Lembro-me da Sessão Inaugural do último Encontro, na qual o Chefe do Executivo da RAEM foi lá saudar os participantes, e, a casa não estava totalmente cheia. Muitos deixaram de comparecer. Foi lamentável !!!
No programa deste ano, consta a Sessão, porém sem mencionar quem estará lá, embora, logo em seguida, no mesmo local, Doca dos Pescadores, aliás, lindissima, haverá um jantar oferecido pelo Chefe do Executivo.
Seja lá quem for abrir a Sessão e dar as boas vindas, convenhamos, por uma questão de boas maneiras, bom senso, educação, até gratidão, acho que todo mundo tem que ir lá e retribuir a gentileza de termos mais um Encontro, com uma SALVA DE PALMAS.
Imagine só, se você vai a uma festa de aniversário na casa de um amigo, chega lá, se enche de comisaina, bebidas, etc., vai embora e não cumprimenta o amigo??? Nem agradece??? No mínimo, se você ouvir essa história, vai dizer que a pessoa foi malcriada, não é?
Assim, espero que todos compareçam à Sessão Inaugural e ao Jantar oferecido pelo Chefe do Executivo, agradecê-lo com uma salva de palmas por mais um Encontro, que se espera, não seja o último.
Afinal, antes da transição, em 1999, você acreditava que iria ter mais Encontros em Macau??? Muitos falavam em Portugal, etc. etc. Julgo que poucos acreditavam!!! Pois é, depois da transição, aconteceram 2 Encontros, mais esse no final do ano. Sem ser puxa-saco, ou, engraxar sapatos, ou chát hai, é uma constatação.
Rogério P D Luz, amante de fotografia, residente em São Paulo, Brasil. Natural de Macau (ex-território português na China) e autor do site Projecto Memória Macaense e o site Imagens DaLuz/Velocidade.


Memória - Bandeira do Leal Senado - para nunca ser esquecida -CIDADE DO SANTO NOME DE DEUS DE MACAU, NÃO HÁ OUTRA MAIS LEAL- Esta é a antiga bandeira da cidade de Macau do tempo dos portugueses, e que foi substituída após a devolução para a China em Dezembro de 1999
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau (ex-território português na China por cerca de 440 anos e devolvida em 20/12/1999) sua história e sua gente.
Macaense – genericamente, a gente de Macau, nativa ou oriunda dos falantes da língua portuguesa, ou de outras origens, vivências e formação que assim se consideram e classificados como tal.
*Autoria de Rogério P.D. Luz,, macaense natural de Macau e residente no Brasil há mais de 40 anos.
Escrita: língua portuguesa mista do Brasil e de Portugal conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.


cartaz de Ung Vai Meng

O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.

ESTE ANO, NA FESTA EM HONRA DE NOSSA SENHORA DOS REMÉDIOS,A PROCISSÃO VOLTOU A SAIR À RUA Texto e fotografias de Manuel V. Basílio Este ano, realizou-se no dia 8 de Outubro, na igreja de São Lourenço, a festa em honra de Nossa Senhora dos Remédios, que até meados do século passado era a principal […]

Não poderia este blogue deixar de fazer mais um registo histórico de uma tradição mantida na Macau do ano de 2023, hoje, território da República Popular da China. Assim, o nosso colaborador, Manuel V. Basílio, macaense residente em Macau, nos dá o relato, com fotos, sobre a procissão de Nossa Senhora de Fátima realizada no […]

No Anuário de Macau do ano de 1962, nas páginas finais, vários anúncios publicitários encontravam-se publicados, os quais, reproduzimos abaixo para matar as saudades de quem viveu aquela época de ouro, ou então, para curiosidade daqueles que possam se interessar em conhecer, um pouco mais, aquela Macau de vida simples, sem modernidade, mas, mais humana.
Comentários