Na sequência das postagens anteriores celebrando os 15 anos dos 1ºs. Jogos da Lusofonia Macau 2006, nas quais, conforme ligações abaixo, foram mostradas imagens das Festas de Abertura e de Encerramento, bem como a Festa de Intercâmbio Cultural, esta irá mostrar parte das competições que foram fotografadas pelo autor deste blog.
Veja também:

O lema dos Jogos foi “Quatro continentes, uma língua, unidos pelo esporte”. O mascote foi um cachorro, signo do horóscopo chinês, chamado Leo. O nome “Leo” foi escolhido porque tem pronúncia semelhante em português e mandarim e, em cantonês, se parece com a frase “Bem-vindo a Macau”.
12 países e territórios foram convidados para o evento, no entanto, a Guiné Equatorial (que havia confirmado a presença de 23 atletas) cancelou a participação. A maior delegação foi a do anfitrião Macau, com 155 atletas, seguida pela de Portugal (140). O Brasil foi o campeão geral dos Jogos, com 29 medalhas de ouro. (Wikipédia)

Nesta postagem, as competições fotografadas pelo autor deste blog que compreendem de voleibol de praia, futebol, ténis de mesa e taekwondo.
Na próxima serão expostas fotografias de voleibol, futebol de salão, atletismo e basquetebol.
Fotografias de/photos by Rogério P D Luz
(clicar nas fotos para ver em tamanho maior)
Jogo em que o Brasil ganha de Portugal.





















Pódio
Brasil ganha o título nas categorias de feminino e masculino.










Jogo final entre os selecionados de Portugal e Angola







Comemoração do título
Portugal ganha o título e Angola fica em segundo. Cabo Verde termina em terceiro lugar.














Brasil x Macau





Portugal x Brasil











Individual




Brasil x Índia (Goa)















Rogério P D Luz, amante de fotografia, residente em São Paulo, Brasil. Natural de Macau (ex-território português na China) e autor do site Projecto Memória Macaense e o site Imagens DaLuz/Velocidade.


Memória - Bandeira do Leal Senado - para nunca ser esquecida -CIDADE DO SANTO NOME DE DEUS DE MACAU, NÃO HÁ OUTRA MAIS LEAL- Esta é a antiga bandeira da cidade de Macau do tempo dos portugueses, e que foi substituída após a devolução para a China em Dezembro de 1999
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau (ex-território português na China por cerca de 440 anos e devolvida em 20/12/1999) sua história e sua gente.
Macaense – genericamente, a gente de Macau, nativa ou oriunda dos falantes da língua portuguesa, ou de outras origens, vivências e formação que assim se consideram e classificados como tal.
*Autoria de Rogério P.D. Luz,, macaense natural de Macau e residente no Brasil há mais de 40 anos.
Escrita: língua portuguesa mista do Brasil e de Portugal conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.


cartaz de Ung Vai Meng

O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.

ESTE ANO, NA FESTA EM HONRA DE NOSSA SENHORA DOS REMÉDIOS,A PROCISSÃO VOLTOU A SAIR À RUA Texto e fotografias de Manuel V. Basílio Este ano, realizou-se no dia 8 de Outubro, na igreja de São Lourenço, a festa em honra de Nossa Senhora dos Remédios, que até meados do século passado era a principal […]

Não poderia este blogue deixar de fazer mais um registo histórico de uma tradição mantida na Macau do ano de 2023, hoje, território da República Popular da China. Assim, o nosso colaborador, Manuel V. Basílio, macaense residente em Macau, nos dá o relato, com fotos, sobre a procissão de Nossa Senhora de Fátima realizada no […]

No Anuário de Macau do ano de 1962, nas páginas finais, vários anúncios publicitários encontravam-se publicados, os quais, reproduzimos abaixo para matar as saudades de quem viveu aquela época de ouro, ou então, para curiosidade daqueles que possam se interessar em conhecer, um pouco mais, aquela Macau de vida simples, sem modernidade, mas, mais humana.
Pingback: 15 anos dos Primeiros Jogos da Lusofonia em Macau – Festas de Abertura e de Encerramento | Cronicas Macaenses
Pingback: 15 anos dos Primeiros Jogos da Lusofonia Macau 2006 – Festival de Intercâmbio Cultural | Cronicas Macaenses