
A última parada do navio Costa Victoria que faz a rota Rio da Prata é na cidade litorânea de Santa Catariana: Porto Belo. A embarcação fica atracada em alto mar, utilizando-se dos barcos salva-vidas para levar os passageiros ao pier turistíco que foi inaugurado 20 dias antes da sua chegada em 29 de Dezembro de 2011.

O tempo estava excelente, céu azul com algumas nuvens para enfeitar as fotos, mar calmo, mas, muito calor. Bem próxima da capital do Estado de Santa Catarina, a 60 kms de Florianópolis, é uma cidade com bastante movimento de carros, em trânsito para as diversas praias na região bem como para desta localidade do pier chamada de Enseada das Garoupas. Era um festival de barcos de todos tipos, de iates a jet skis, a navegar pelas suas águas claras e azuis, muitos a circundar o Costa Victoria e as pessoas fazendo ciao. Um espetáculo lindo e gostoso de ver, por acaso, um ambiente mais alegre que na São Francisco do Sul que fica bem mais distante da capital do Estado.
Vamos conhecer um pouco esta bela Porto Belo que gostei muito, e que por ser o último porto já começava a dar saudades deste apreciado cruzeiro marítimo que sempre dá vontade de repetir, e é o que vou fazer em 2013:


PORTO BELO
Distante 60 quilômetros de Florianópolis e vizinha de Bombinhas, Porto Belo tem belos atrativos naturais. Considerada o melhor porto natural do Brasil, nos últimos anos tem sido utilizada como ancoradouro de grandes navios que realizam cruzeiros marítimos. A principal atração do município é a Ilha João da Cunha, também conhecida como Ilha de Porto Belo, a 900 metros do continente. O verde da mata atlântica e a beleza quase selvagem de suas praias, encantam os turistas que encontram ali um recanto perfeito para desfrutar suas férias.

No centro da cidade está localizada a Praça dos Pescadores, local típico com fortes traços açorianos e ponto de partida para a Ilha de Porto Belo. De lá é possível ter uma visão geral da praia de Porto Belo com suas águas tranquilas. Por estar localizada em uma baía, protegida das influências das marés, a areia pode apresentar uma consistência lodosa. Se a preferência é por outro tipo de fundo de mar, opções não faltam. É possível deslocar-se até as praias de Perequê, Costão das Vieiras, Araçá e Estaleiro, tomar um agradável banho de mar e, de quebra, conhecer melhor a região.

Cultura Açoriana
Além das praias, Porto Belo ainda mantém viva a cultura açoriana, através das festas folclóricas como Boi-de-Mamão, Terno-de-Reis, Pau-de-Fita e Queima das Cruzes e o estilo típico de suas casas, redes e barcos coloridos e vilas de pescadores.
*fonte: Guia de Santa Catarina












Rogério P D Luz, amante de fotografia, residente em São Paulo, Brasil. Natural de Macau (ex-território português na China) e autor do site Projecto Memória Macaense e o site Imagens DaLuz/Velocidade.


Memória - Bandeira do Leal Senado - para nunca ser esquecida -CIDADE DO SANTO NOME DE DEUS DE MACAU, NÃO HÁ OUTRA MAIS LEAL- Esta é a antiga bandeira da cidade de Macau do tempo dos portugueses, e que foi substituída após a devolução para a China em Dezembro de 1999
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau (ex-território português na China por cerca de 440 anos e devolvida em 20/12/1999) sua história e sua gente.
Macaense – genericamente, a gente de Macau, nativa ou oriunda dos falantes da língua portuguesa, ou de outras origens, vivências e formação que assim se consideram e classificados como tal.
*Autoria de Rogério P.D. Luz,, macaense natural de Macau e residente no Brasil há mais de 40 anos.
Escrita: língua portuguesa mista do Brasil e de Portugal conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.


cartaz de Ung Vai Meng

O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.

ESTE ANO, NA FESTA EM HONRA DE NOSSA SENHORA DOS REMÉDIOS,A PROCISSÃO VOLTOU A SAIR À RUA Texto e fotografias de Manuel V. Basílio Este ano, realizou-se no dia 8 de Outubro, na igreja de São Lourenço, a festa em honra de Nossa Senhora dos Remédios, que até meados do século passado era a principal […]

Não poderia este blogue deixar de fazer mais um registo histórico de uma tradição mantida na Macau do ano de 2023, hoje, território da República Popular da China. Assim, o nosso colaborador, Manuel V. Basílio, macaense residente em Macau, nos dá o relato, com fotos, sobre a procissão de Nossa Senhora de Fátima realizada no […]

No Anuário de Macau do ano de 1962, nas páginas finais, vários anúncios publicitários encontravam-se publicados, os quais, reproduzimos abaixo para matar as saudades de quem viveu aquela época de ouro, ou então, para curiosidade daqueles que possam se interessar em conhecer, um pouco mais, aquela Macau de vida simples, sem modernidade, mas, mais humana.
Comentários