Sugerido pelo Arnaldo Martins, que me introduziu ao Grupo no Facebook, para sua divulgação junto à malta (Brasil: o pessoal), venho aqui cumprir o meu papel como membro, não só por isso mas com todo o prazer, pois o Fórum, Blog ou Grupo, como queiram chamar ou serem chamados, é um irmão-gêmeo do Crónicas Macaenses por utilizar o brilhante logo criado pelo Rigoberto “Api” Rosário Jr e o mesmo slogan deste blog. Afinal, todos fazemos parte de uma Casa Macaísta, com certeza!
O Grupo basicamente reúne gente que tem ou teve ligação com Macau e a sua gente Macaense, pois os assuntos giram em torno dos temas, tanto atuais como antigos, mas a primeira principalmente. Daí, você sabe, os comentários podem evoluir e vai longe. Para quem está longe de Macau, como eu da diáspora, é até interessante pois podemos nos inteirar dos assuntos atuais, embora nada de política, e ver como a comunidade macaense está a viver na nossa terra ou mesmo lá fora. Além de tudo poder encontrar velhas amizades ou conhecidos, ou mesmo macaenses anônimos perdidos em Macau, e de quem pouco se sabe, ou nada falam deles, aliás nada usual.
Até há pouco os números já giram em torno de 650 membros e a crescer a toda a hora. Quem sabe, com esta dica, possa crescer um pouquinho mais. Mas é interessante ver que da criação virtual do Grupo, a realidade se concretizou. Pelo visto, já realizaram 2 jantares de confraternização entre os membros residentes em Macau. Parece ser um grupo animado e descontraído, muito saudável!
Assim, quem já é do Facebook, digite em Procurar – Conversa entre a Malta – e já vai achar o link. Caso contrário se quiser participar, terá que se cadastrar e depois realizar a operação. No começo vai achar tudo muito complicado, pois são tantos cliques, mas depois com o tempo se acostuma e vai aprendendo mais como está a acontecer comigo. O Grupo no seu blog interno da rede social, tal como o Crónicas Macaenses, não tem nenhuma finalidade lucrativa de qualquer espécie e nem se mete em política. Estamos aí para se agregar e se divertir.
Veja a malta toda animada nos seus convívios em Macau:
O Elvis de Macau ou Rudy Sousa, grande sujeito, abrilhantou o jantar com o seu show. Veja o logo atrás.
Olha aí, também tem mulheres (gajas também e não só gajos). A 5ª mulher, a contar da esquerda, é a "Doctora Corazon", uma figura típica do Grupo que alegra o ambiente com os seus comentários mistos de português, inglês, castelhano/espanhol etc. Muito engraçada! É de Bogotá, Colômbia ... mas como foi parar em Macau, do outro lado do mundo? A "trabajo" talvez! E olha o José Pereira Coutinho fazendo o seu ok!!!
* As fotos foram copiadas dos álbums do Grupo CEAM-ConversaEntreAMalta que também tem “pisidente”!!!
Rogério P D Luz, amante de fotografia, residente em São Paulo, Brasil. Natural de Macau (ex-território português na China) e autor do site Projecto Memória Macaense e o site Imagens DaLuz/Velocidade.
Memória - Bandeira do Leal Senado - para nunca ser esquecida -CIDADE DO SANTO NOME DE DEUS DE MACAU, NÃO HÁ OUTRA MAIS LEAL- Esta é a antiga bandeira da cidade de Macau do tempo dos portugueses, e que foi substituída após a devolução para a China em Dezembro de 1999
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau (ex-território português na China por cerca de 440 anos e devolvida em 20/12/1999) sua história e sua gente.
Macaense – genericamente, a gente de Macau, nativa ou oriunda dos falantes da língua portuguesa, ou de outras origens, vivências e formação que assim se consideram e classificados como tal.
*Autoria de Rogério P.D. Luz,, macaense natural de Macau e residente no Brasil há mais de 40 anos.
Escrita: língua portuguesa mista do Brasil e de Portugal conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
cartaz de Ung Vai Meng
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
Não poderia este blogue deixar de fazer mais um registo histórico de uma tradição mantida na Macau do ano de 2023, hoje, território da República Popular da China. Assim, o nosso colaborador, Manuel V. Basílio, macaense residente em Macau, nos dá o relato, com fotos, sobre a procissão de Nossa Senhora de Fátima realizada no […]
Páginas digitalizadas do Anuário de Macau, Ano de 1962, o que aparentemente foi o último da série, ficamos aqui a conhecer quem eram as pessoas que ocuparam cargos no – Governo da Província e Repartições Públicas. Mesmo passados mais de 60 anos, agora que estamos na década com início em 2020, muitos nomes ainda estão […]
Hoje, 24 de Junho de 2022, comemora-se 400 anos de “A Maior Derrota dos Holandeses no Oriente” na sua tentativa de tomar Macau dos portugueses. Até a transição de soberania de Macau, de Portugal para a República Popular da China, em 20 de Dezembro de 1999, a data era comemorada como “DIA DE MACAU” ou “DIA DA […]
Obrigado Rogério pela sua simpatia em divulgar o nosso Blog aqui no seu FB. Espero que as notícias daqui de Macau, possam colocar os nossos amigos conterrâneos do Brasil a par do que se passa por aqui, e em todos os aspectos da vida quotidiana em Macau. Um grande abraço. Arnaldo Martins
Arnaldo, para mim foi uma satisfação poder contribuir para divulgação desse excelente espaço macaense no Facebook. Sucesso e um abraço!