Cronicas Macaenses

Blog-foto-magazine de Rogério P D Luz

A incrível arte chinesa de pintura interior de garrafas

O tabaco chegou à China nos finais da Dinastia Ming (1368 – 1644),  pelo que as garrafas de tabaco se desenvolveram gradualmente. A habilidade com estas garrafas foi muito florescente na dinastia Qing (1644 – 1916). A pintura dentro da garrafa de tabaco apareceu na época do Imperador Qing Jia. Esta habilidade continuou e é agora muito procurada. É uma forma de arte única. Utiliza-se um pincel delgado especialmente desenhado com uma curva na ponta, o qual é introduzido pelo gargalo. Um artista experiente trabalha no pequeno espaço da cavidade da garrafa e é capaz de gravar desenhos vivos e caligrafia na superfície interior da garrafa. O resultado é uma série de esquisitas miniaturas de paisagens, comestíveis, retratos e caligrafia que encantam muitos colecionadores. (texto de um pps sem autor)

Nota: Quando se está na China, acaba não percebendo o valor da arte chinesa e outras coisas, embora a aprecie inconscientemente de um modo. Porém, quando passa a morar longe deste grande País, aí é que começa a perceber melhor a sua grandeza e passa a valorizá-la bem, como é o caso destas garrafas.  Lembro-me bem delas, mas como nasci em Macau e as via frequentemente nas lojas quando ainda lá morava, era apenas uma peça de arte.  Agora morando do outro lado do mundo, aí percebo que bela arte e tenho o prazer de divulgar.

Agradeço ao Manuel Chan (Fóz de Iguaçu/Paraná) pelo pps que acabei preferindo expor em fotos.

Um comentário em “A incrível arte chinesa de pintura interior de garrafas

  1. Izilda Pierre
    10/08/2013

    pode existir uma pintura feita como esta com as mãos? não só pode ter sido pintada com o coração.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Autoria do blog-magazine

Rogério P. D. Luz, macaense-português de Macau, ex-território português na China, radicado no Brasil por mais de 40 anos. Autor dos sites Projecto Memória Macaense e ImagensDaLuz.

Sobre

O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.

Pesquise por tema e localidade (ordem alfabética)

Últimas 150 postagens

Estatísticas do blog

  • 1.409.805 hits

Monitoramento de visitas – contagem desde 01/Nov/2011

free counters

Postagens recentes: Blog do Projecto Memória Macaense

Macau: Bons tempos do Teatro Dom Pedro V recordados por Jorge Eduardo (Giga) Robarts

Macau: Bons tempos do Teatro Dom Pedro V recordados por Jorge Eduardo (Giga) Robarts

1 Aqueles bons tempos de Macau, que já não voltam mais, de peças teatrais com participação de macaenses, são recordadas por Jorge Eduardo (Giga) Robarts na sua página no Facebook. Com autorização do Giga, as imagens foram copiadas e editadas, inclusive seus textos. Fazem parte do seu acervo, bem como, partilhadas por seus amigos dessa […]

Duas histórias de Macau por Manuel V. Basílio: ‘A 1ª viagem portuguesa no sul da China’ e ‘O 1º acordo sino-português’

Duas histórias de Macau por Manuel V. Basílio: ‘A 1ª viagem portuguesa no sul da China’ e ‘O 1º acordo sino-português’

Nesta postagem, divulgamos duas histórias de Macau de autoria do Manuel V. Basílio, publicadas no Jornal Tribuna de Macau-JTM e que foram extraídas dos seus livros: A primeira viagem portuguesa no sul da China O primeiro acordo sino-português Nos artigos abaixo com os textos com ligação direta no JTM , clique em “continue reading” (continue […]

Macau em 1997 – entrevista com Anabela Ritchie sobre a transição da soberania em 1999

Macau em 1997 – entrevista com Anabela Ritchie sobre a transição da soberania em 1999

A recordar os tempos que antecederam a transição da soberania de Macau para a República Popular da China que ocorreu em 20 de Dezembro de 1999, transcrevemos em três postagens, as entrevistas concedidas ao Diário de Notícias em 1997 e que foram publicadas no antigo website A-Ma Gau – Ecos de Macau. Nesta postagem, a […]

%d blogueiros gostam disto: