Macau, vista da Praia Grande em 1870. Observem na lateral esquerda, o Palácio do Governo. Quase no centro da foto, mais para a esquerda, a Igreja da Sé ou a Sé Catedral que ainda tinha as 2 cúpulas originais. Segundo a Wikipédia, a Igreja foi construída em pedra e consagrada em 1850. Antes, era uma pequena ermida de madeira. Porém foi seriamente danificada por um tufão 24 anos depois (1874) e sofreu grandes reparações. Talvez as cúpulas foram danificadas tendo que ser refeitas, porém modificadas.
Esta foto tirada da Fortaleza do Monte em 1900, mostra as 2 novas cúpulas da Igreja da Sé após a reconstrução relatada acima e similares ou iguais às de hoje. Nesta época, a Praia Grande ainda não tinha sofrido aterros, o que mostra a Igreja mais próxima do mar. Do lado direito pode-se ver o prédio do Leal Senado, imponente, destacando-se no meio de construções menores.
Cronologia:
1870 – foi fundado o Grémio Militar, mais tarde Clube Militar.
1900 – em 18 e 19 de Julho, foram bombardeadas posições dos piratas e seu desalojamento da ilha de Coloane pelas guarnições da canhoneira Pátria e da lancha-canhoneira Macau (veja a história no Projecto Memória Macaense – na página-guia Macau), e em 5 de Outubro foi implantada a República em Portugal.
(clicar nas fotos para aumentar)
*fonte: Álbum Macau/Fundação Oriente/Cecília Jorge/Beltrão Coelho
Rogério P D Luz, amante de fotografia, residente em São Paulo, Brasil. Natural de Macau (ex-território português na China) e autor do site Projecto Memória Macaense e o site Imagens DaLuz/Velocidade.


Memória - Bandeira do Leal Senado - para nunca ser esquecida -CIDADE DO SANTO NOME DE DEUS DE MACAU, NÃO HÁ OUTRA MAIS LEAL- Esta é a antiga bandeira da cidade de Macau do tempo dos portugueses, e que foi substituída após a devolução para a China em Dezembro de 1999
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau (ex-território português na China por cerca de 440 anos e devolvida em 20/12/1999) sua história e sua gente.
Macaense – genericamente, a gente de Macau, nativa ou oriunda dos falantes da língua portuguesa, ou de outras origens, vivências e formação que assim se consideram e classificados como tal.
*Autoria de Rogério P.D. Luz,, macaense natural de Macau e residente no Brasil há mais de 40 anos.
Escrita: língua portuguesa mista do Brasil e de Portugal conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.


cartaz de Ung Vai Meng

O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.

ESTE ANO, NA FESTA EM HONRA DE NOSSA SENHORA DOS REMÉDIOS,A PROCISSÃO VOLTOU A SAIR À RUA Texto e fotografias de Manuel V. Basílio Este ano, realizou-se no dia 8 de Outubro, na igreja de São Lourenço, a festa em honra de Nossa Senhora dos Remédios, que até meados do século passado era a principal […]

Não poderia este blogue deixar de fazer mais um registo histórico de uma tradição mantida na Macau do ano de 2023, hoje, território da República Popular da China. Assim, o nosso colaborador, Manuel V. Basílio, macaense residente em Macau, nos dá o relato, com fotos, sobre a procissão de Nossa Senhora de Fátima realizada no […]

No Anuário de Macau do ano de 1962, nas páginas finais, vários anúncios publicitários encontravam-se publicados, os quais, reproduzimos abaixo para matar as saudades de quem viveu aquela época de ouro, ou então, para curiosidade daqueles que possam se interessar em conhecer, um pouco mais, aquela Macau de vida simples, sem modernidade, mas, mais humana.

Comentários