esposa na condução.  Outro dia lhes conto sobre isso.

O motivo desta postagem é para lhes mostrar imagens da Catedral de Maringá, no Estado do Paraná, localizada na cidade de Maringá, onde fiz uma pausa nessa viagem para pernoitar, após ter rodado cerca de 700 km.  Fiquei impressionado com a Catedral pela sua altura e modernidade, e fiz um ensaio fotográfico que publiquei no FlickR da Yahoo.  A 1ª foto abaixo recebeu mais de 300 visualizações sem eu tê-la divulgado, o que me surpreendeu.  Poderão perceber depois que gosto de fotografar igrejas católicas.  Não sei bem porque, talvez não só pela religiosidade, mas também pela sensação de paz de espírito que os templos católicos nos transmitem.  Vejamos:

A Catedral de Maringá ou Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Glória é o monumento símbolo da cidade de Maringá, no estado do Paraná.

A Catedral Basílica de Maringá é a mais alta catedral da América Latina. Foi inspirada e idealizada na era dos “Sputniks” (a palavra “poustinikki” designa o peregrino que se afasta do mundo para ficar mais perto de Deus[carece de fontes]). Sua arquitetura é moderna e arrojada, foi idealizada por Dom Jaime Luiz Coelho e projetada pelo arquiteto José Augusto Bellucci. É o 10º monumento em altura no mundo e o segundo na América do Sul.De forma cônica, possui um diâmetro de 50 metros e uma nave única, circular, com diâmetro interno de 38 metros. O cone possui uma altura externa de 114 metros, sustentando uma cruz de 10 metros, perfazendo um total de 124 metros de altura. Sua capacidade é de 3.500 pessoas, que podem ser distribuídas em duas galerias internas superpostas.

A porta principal está voltada para o norte; a Capela do Santíssimo para o sol nascente e a do Batistério para o poente. Ao sul a grande porta que leva a cripta, onde serão sepultados os Bispos, e que está sob o altar mor. No interior dos dois cones a 45 metros de altura, encontra-se o ossário, com 1.360 lóculos, que os fiéis adquirem para guardar os restos mortais de seus entes queridos.

Sua pedra fundamental, um pedaço de mármore retirado das escavações da Basílica de São Pedro pelo Papa Pio XII, foi lançada em 15 de agosto de 1958 em cerimônia promovida pelo Bispo Diocesano, Dom Jaime Luiz Coelho, e presidida pelo então Arcebispo de Curitiba, dom Manuel da Silveira D’Elboux. A Catedral, dedicada a Nossa Senhora da Glória, foi construída no período de julho de 1959 a maio de 1972. Sua obras em concreto foram concluídas quase quatorze anos depois, em 10 de maio de 1972. A Catedral foi então consagrada no dia 3 de maio de 1981. Em 21 de janeiro de 1982 recebeu o título de Catedral Basílica Menor.  Contornando a Catedral estão os espelhos d’água, fontes luminosas com chafariz que jorram suas águas a mais de 5 m de altura. Localiza-se na Avenida Tiradentes, Zona 1.

Características físicas:
Altura: 114 m de altura + 10 m de cruz no topo  /  Altura livre: 84 metros  /  Diâmetro externo: 50 m  /  Diâmetro Interno: 38 m
Vitrais: 16, de autoria de Lorenz Osterroht  /  Crucifixo: feito de madeira com 7 m, obra do escultor Conrado Moser / Capacidade: 4.700 pessoas.
fonte: Wikipedia

Maringá é um município brasileiro, localizado no norte central do Estado do Paraná. É uma cidade média-grande planejada/planeada e de urbanização recente, sendo a terceira maior do Estado e a sétima mais populosa da região sul do Brasil. Destaca-se pela qualidade de vida e por ser um importante entroncamento rodoviário regional. A cidade é uma das mais arborizadas do país.De acordo com o IBGE, Maringá possui uma população de 357 117 habitantes.

foto da Wikipédia

Anúncios

2 comentários em “Brasil: Catedral de Maringá, a mais alta da América Latina

  1. nonoel
    23/02/2012

    Conheci Maringa em 1969, tenho primos e tios que moram naquela região.
    Hoje resido em Santo Angelo na região das Missões, um lugar que todos deviam conhecer.

    • Maringá impressionou-me pelo jeito de cidade de 1º mundo. Gostei demais. Agora o Rio Grande do Sul, a região de Missões, a Serra Gaúcha, é uma dívida que tenho cá comigo. Ainda irei lá e fotografá-la de ponta a ponta. Pelas fotos, comentários e pelo lido, uma região européia na América do Sul, visita obrigatória para turistas de todo mundo. Abraços e grato pela visita.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Autoria do blog-magazine

Rogério P. D. Luz, macaense-português de Macau, ex-território português na China, radicado no Brasil por mais de 40 anos. Autor dos sites Projecto Memória Macaense e ImagensDaLuz.

Sobre

O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.

Pesquise por tema e localidade (ordem alfabética)

Últimas 150 postagens

Estatísticas do blog

  • 953.450 hits

Monitoramento de visitas – contagem desde 01/Nov/2011

free counters

Postagens recentes: Fotoblog do Projecto Memória Macaense

O ‘Dia do Patuá’ festejado pela Comunidade Macaense dos EUA

O ‘Dia do Patuá’ festejado pela Comunidade Macaense dos EUA

‘A promoção do ‘Dia do Patuá’ é um esforço para preservar o dialecto na Comunidade Macaense da Califórnia, nos Estados Unidos da América do Norte’ é o que define Henrique Manhão da Casa de Macau dos EUA. Diz, conciliando com o pensamento de outros membros da comunidade presente, ‘enquanto houver apoio de Macau, o patuá não […]

Recordação de uma festa na Macau de 1953

Recordação de uma festa na Macau de 1953

Jorge Giga Robarts, macaense residente em Portugal, atendendo ao pedido de um conterrâneo, identifica as pessoas que estão numa fotografia enviada, informando ter sido tirada em Dezembro de 1953 em Macau. A 2ª imagem com legenda e que lista as pessoas da foto, foi editada para apenas mostrar o que escreveu quanto à identificação, excluindo […]

Memórias de Macau de Todos os Tempos (02)

Memórias de Macau de Todos os Tempos (02)

Imagens que trazem saudosas lembranças daquela Macau que não existe mais, mas que permanece viva na nossa memória e nas fotografias a seguir publicadas de forma aleatória, a procurar dar uma descrição a confirmar ou corrigir. O que vale mesmo é o que se diz – recordar é viver! As fotos são dos anos 50 […]

%d blogueiros gostam disto: