Em 2009, decidimos fazer uma loucura e viajar de carro para Foz de Iguaçú, onde estão as belas Cataratas de Iguaçú uma visita obrigatória para quem vem ao Brasil, com intuito de passar um Natal diferente. Fica a 1.100 km de São Paulo. O máximo que fiz até na época foi de 550 km para o Rio via litoral. Foi uma bela e tranquila viagem, pouco cansativa, revezando com a minha esposa na condução. Outro dia lhes conto sobre isso.
O motivo desta postagem é para lhes mostrar imagens da Catedral de Maringá, no Estado do Paraná, localizada na cidade de Maringá, onde fiz uma pausa nessa viagem para pernoitar, após ter rodado cerca de 700 km. Fiquei impressionado com a Catedral pela sua altura e modernidade, e fiz um ensaio fotográfico que publiquei no FlickR da Yahoo. A 1ª foto abaixo recebeu mais de 300 visualizações sem eu tê-la divulgado, o que me surpreendeu. Poderão perceber depois que gosto de fotografar igrejas católicas. Não sei bem porque, talvez não só pela religiosidade, mas também pela sensação de paz de espírito que os templos católicos nos transmitem. Vejamos:
A Catedral de Maringá ou Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Glória é o monumento símbolo da cidade de Maringá, no estado do Paraná.
A Catedral Basílica de Maringá é a mais alta catedral da América Latina. Foi inspirada e idealizada na era dos “Sputniks” (a palavra “poustinikki” designa o peregrino que se afasta do mundo para ficar mais perto de Deus[carece de fontes]). Sua arquitetura é moderna e arrojada, foi idealizada por Dom Jaime Luiz Coelho e projetada pelo arquiteto José Augusto Bellucci. É o 10º monumento em altura no mundo e o segundo na América do Sul.De forma cônica, possui um diâmetro de 50 metros e uma nave única, circular, com diâmetro interno de 38 metros. O cone possui uma altura externa de 114 metros, sustentando uma cruz de 10 metros, perfazendo um total de 124 metros de altura. Sua capacidade é de 3.500 pessoas, que podem ser distribuídas em duas galerias internas superpostas.
A porta principal está voltada para o norte; a Capela do Santíssimo para o sol nascente e a do Batistério para o poente. Ao sul a grande porta que leva a cripta, onde serão sepultados os Bispos, e que está sob o altar mor. No interior dos dois cones a 45 metros de altura, encontra-se o ossário, com 1.360 lóculos, que os fiéis adquirem para guardar os restos mortais de seus entes queridos.
Sua pedra fundamental, um pedaço de mármore retirado das escavações da Basílica de São Pedro pelo Papa Pio XII, foi lançada em 15 de agosto de 1958 em cerimônia promovida pelo Bispo Diocesano, Dom Jaime Luiz Coelho, e presidida pelo então Arcebispo de Curitiba, dom Manuel da Silveira D’Elboux. A Catedral, dedicada a Nossa Senhora da Glória, foi construída no período de julho de 1959 a maio de 1972. Sua obras em concreto foram concluídas quase quatorze anos depois, em 10 de maio de 1972. A Catedral foi então consagrada no dia 3 de maio de 1981. Em 21 de janeiro de 1982 recebeu o título de Catedral Basílica Menor. Contornando a Catedral estão os espelhos d’água, fontes luminosas com chafariz que jorram suas águas a mais de 5 m de altura. Localiza-se na Avenida Tiradentes, Zona 1.
Características físicas:
Altura: 114 m de altura + 10 m de cruz no topo / Altura livre: 84 metros / Diâmetro externo: 50 m / Diâmetro Interno: 38 m
Vitrais: 16, de autoria de Lorenz Osterroht / Crucifixo: feito de madeira com 7 m, obra do escultor Conrado Moser / Capacidade: 4.700 pessoas.
fonte: Wikipedia
Maringá é um município brasileiro, localizado no norte central do Estado do Paraná. É uma cidade média-grande planejada/planeada e de urbanização recente, sendo a terceira maior do Estado e a sétima mais populosa da região sul do Brasil. Destaca-se pela qualidade de vida e por ser um importante entroncamento rodoviário regional. A cidade é uma das mais arborizadas do país.De acordo com o IBGE, Maringá possui uma população de 357 117 habitantes.
Rogério P D Luz, amante de fotografia, residente em São Paulo, Brasil. Natural de Macau (ex-território português na China) e autor do site Projecto Memória Macaense e o site Imagens DaLuz/Velocidade.
Memória - Bandeira do Leal Senado - para nunca ser esquecida -CIDADE DO SANTO NOME DE DEUS DE MACAU, NÃO HÁ OUTRA MAIS LEAL- Esta é a antiga bandeira da cidade de Macau do tempo dos portugueses, e que foi substituída após a devolução para a China em Dezembro de 1999
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau (ex-território português na China por cerca de 440 anos e devolvida em 20/12/1999) sua história e sua gente.
Macaense – genericamente, a gente de Macau, nativa ou oriunda dos falantes da língua portuguesa, ou de outras origens, vivências e formação que assim se consideram e classificados como tal.
*Autoria de Rogério P.D. Luz,, macaense natural de Macau e residente no Brasil há mais de 40 anos.
Escrita: língua portuguesa mista do Brasil e de Portugal conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
cartaz de Ung Vai Meng
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
Não poderia este blogue deixar de fazer mais um registo histórico de uma tradição mantida na Macau do ano de 2023, hoje, território da República Popular da China. Assim, o nosso colaborador, Manuel V. Basílio, macaense residente em Macau, nos dá o relato, com fotos, sobre a procissão de Nossa Senhora de Fátima realizada no […]
No Anuário de Macau do ano de 1962, nas páginas finais, vários anúncios publicitários encontravam-se publicados, os quais, reproduzimos abaixo para matar as saudades de quem viveu aquela época de ouro, ou então, para curiosidade daqueles que possam se interessar em conhecer, um pouco mais, aquela Macau de vida simples, sem modernidade, mas, mais humana.
Páginas digitalizadas do Anuário de Macau, Ano de 1962, o que aparentemente foi o último da série, ficamos aqui a conhecer quem eram as pessoas que ocuparam cargos no – Governo da Província e Repartições Públicas. Mesmo passados mais de 60 anos, agora que estamos na década com início em 2020, muitos nomes ainda estão […]
Conheci Maringa em 1969, tenho primos e tios que moram naquela região.
Hoje resido em Santo Angelo na região das Missões, um lugar que todos deviam conhecer.
Maringá impressionou-me pelo jeito de cidade de 1º mundo. Gostei demais. Agora o Rio Grande do Sul, a região de Missões, a Serra Gaúcha, é uma dívida que tenho cá comigo. Ainda irei lá e fotografá-la de ponta a ponta. Pelas fotos, comentários e pelo lido, uma região européia na América do Sul, visita obrigatória para turistas de todo mundo. Abraços e grato pela visita.