Cronicas Macaenses

Blog-foto-magazine de Rogério P D Luz

De qual País você é?

Não gosto de contador de visitas, que muitas vezes induz o leitor a erro de interpretação entre nº de visitantes e nº de páginas visitadas.  Duas coisas bem diferentes. Um visitante pode vistar 10 páginas.

No entanto, não estou resistindo à curiosidade para saber de onde você é? De qual País? Fico em dúvidas se o conteúdo está a atingir qual público e se está adequado a ele.  Uso, por vezes, uma linguagem meio macaense, ou meio brasileira, será que me entendem?  Assim, coloquei um contador por bandeiras de Países, que a partir de 01/Nov/2011 passou a contar nº de visitantes por bandeira (flags) do seu País de acesso,  o nº de páginas visitadas (page views) e a quantidade de Países (flags collected).  Espero estar certo nesta explicação!!!

Como podem ver, procuro colocar numa página, 30 postagens.  Poderia colocar menos, assim teria mais páginas visitadas, pois você viraria a página pelas “postagens antigas“.  Esses são os truques de sites e blogs, tanto que o contador só vai ficar por uns tempos, até que eu consiga ter uma visão da origem dos visitantes.  Na verdade, sem publicar o contador de visitas ou páginas visitadas, eu tenho as estatísticas do Provedor WordPress que traz um quadro completíssimo dessas informações, mas somente visível por mim no Painel de Controle.

Um contador de visitas pode ter a sua utilidade para arrecadar patrocínios e publicidade nos sites/blogs, mas  este blog não tem este objetivo, apenas pelo exposto acima e provisoriamente. E não sou daqueles que visita o próprio site dezenas de vezes por dia para aumentar o contador.  Não preciso disso pois engano a mim mesmo!!! Mas também o contador serve para dizer a você mesmo, “o que estou a fazer aqui com poucas visitas?“.  Espero não chegar a isso um dia!!!

Interessante que até agora, tem mostrado que o Brasil lidera, mas será gente da comunidade macaense ou parte de visitantes brasileiros que passaram por aqui acidentalmente ou a pesquisar coisas de Macau, ou … lá sei ???!!! Pensava que tivesse mais visitantes de Macau (MO), mas os dados não mostram isso!!! Interessante e uma pena que o blog não consiga atingir satisfatoriamente o público macaense da minha terra natal (até agora).  Porque será que as 2 postagens de Miss Universo têm sido o topo de visitas até agora? Será pelas belas mulheres, ou curiosidade de pesquisa geral sobre o tema? Às vezes um blogueiro quebra a cabeça para saber das coisas …  Tenho visto outros blogs brasileiros que os visitantes interagem e comentam sobre qualquer tema, mas aqui pouco ou quase nada de comentários.  Pode ser proveniente do jeito de ser do macaense que é mais comedido?  Essas minhas divagações são as minhas dúvidas.

Anúncios

2 comentários em “De qual País você é?

  1. maray furnari
    11/11/2011

    Não poderia dizer a respeito de outros, mas sou do Brasil, tenho também um blog de crônicas e vim até aqui por conta do Google. Procurava exatamente por blog de crônicas.
    Eu já me preocupei bastante com isso de número de visitantes, mas hoje não mais. É que escrever é viciante, me ajuda a arrumar pensamentos, com o tempo que tenho de blog (desde 2004) acabei por não conseguir prescindir disso para “pensar”. E também, para “lembrar”. quantas vezes não aconteceram coisas que eu só não esqueci de vez por estarem registradas como crônicas no blog? Fora que nestes anos fiz umas poucas amizades em outros países, algumas das quais vim a conhecer, que valeram muito a pena!
    Vou voltar mais vezes, com certeza. Macau me é totalmente estranha enquanto cultura e me interessou bastante.
    Felicidades!

    • Grato por ter se manifestado Maray. Surpreendeu-me, mas nem devia, ter você como visitante pois realmente está aqui, diria, acidentalmente. No entanto, a sua visita justifica a minha curiosidade e até me deixa pensativo, pois várias postagens são feitas pressupondo que o visitante, da comunidade macaense, já saiba parte do tema. Penso que você flutua sobre estas postagens que te são incompletas nas informações. Até acredito que 50% ou até mais, dos visitantes são alheios aos temas das postagens, e nem são da comunidade ou nem imaginem o que Macau é. Sou obrigado a repensar sobre a forma como faço as postagens. Talvez ser mais explícito para quem não conhece o tema. Corro o risco de até fazer o blog mudar um pouco a sua identidade e finalidade. Na verdade a intenção é ou seria direcionar o blog para a gente macaense de Macau (China – ex-Portuguesa), mas infelizmente, me parece, que podem ser poucos, mais meus conhecidos e amigos, talvez quem mais o visita são pessoas estranhas ao tema. Mesmo assim, há um número razoável de visitantes. Pergunto, o que fazer? Tenho que repensar a respeito do objetivo e a forma de divulgação do blog.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 03/11/2011 por em CRONICAS MACAENSES, Pessoais.

Autoria do blog-magazine

Rogério P. D. Luz, macaense-português de Macau, ex-território português na China, radicado no Brasil por mais de 40 anos. Autor dos sites Projecto Memória Macaense e ImagensDaLuz.

Sobre

O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.

Pesquise por tema e localidade (ordem alfabética)

Últimas 150 postagens

Estatísticas do blog

  • 1.048.900 hits

Monitoramento de visitas – contagem desde 01/Nov/2011

free counters

Postagens recentes: Blog do Projecto Memória Macaense

Receitas de camarões e pimentas recheadas da gastronomia de Macau com Bosco Silva e Alex Airosa

Receitas de camarões e pimentas recheadas da gastronomia de Macau com Bosco Silva e Alex Airosa

A relembrar a aula de gastronomia realizada na Casa de Macau de São Paulo em 24/02/2008, ministrada pelos chefs João Bosco Quevedo da Silva e Herculano Alexandre (Alex) Airosa, seguem as fotos e receitas de camarões grandes recheados com ervas à moda de João Bosco Quevedo da Silva e pimenta recheada à moda do Alex Airosa. Na época, a coordenação das aulas e elaboração das […]

Procissão do Corpo de Deus em Macau

Procissão do Corpo de Deus em Macau

PROCISSÃO DO CORPO DE DEUS EM MACAU Texto, fotografias e legendas de Manuel V. Basílio (Macau) As cerimónias do Corpo de Deus, ou Corpus Christi, ou mais precisamente, a Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo, decorrem habitualmente na quinta-feira seguinte a Domingo de Pentecostes, 60 dias depois da Páscoa, tendo este ano ocorrido no […]

“Adeus Macau” na voz de Isa Manhão no Encontro das Comunidades Macaenses de 2010

“Adeus Macau” na voz de Isa Manhão no Encontro das Comunidades Macaenses de 2010

Não há como não se emocionar ao ouvir a bela canção Adeus Macau, seja qual for o/a intérprete. Possivelmente uma lágrima ou outra poderá escorrer no seu rosto. Alguns associam a canção à transição de soberania de Macau para a China, que em 2019 completa 20 anos. Pode até servir, se quisermos considerar o adeus […]

%d blogueiros gostam disto: