Conhecem-no? Era conhecido como o “gajo” que sempre andava com uma filmadora (provavelmente uma 8mm de dar corda). Filmava tudo. Dizem que era um fanático por isso, mas amador.
Uns anos atrás o filho do Hércules, cujo nome desconheço e tento apurar, andou a distribuir na APOMAC uns DVDs com as filmagens feitas nos anos 60 pelo pai. Dizia ele que o pai tem (ou tinha?) um acervo enorme de filmagens. Penso comigo, o que está feito dele? Foi doado para alguma instituição? Guardado em gaveta ou armário? Perderam-se? Foi publicado, onde?
O conterrâneo que recebeu uma cópia emprestou-me para também copiar. O resultado, agora que estou nessa onda de vídeos e do PMM Vídeo, decidi editá-lo, separando por temas, que são: a) 2 GPs de Macau, uma, daquela em que a ponte caiu, outra da vitória do Arsénio Laurel com um Fórmula Júnior branco; b) a chegada de avião em Macau do novo Governador (ainda vou descobrir o nome); c) uma parada militar defronte ao Palácio do Governo; d) comemoração do Dia de Macau (acho eu) na Gruta de Camões, e, e) dança do dragão pelas ruas de Macau. Feito o trabalho vou aos poucos publicar no YouTube sob a sigla Projecto Memória Macaense, mas destacando principalmente o seu autor – Hércules António – para que este grande macaense, que sabia ou não sabia estar a fazer um importante trabalho pela nossa memória, não seja esquecido e reconhecido anos depois.
Porém quase nada sei a seu respeito, pois poderia abrir uma página no site PMM em sua memória, embora mesmo assim vou fazê-lo, mas se eventualmente alguém pudesse contribuir com alguma informação, foto do Hércules, ou até me possibilitar o contacto com o seu filho, muito agradeceria.
(foto do meu acervo de uma Ferrari no X GP de Macau dos anos 60, na subida da Guia)
Rogério P D Luz, amante de fotografia, residente em São Paulo, Brasil. Natural de Macau (ex-território português na China) e autor do site Projecto Memória Macaense e o site Imagens DaLuz/Velocidade.
Memória - Bandeira do Leal Senado - para nunca ser esquecida -CIDADE DO SANTO NOME DE DEUS DE MACAU, NÃO HÁ OUTRA MAIS LEAL- Esta é a antiga bandeira da cidade de Macau do tempo dos portugueses, e que foi substituída após a devolução para a China em Dezembro de 1999
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau (ex-território português na China por cerca de 440 anos e devolvida em 20/12/1999) sua história e sua gente.
Macaense – genericamente, a gente de Macau, nativa ou oriunda dos falantes da língua portuguesa, ou de outras origens, vivências e formação que assim se consideram e classificados como tal.
*Autoria de Rogério P.D. Luz,, macaense natural de Macau e residente no Brasil há mais de 40 anos.
Escrita: língua portuguesa mista do Brasil e de Portugal conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
cartaz de Ung Vai Meng
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
Não poderia este blogue deixar de fazer mais um registo histórico de uma tradição mantida na Macau do ano de 2023, hoje, território da República Popular da China. Assim, o nosso colaborador, Manuel V. Basílio, macaense residente em Macau, nos dá o relato, com fotos, sobre a procissão de Nossa Senhora de Fátima realizada no […]
Páginas digitalizadas do Anuário de Macau, Ano de 1962, o que aparentemente foi o último da série, ficamos aqui a conhecer quem eram as pessoas que ocuparam cargos no – Governo da Província e Repartições Públicas. Mesmo passados mais de 60 anos, agora que estamos na década com início em 2020, muitos nomes ainda estão […]
Hoje, 24 de Junho de 2022, comemora-se 400 anos de “A Maior Derrota dos Holandeses no Oriente” na sua tentativa de tomar Macau dos portugueses. Até a transição de soberania de Macau, de Portugal para a República Popular da China, em 20 de Dezembro de 1999, a data era comemorada como “DIA DE MACAU” ou “DIA DA […]
Pingback: Hércules António, conheça-o « Crónicas Macaenses