Cronicas Macaenses

Blog-foto-magazine de Rogério P D Luz

A incrível arte chinesa de pintura interior de garrafas

O tabaco chegou à China nos finais da Dinastia Ming (1368 – 1644),  pelo que as garrafas de tabaco se desenvolveram gradualmente. A habilidade com estas garrafas foi muito florescente na dinastia Qing (1644 – 1916). A pintura dentro da garrafa de tabaco apareceu na época do Imperador Qing Jia. Esta habilidade continuou e é agora muito procurada. É uma forma de arte única. Utiliza-se um pincel delgado especialmente desenhado com uma curva na ponta, o qual é introduzido pelo gargalo. Um artista experiente trabalha no pequeno espaço da cavidade da garrafa e é capaz de gravar desenhos vivos e caligrafia na superfície interior da garrafa. O resultado é uma série de esquisitas miniaturas de paisagens, comestíveis, retratos e caligrafia que encantam muitos colecionadores. (texto de um pps sem autor)

Nota: Quando se está na China, acaba não percebendo o valor da arte chinesa e outras coisas, embora a aprecie inconscientemente de um modo. Porém, quando passa a morar longe deste grande País, aí é que começa a perceber melhor a sua grandeza e passa a valorizá-la bem, como é o caso destas garrafas.  Lembro-me bem delas, mas como nasci em Macau e as via frequentemente nas lojas quando ainda lá morava, era apenas uma peça de arte.  Agora morando do outro lado do mundo, aí percebo que bela arte e tenho o prazer de divulgar.

Agradeço ao Manuel Chan (Fóz de Iguaçu/Paraná) pelo pps que acabei preferindo expor em fotos.

Um comentário em “A incrível arte chinesa de pintura interior de garrafas

  1. Izilda Pierre
    10/08/2013

    pode existir uma pintura feita como esta com as mãos? não só pode ter sido pintada com o coração.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Autoria do blog-magazine

Rogério P. D. Luz, macaense-português de Macau, ex-território português na China, radicado no Brasil por mais de 40 anos. Autor dos sites Projecto Memória Macaense e ImagensDaLuz.

Sobre

O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.

Pesquise por tema e localidade (ordem alfabética)

Últimas 150 postagens

Estatísticas do blog

  • 1.222.747 hits

Monitoramento de visitas – contagem desde 01/Nov/2011

free counters

Postagens recentes: Blog do Projecto Memória Macaense

Hércules António e suas filmagens dos anos 50 e 60

Hércules António e suas filmagens dos anos 50 e 60

Foi graças a um dvd distribuído por um dos seus filhos, que possibilitou ao Projecto Memória Macaense – PMM montar diversos vídeos filmados por Hércules António que nos trazem velhas e memoráveis lembranças daquela Macau antiga que mora no coração dos macaenses e daqueles que tiveram vivência no território. Os vídeos publicados no YouTube nos […]

“Macau linda” música adaptada por J. J. Monteiro, foi interpretada por Rubye de Senna Fernandes

“Macau linda” música adaptada por J. J. Monteiro, foi interpretada por Rubye de Senna Fernandes

No livro “Meio Século em Macau” de J. J. Monteiro (José Joaquim Monteiro) composto por dois volumes, nas últimas páginas do Volume II estão as letras da canção “Macau (linda)”, que infelizmente não temos a gravação e nem se sabe se houve, talvez nos arquivos pessoais de algum macaense ou familiares. Trata-se de uma música […]

Brasão de Armas de Macau

Brasão de Armas de Macau

Os Brasões de Macau portuguesa são todos inspirados nos estilos heráldicos tradicionais da Europa. O primeiro brasão de armas de Macau foi usado até ao final do século XIX. É apenas constituído pelas armas de Portugal cercado pela inscrição Cidade do Nome de Deus, Não Há Outra Mais Leal. O segundo brasão de armas foi […]

%d blogueiros gostam disto: