Cronicas Macaenses

Blog-foto-magazine de Rogério P D Luz

A incrível arte chinesa de pintura interior de garrafas

O tabaco chegou à China nos finais da Dinastia Ming (1368 – 1644),  pelo que as garrafas de tabaco se desenvolveram gradualmente. A habilidade com estas garrafas foi muito florescente na dinastia Qing (1644 – 1916). A pintura dentro da garrafa de tabaco apareceu na época do Imperador Qing Jia. Esta habilidade continuou e é agora muito procurada. É uma forma de arte única. Utiliza-se um pincel delgado especialmente desenhado com uma curva na ponta, o qual é introduzido pelo gargalo. Um artista experiente trabalha no pequeno espaço da cavidade da garrafa e é capaz de gravar desenhos vivos e caligrafia na superfície interior da garrafa. O resultado é uma série de esquisitas miniaturas de paisagens, comestíveis, retratos e caligrafia que encantam muitos colecionadores. (texto de um pps sem autor)

Nota: Quando se está na China, acaba não percebendo o valor da arte chinesa e outras coisas, embora a aprecie inconscientemente de um modo. Porém, quando passa a morar longe deste grande País, aí é que começa a perceber melhor a sua grandeza e passa a valorizá-la bem, como é o caso destas garrafas.  Lembro-me bem delas, mas como nasci em Macau e as via frequentemente nas lojas quando ainda lá morava, era apenas uma peça de arte.  Agora morando do outro lado do mundo, aí percebo que bela arte e tenho o prazer de divulgar.

Agradeço ao Manuel Chan (Fóz de Iguaçu/Paraná) pelo pps que acabei preferindo expor em fotos.

Um comentário em “A incrível arte chinesa de pintura interior de garrafas

  1. Izilda Pierre
    10/08/2013

    pode existir uma pintura feita como esta com as mãos? não só pode ter sido pintada com o coração.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Autoria do blog-magazine

Rogério P. D. Luz, macaense-português de Macau, ex-território português na China, radicado no Brasil por mais de 40 anos. Autor dos sites Projecto Memória Macaense e ImagensDaLuz.

Sobre

O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.

Pesquise por tema e localidade (ordem alfabética)

Últimas 150 postagens

Estatísticas do blog

  • 1.125.923 hits

Monitoramento de visitas – contagem desde 01/Nov/2011

free counters

Postagens recentes: Blog do Projecto Memória Macaense

A estátua Ferreira do Amaral no aniversário da Tomada de Passaleão em 1951

A estátua Ferreira do Amaral no aniversário da Tomada de Passaleão em 1951

A foto da estátua Ferreira do Amaral, em Macau, foi objeto de indagação feita ao autor deste blog por MJ Raydor no Facebook, que queria saber da sua história. Por desconhecê-la, coube ao Carlos Dias dar a resposta abaixo com publicação de uma imagem: “Tratava-se da Comissão Organizadora das comemorações de 102º. aniversário da Tomada […]

Em Macau, celebração diferente do 13 de Maio Dia de Nossa Senhora de Fátima em 2020 devido à pandemia

Em Macau, celebração diferente do 13 de Maio Dia de Nossa Senhora de Fátima em 2020 devido à pandemia

Por medidas de precaução em função da pandemia do novo coronavírus Covid-19, a celebração do Dia de Nossa Senhora de Fátima, no dia 13 de Maio, foi diferente no mundo todo. Até que em Macau a celebração contou com a participação limitada de fiéis na missa realizada na Igreja de São Domingos, mais que no Santuário […]

Por detrás da foto oficial do Encontro das Comunidades Macaenses Macau 2019

Por detrás da foto oficial do Encontro das Comunidades Macaenses Macau 2019

A sessão fotográfica nas Ruínas de São Paulo é tradição já há vários Encontros das Comunidades Macaenses, e não foi exceção na edição Macau 2019. Aconteceu no dia 26 de Novembro, uma terça-feira, por volta das 16 horas. Ao que parece, uma tradição chinesa em Macau, a foto oficial reuniu os participantes do Encontro de […]

%d blogueiros gostam disto: