Cronicas Macaenses

Blog-foto-magazine de Rogério P D Luz

Macau no passado, de 1900 a 1930

Pesquisando os meus e-mails antigos de 2004 para cá, achei estas 14 fotos que mostram a Macau de 1900 a 1930. Procurei aumentar o tamanho e melhorar um pouco mais a imagem com mais brilho e contraste.  Infelizmente não conheço a escrita chinesa e não saberia dizer o que está escrito nas fotos.  Para os visitantes que não conhecem Macau, vai legenda a título de informação. Boa viagem ao passado:

Ruínas de São Paulo (informação: incendiou-se a igreja sobrando apenas a fachada Hoje é a principal atração turística de Macau)

O antigo Hotel Bela Vista que hoje é a residência oficial do cônsul português em Macau

mulheres a fazer os seus trabalhos manuais na calçada da rua, um velho costume chinês

A Fortaleza do Monte que hoje é o Museu de Macau. Foi daqui que um jesuíta, com boa pontaria, acertou com um tiro de canhão uma nau com farta munição, de uma frota de navios holandeses que pretendiam apoderar-se de Macau nos tempos antigos.

Vendia-se de tudo, inclusive selos. O ambulante deveria ser chinês, mas a sua aparência parece meio ocidentalizada, observem!

Deveria ser uma família rica portuguesa com suas criadas e um cúlei devidamente uniformizado e que seria o "motorista" particular.

O Leal Senado que seria equivalente à Câmara Municipal com escudo português acima da inscrição. Após a devolução de Macau para a China, o letreiro e o escudo foram retirados. Abriga uma rica biblioteca e um jardim interno português preservados até hoje. Para quem conhece, observe o telhado à mostra que hoje já não é mais visível.

Imóveis residenciais e de diversos usos muitos no estilo português que hoje estão substituídos por prédios de todos os tamanhos, sem preocupação com a preservação.

Mercado Vermelho que ainda existe até hoje com a mesma função.

Desconheço, porém uma certeza, no lugar do campo, residências e vegetação estão prédios e mais prédios para abrigar os seus mais de 500 mil habitantes de Macau

Tenho cá minhas dúvidas sobre estas edificações de onde seriam???

Pode-se ver a Igreja de São Domingos e a Rua do Campo. Veja a foto abaixo, pois tirei uma similar, por coincidência, em 2010.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 30/04/2012 por em Macau-memórias e marcado .

Autoria do blog-magazine

Rogério P. D. Luz, macaense-português de Macau, ex-território português na China, radicado no Brasil por mais de 40 anos. Autor dos sites Projecto Memória Macaense e ImagensDaLuz.

Sobre

O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.

Pesquise por tema e localidade (ordem alfabética)

Últimas 150 postagens

Estatísticas do blog

  • 1.278.560 hits

Monitoramento de visitas – contagem desde 01/Nov/2011

free counters

Postagens recentes: Blog do Projecto Memória Macaense

Hércules António e suas filmagens dos anos 50 e 60

Hércules António e suas filmagens dos anos 50 e 60

Foi graças a um dvd distribuído por um dos seus filhos, que possibilitou ao Projecto Memória Macaense – PMM montar diversos vídeos filmados por Hércules António que nos trazem velhas e memoráveis lembranças daquela Macau antiga que mora no coração dos macaenses e daqueles que tiveram vivência no território. Os vídeos publicados no YouTube nos […]

“Macau linda” música adaptada por J. J. Monteiro, foi interpretada por Rubye de Senna Fernandes

“Macau linda” música adaptada por J. J. Monteiro, foi interpretada por Rubye de Senna Fernandes

No livro “Meio Século em Macau” de J. J. Monteiro (José Joaquim Monteiro) composto por dois volumes, nas últimas páginas do Volume II estão as letras da canção “Macau (linda)”, que infelizmente não temos a gravação e nem se sabe se houve, talvez nos arquivos pessoais de algum macaense ou familiares. Trata-se de uma música […]

Brasão de Armas de Macau

Brasão de Armas de Macau

Os Brasões de Macau portuguesa são todos inspirados nos estilos heráldicos tradicionais da Europa. O primeiro brasão de armas de Macau foi usado até ao final do século XIX. É apenas constituído pelas armas de Portugal cercado pela inscrição Cidade do Nome de Deus, Não Há Outra Mais Leal. O segundo brasão de armas foi […]

%d blogueiros gostam disto: