Cronicas Macaenses

Blog-foto-magazine de Rogério P D Luz

Dia do Patuá – Encontro 2010

O último dia de Novembro, dia 30, foi o dia do Patuá e da emoção no palco do Enrique D’Assumpção (Austrália), autor do website em língua inglesa Macanese Families (Famílias Macaenses). Foi ele o 1º a falar, apresentando detalhes do seu trabalho levou muitos anos, conforme afirma.

O Enrique praticamente digitalizou os Livros de mesmo nome, do Jorge Forjaz, porém criando uma série de links que acabam facilitando a busca de pessoas e de nomes. Realmente algo muito trabalhoso, exigindo uma boa dose de paciência, raciocínio e especiamente, tempo! Contou ainda com a ajuda da comunidade macaense, principalmente de lingua inglesa, porém lamentou a pouco adesão dos macaenses que falam o português. Isto é uma típica característica da nossa comunidade, se você tem um site em português, como o PMM, poucos visitantes de língua inglesa o visitarão, e assim acontece com o website do Enrique.

No final do sua apresentação, emocionou-se ao perguntar “a quem devo delegar este trabalho, pois já estou com um certa idade?”. Isto causou uma simpatia do público que o aplaudiu de pé. Por acaso isto me fez perceber que nos meus 60 anos, nunca pensei a respeito. Porém acho que, mesmo que a comunidade macaense no mundo seja pequena, já lá existem pelo menos 4 sites/blog num mesmo nível de divulgação.

Depois foi a vez dos professores. Alan Baxter (Ausrália/Macau) e Deolinda Santos Califórinia), a falarem sobre o patuá, a sua peservação e a candidatura a Património Intangível.

Miguel Senna Fernandes falou por último, também sobre o patuá, a sua especialidade. Rodou depois 3 videos “Patuá Minuto” que fez todo mundo rir muito. Pretendem ser aulas práticas do patuá em bom humor. Achei uma criatividade incrível do Miguel. O Bibi é o ator principal e é muito bom, engraçadissimo. Aproveito para agradecer a Deolinda pela referência e link ao PMM no seu powerpoint.

Encerrada mais esta programação,foi servido um almoço, dim sum, logo perto do Instituto Politécnico, que estava ótimo. Para corrigir qualquer desinformação, esta conferência do patuá, bem como da Gastronomia no dia seguinte, é aberta a todos os participantes do Encontro.

Mais à tarde, houve uma recepção na casa do Cônsul de Portugual, desta vez, restrita apenas aos presidentes das Casas e outras associações participantes do Encontro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 03/12/2010 por em Encontro-Macau-2010, Patoá e marcado .

Autoria do blog-magazine

Rogério P. D. Luz, macaense-português de Macau, ex-território português na China, radicado no Brasil por mais de 40 anos. Autor dos sites Projecto Memória Macaense e ImagensDaLuz.

Sobre

O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.

Pesquise por tema e localidade (ordem alfabética)

Últimas 150 postagens

Estatísticas do blog

  • 1.317.757 hits

Monitoramento de visitas – contagem desde 01/Nov/2011

free counters

Postagens recentes: Blog do Projecto Memória Macaense

Hércules António e suas filmagens dos anos 50 e 60

Hércules António e suas filmagens dos anos 50 e 60

Foi graças a um dvd distribuído por um dos seus filhos, que possibilitou ao Projecto Memória Macaense – PMM montar diversos vídeos filmados por Hércules António que nos trazem velhas e memoráveis lembranças daquela Macau antiga que mora no coração dos macaenses e daqueles que tiveram vivência no território. Os vídeos publicados no YouTube nos […]

“Macau linda” música adaptada por J. J. Monteiro, foi interpretada por Rubye de Senna Fernandes

“Macau linda” música adaptada por J. J. Monteiro, foi interpretada por Rubye de Senna Fernandes

No livro “Meio Século em Macau” de J. J. Monteiro (José Joaquim Monteiro) composto por dois volumes, nas últimas páginas do Volume II estão as letras da canção “Macau (linda)”, que infelizmente não temos a gravação e nem se sabe se houve, talvez nos arquivos pessoais de algum macaense ou familiares. Trata-se de uma música […]

Brasão de Armas de Macau

Brasão de Armas de Macau

Os Brasões de Macau portuguesa são todos inspirados nos estilos heráldicos tradicionais da Europa. O primeiro brasão de armas de Macau foi usado até ao final do século XIX. É apenas constituído pelas armas de Portugal cercado pela inscrição Cidade do Nome de Deus, Não Há Outra Mais Leal. O segundo brasão de armas foi […]

%d blogueiros gostam disto: