Cronicas Macaenses

Blog-foto-magazine de Rogério P D Luz

Dia do Patuá – Encontro 2010

O último dia de Novembro, dia 30, foi o dia do Patuá e da emoção no palco do Enrique D’Assumpção (Austrália), autor do website em língua inglesa Macanese Families (Famílias Macaenses). Foi ele o 1º a falar, apresentando detalhes do seu trabalho levou muitos anos, conforme afirma.

O Enrique praticamente digitalizou os Livros de mesmo nome, do Jorge Forjaz, porém criando uma série de links que acabam facilitando a busca de pessoas e de nomes. Realmente algo muito trabalhoso, exigindo uma boa dose de paciência, raciocínio e especiamente, tempo! Contou ainda com a ajuda da comunidade macaense, principalmente de lingua inglesa, porém lamentou a pouco adesão dos macaenses que falam o português. Isto é uma típica característica da nossa comunidade, se você tem um site em português, como o PMM, poucos visitantes de língua inglesa o visitarão, e assim acontece com o website do Enrique.

No final do sua apresentação, emocionou-se ao perguntar “a quem devo delegar este trabalho, pois já estou com um certa idade?”. Isto causou uma simpatia do público que o aplaudiu de pé. Por acaso isto me fez perceber que nos meus 60 anos, nunca pensei a respeito. Porém acho que, mesmo que a comunidade macaense no mundo seja pequena, já lá existem pelo menos 4 sites/blog num mesmo nível de divulgação.

Depois foi a vez dos professores. Alan Baxter (Ausrália/Macau) e Deolinda Santos Califórinia), a falarem sobre o patuá, a sua peservação e a candidatura a Património Intangível.

Miguel Senna Fernandes falou por último, também sobre o patuá, a sua especialidade. Rodou depois 3 videos “Patuá Minuto” que fez todo mundo rir muito. Pretendem ser aulas práticas do patuá em bom humor. Achei uma criatividade incrível do Miguel. O Bibi é o ator principal e é muito bom, engraçadissimo. Aproveito para agradecer a Deolinda pela referência e link ao PMM no seu powerpoint.

Encerrada mais esta programação,foi servido um almoço, dim sum, logo perto do Instituto Politécnico, que estava ótimo. Para corrigir qualquer desinformação, esta conferência do patuá, bem como da Gastronomia no dia seguinte, é aberta a todos os participantes do Encontro.

Mais à tarde, houve uma recepção na casa do Cônsul de Portugual, desta vez, restrita apenas aos presidentes das Casas e outras associações participantes do Encontro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 03/12/2010 por em Encontro-Macau-2010, Patoá e marcado .

Autoria do blog-magazine

Rogério P. D. Luz, macaense-português de Macau, ex-território português na China, radicado no Brasil por mais de 40 anos. Autor dos sites Projecto Memória Macaense e ImagensDaLuz.

Sobre

O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.

Pesquise por tema e localidade (ordem alfabética)

Últimas 150 postagens

Estatísticas do blog

  • 1.442.425 hits

Monitoramento de visitas – contagem desde 01/Nov/2011

free counters

Postagens recentes: Blog do Projecto Memória Macaense

Dia de Macau – 24 de Junho de 2022 celebra 400 anos da maior derrota dos holandeses no Oriente, e Manuel V. Basílio nos conta como foi

Dia de Macau – 24 de Junho de 2022 celebra 400 anos da maior derrota dos holandeses no Oriente, e Manuel V. Basílio nos conta como foi

Hoje, 24 de Junho de 2022, comemora-se 400 anos de “A Maior Derrota dos Holandeses no Oriente” na sua tentativa de tomar Macau dos portugueses. Até a transição de soberania de Macau, de Portugal para a República Popular da China, em 20 de Dezembro de 1999, a data era comemorada como “DIA DE MACAU” ou “DIA DA […]

Macau: Bons tempos do Teatro Dom Pedro V recordados por Jorge Eduardo (Giga) Robarts

Macau: Bons tempos do Teatro Dom Pedro V recordados por Jorge Eduardo (Giga) Robarts

1 Aqueles bons tempos de Macau, que já não voltam mais, de peças teatrais com participação de macaenses, são recordadas por Jorge Eduardo (Giga) Robarts na sua página no Facebook. Com autorização do Giga, as imagens foram copiadas e editadas, inclusive seus textos. Fazem parte do seu acervo, bem como, partilhadas por seus amigos dessa […]

Duas histórias de Macau por Manuel V. Basílio: ‘A 1ª viagem portuguesa no sul da China’ e ‘O 1º acordo sino-português’

Duas histórias de Macau por Manuel V. Basílio: ‘A 1ª viagem portuguesa no sul da China’ e ‘O 1º acordo sino-português’

Nesta postagem, divulgamos duas histórias de Macau de autoria do Manuel V. Basílio, publicadas no Jornal Tribuna de Macau-JTM e que foram extraídas dos seus livros: A primeira viagem portuguesa no sul da China O primeiro acordo sino-português Nos artigos abaixo com os textos com ligação direta no JTM , clique em “continue reading” (continue […]

%d blogueiros gostam disto: