A programação do primeiro dia do 59º Grande Prémio de Macau no Sábado dia 17/Novembro, constou de três corridas de carros de turismo e uma prova classificatória de Fórmula 3 para a definir o grid da corrida de Domingo, dia 18 e que vou tratar noutra postagem.
A 1ª foi a Corrida de Interport Macau/Hong Kong em 10 voltas, que como o nome diz, é uma disputa entre pilotos das duas cidades, sendo que o carro preferido era o Honda Integra. Do lado de Macau, disputaram um misto de pilotos portugueses/macaenses e chineses. No final os de Macau foram os grandes vencedores pois nas primeiras dez colocações, classificaram -se sete pilotos da terra, inclusive dois portugueses/macaenses. Em 3º, o Álvaro Mourato e em 10º o Rui Valente, sendo logo seguido em 11º pelo seu colega Sérgio Lacerda. Todos conduzindo um Honda Integra DC5, um carro muito bonito. Veja a classificação final e fotos coletadas do site oficial de Macau Grand Prix e das páginas do Facebook do Mourato e do Rui. (clicar nas imagens para aumentar)
Uma fila de Honda Integra DC5. O 2º carro (24) é do Sérgio Lacerda piloto português de Macau. Dos 34 carros apenas 3 Honda Civic FD2 e o resto da Honda
MACAU ROAD SPORT CHALLENGE – 2ª corrida
Nesta 2ª prova, dentre os dez melhores classificados, estavam 5 pilotos chineses sendo que um deles, Sun Tit Fan (63), de Macau, venceu a corrida com o seu Mitsubishi Lancer EVO9 além de estabelecer a melhor volta. Apenas um piloto português/macaense participou da prova, L.Castilho Lameiras, classificando-se em 18º com o seu Mitsubishi Lancer EVO. Esse modelo de carro conseguiu classificar 5 entre os 10 melhores na prova, superando o Subaru Impreza, um concorrente à altura. Como o nome diz, a prova é disputada por carros de passeio/esportivos. Veja a tabela de classificação e fotos do site oficial do Macau Grand Prix:
Na frente o safety car e logo atrás o Mitsubishi Lancer de Sun Tit Fan, chinês de Macau, vencedor da prova
TAÇA DE CARROS DE TURISMO DE MACAU / MACAU TOURING CAR CUP
Nesta última prova de Sábado destinado também a carros de turismo, os pilotos de Hong Kong levaram a melhor tomando o pódio com as 3 melhores classificações. O melhor piloto representando Macau, em 4º lugar, foi o português/macaense Jerónimo Badaraco com um Honda Accord CL7. Veja a tabela de classificação e a colocação de outros 3 pilotos de língua portuguesa:
Um Honda Integra DC5 (8) que não conseguiu competir com outras marcas mais velozes, após passar pela famosa Curva da Melco
Rogério P D Luz, amante de fotografia, residente em São Paulo, Brasil. Natural de Macau (ex-território português na China) e autor do site Projecto Memória Macaense e o site Imagens DaLuz/Velocidade.
Memória - Bandeira do Leal Senado - para nunca ser esquecida -CIDADE DO SANTO NOME DE DEUS DE MACAU, NÃO HÁ OUTRA MAIS LEAL- Esta é a antiga bandeira da cidade de Macau do tempo dos portugueses, e que foi substituída após a devolução para a China em Dezembro de 1999
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau (ex-território português na China por cerca de 440 anos e devolvida em 20/12/1999) sua história e sua gente.
Macaense – genericamente, a gente de Macau, nativa ou oriunda dos falantes da língua portuguesa, ou de outras origens, vivências e formação que assim se consideram e classificados como tal.
*Autoria de Rogério P.D. Luz,, macaense natural de Macau e residente no Brasil há mais de 40 anos.
Escrita: língua portuguesa mista do Brasil e de Portugal conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
cartaz de Ung Vai Meng
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
Não poderia este blogue deixar de fazer mais um registo histórico de uma tradição mantida na Macau do ano de 2023, hoje, território da República Popular da China. Assim, o nosso colaborador, Manuel V. Basílio, macaense residente em Macau, nos dá o relato, com fotos, sobre a procissão de Nossa Senhora de Fátima realizada no […]
No Anuário de Macau do ano de 1962, nas páginas finais, vários anúncios publicitários encontravam-se publicados, os quais, reproduzimos abaixo para matar as saudades de quem viveu aquela época de ouro, ou então, para curiosidade daqueles que possam se interessar em conhecer, um pouco mais, aquela Macau de vida simples, sem modernidade, mas, mais humana.
Páginas digitalizadas do Anuário de Macau, Ano de 1962, o que aparentemente foi o último da série, ficamos aqui a conhecer quem eram as pessoas que ocuparam cargos no – Governo da Província e Repartições Públicas. Mesmo passados mais de 60 anos, agora que estamos na década com início em 2020, muitos nomes ainda estão […]
Comentários